Leitor e Leitora queridos, antes de deixar aqui as instruções para essa delícia de bolo, um alerta: muito desvelo ao lançar-se de última hora à receita não testada da revista para coroar o jantar das visitas. Olhovivo, farofino e, se possível for, um pouco mais de tempo e um Plano B são como canja de galinha. Mal não vão fazer.
Eis que o menu era de comidas arabinhas (já feitas e refeitas um bocado de vezes, daqui a pouco mais listo todas), queria uma novidade para a sobremesa e corri ao socorro de uma Claudia Cozinha Coleção Volta ao Mundo. Falta-me agora a pachorra necessária para relatar as duas tentativas desastrosas de fazer um Sorvete de Misk muito do bonitoso que estava na revista. Limito-me pois a registrar que aquele raio de receita estava errada, devia ter confiado em meus instintos, em minha fajutérrima arabicidade derivada de matrimônio, em minha modesta-mas-limpinha experiência culinária.
Experiência essa que nem precisou se manifestar na confecção do bolo de nozes, pois uma leitura atenta (o olhovivo que precedeu o farofino, somados ao tempo hábil para um Plano B, lembram?) foi suficiente para detectar que o raio havia caído pelo menos duas vezes na mesma revista e também esta receita continha erros. Agarrou-me a véia reclamenta e resmunguei, onde já se viu, que desserviço para as novas dadivosas que estão à espera de uma receita de bolo que lhes fale ao coração para sair da toca, já pensou a frustração em seguir receita errada logo na primeira vez, a pessoa se desengana duma vida de possibilidades na cozinha, espécie de trauma culinário mais desnecessário, coisamaisfeia!
Mas o bolo ficou uma delícia, ao fim e ao cabo de algumas horas. Omiti umas coisas, corrigi outras, anotei o passo a passo e segue sem mais delongas a receita que pretendo repetir no fim de semana.
Ingredientes
Para a massa:
- 5 ovos (claras e gemas separadas)
- 1 e 1/4 de xícara de açúcar
- 1 xícara de farinha de rosca
- 125 g de nozes moídas
- manteiga para untar
Para a Geléia de Damasco:
- 300 g de damasco turco seco
- 4 xícaras de água filtrada
- 2 xícaras de açúcar
- raspas de casca de um limão
- 1 pau de canela (dois, se quiser)
Para o Recheio de Ameixa:
- 300 g de ameixa seca sem caroço
- 2 xícaras de água filtrada
- 1/2 xícara de açúcar
Para a Gelatina de Damasco:
- 1 e 1/2 xícara de água
- 4 colheres de sopa da geléia de damasco (essa que você vai preparar para a receita)
- 4 colheres de sopa de suco de limão
- 1 pacote de gelatina sem sabor incolor
Apetrechos, Anexos, Utensílios e Penduricalhos:
- papel alumínio ou plástico filme
- papel manteiga
- forma de 22 cm de diâmetro
- olhovivo, farofino etc.
Como fazer
- Umas doze horas antes de assar o bolo, deixe os damascos de molho nas quatro xícaras d’água.
- Agora vamos por partes, na maciota, com amor e sem pressa…
- Ligue o forno em temperatura média.
- Forre a forma com papel manteiga e unte-a bem. Achei mais fácil usar um pincel com manteiga derretida, pois ajudou a assentar.
- Faça a massa: bata as claras em neve e, ainda batendo, junte as gemas e o açúcar. Incorpore a farinha de rosca e as nozes moídas, deite a massa na forma e leve para assar por mais ou menos 25 minutos em forno médio (estará pronta quando um palito enfiado no centro da massa voltar limpinho). Atenção! Só desenforme quando a massa estiver fria, sossegue esse facho preparando a geléia.
- Bata os damascos dormidos com água e tudo no liquidificador. Junte o açúcar, as raspinhas de limão e a canela e leve tudo ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. A dica é colocar um bocadinho num pires, esperar esfriar e ver se está com consistência de geléia. Desligue o fogo e deixe a geléia lá, esfriando.
- Agora passe para o recheio de ameixa que, se tiver um bocadinho só de prática, pode ser feita ao mesmo tempo que a geléia. Leve a ameixa com a água ao fogo numa panelinha em fogo baixo até desmanchar, junte o açúcar, mexa ainda no fogo por 5 minutos, desligue e reserve.
- Prepare a gelatina: polvilhe o pó de gelatina sobre meia xícara d’água fria para hidratar. Leve ao microondas por 20 segundos, só para derreter, misture uma xícara de água bem quente, a geléia e o suco de limão.
- A essa altura seu bolo já deve de ter esfriado. Desenforme-o. Você vai usar a mesma forma para firmar a gelatina. Forre-a com papel alumínio ou plástico filme, despeje ali dentro a gelatina e deixe na geladeira até firmar.
- Ufa, tá acompanhando ainda? Tá quase, tá quase. Use uma daquelas serras de pão pra cortar o bolo ao meio. Separe as metades, preferencialmente deitando-as em caminhas de papel manteiga para não molestar a superfície delicada. Recheie com o purê de ameixa, trepe novamente uma metade sobre a outra e reserve.
- Quando a gelatina firmar, já pertinho da hora de servir, vire-a com cuidado sobre o bolo, cubra generosamente com a geléia de damasco e sirva.
Ao Leitor e à Leitora que tiverem um olho mais vivo e um faro mais fino e virem aqui alguma inconsistência na receita por favor, que me avisem, pois às vezes a vista me pisca e, mesmo com todo zelo, algum detalhe pode se haver perdido e deuzulivre de ser eu a responsável pelo trauma alheio!
Lá na sorveteria Alaska tem um sorvete de misk muito bom!
Estas revistas SEMPRE trazem erros…
As vezes são tão absurdos que percebemos apenas ao ler, então ainda dá tempo de consertar…
Beijos
Lu
O bolo ficou lindão. Quanto às receitas de revistas não darem certo, não lembro ter acontecido isso comigo, mas agora vou ficar esperta!! 😛
Leitores dadivosos, morram de inveja. Eu comi este bolo! Esse mesmo que está na foto, feito pela nossa dadivosa-mor.
O bolo é um espetáculo!
Mamma mia! Fui vendo a foto do bolo e salivando! Que receita maravilhosa. Parabéns. Léia
Voce é uma grande fonte de inspiraçao. Sucesso. Léia
Com esses ingredientes tem como não ficar bom? Babei no teclado!
bjs
Alessander
http://www.cuecasnacozinha.com
Mulher, que tortura é essa?
Parece inacreditavelmente gostoso!
Beijocas,
gostei muito deste blog,parabens.obrigadoo,estou precisando de um marido me ensina algumas receitas,moro em Belém do Pará e estou indo a Sao Paulo no dia 02/03/09,fazer um curso . gostaria de te conhecer. um abraço.
Olá, parabéns pelo blog.
Informativo, interessante e deliciosooooooooo. Essa combinação, nossa!!!…Quase que 100 comentários!
Convido vc para conhecer meu cantinho…Será um prazer!
http://www.donnachef.blogspot.com
Abço,
Chef Soninha
oiii
Qual sera o tamanho ideal de forma p/ essa receita?
Obrigada,
Meyre
Olá, Meyre
Pode usar uma forma redonda de 22 cm de diâmetro, conforme indicado na receita.
Depois me conta como ficou?
beijos ;***
Olá! Obrigada!
Só depois vi que vc tinha mencionado o tamanho da forma.
O bolo ficou maravilhoso! Na verdade eu estava procurando a tal da revista c/ a receita meio confusa. E vcs a Deus encontrei seu blog!
Vc acha que se espalhar a geleia sobre o bolo antes da gelatina, a gelatina vai ‘escorregar?
Obrigada,
Bjs
Meyre
Oi, Meyre!
Que delícia saber que o bolo agradou! Não testei isso de colocar a geleia antes, não saberia dizer. Se rolar, conta aqui para a gente. Beijos! ;***
Olá!
Estou agora fznd outro dessa receita como presente de aniversário. Vamos ver como fica!
Bjs
Meyre