Como fazer Caramelo Salgado

Caramelo Salgado - Dadivosa

Caramelo Salgado – Dadivosa

Aprendi a fazer caramelo salgado, gente! 

(pausa para uma daninha na sala)

Consultei meus livros e revistas, descartei uma pá de receita errada (uma das vantagens de cozinhar há muitas décadas é perceber que a coisa não vai prestar só de bater o olho nas proporções e no modo de preparo), joguei fora uma calda açucarada, queimei os dedos no afã de tirar a panela do fogo e arranquei pele da boca na pressa de provar, mas sobrevivi para contar tudo aqui para vocês.

Usei o caramelo salgado em uma torta de chocolate meio-amargo e garanto que funciona lindamente como recheio de bolo, calda de sorvete e cobertura de queijo branco. Ou misturado no iogurte natural, minha nova mania vespertina da última semana.

Receita de Caramelo Salgado

Ingredientes: (rende uns 400 ml)

  • 225g de açúcar comum
  • 100 ml de água
  • 125 ml de creme de leite fresco
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • 1 colher de chá de flor de sal

Como fazer:

Você vai precisar de uma panela de fundo claro (para poder enxergar melhor a mudança de cor) com capacidade para uns 3 litros, pelo menos, pois a receita respinga uma barbaridade.

  1. Meça o creme de leite, corte a manteiga e deixe os ingredientes por perto, de prontidão. Prepare também uma vasilha para guardar o caramelo pronto.
  2. Coloque o açúcar e a água na panela, mexa somente para dissolver.
  3. Leve a panela com o açúcar e a água ao fogo médio e não mexa mais com a colher! Deixe a calda quietinha, pois se misturar ela vira uma maçaroca açucarada. Fique ali, observando. Se começar a escurecer só de um lado, segure a panela pelo cabo com um pano e vá girando delicadamente. Quando a mistura ficar com cor de refrigerante de guaraná, desligue a o fogo imediatamente. Junte o creme, o sal e a manteiga. A mistura vai borbulhar, cuidado!
  4. Leve a panela de volta ao fogo  (baixo) e mexa com a colher de pau  só para incorporar todos os ingredientes. O caramelo vai escurecer mais um pouquinho. Desligue o fogo e transfira a mistura imediatamente para um vidro ou tigela (coloque um pano por baixo do vidro, para evitar que o choque de temperatura espalhe cacos e caramelo por todo lado).
  5.  Espere esfriar e use onde quiser, ou guarde na geladeira por até duas semanas. O caramelo vai endurecer com o frio. Para usar novamente, aqueça-o em banho-maria até atingir a consistência desejada.

 

 

 



16 comentários em “Como fazer Caramelo Salgado

    1. Dadivosa Post author

      Olá, Elisa
      Nunca testei, mas se for usar sal fino, recomendo que você coloque uma quantidade menor e vá provando. Já para a finalização, o sal comum não fica legal.
      Espero ter ajudado!
      Beijos ;***

      Responder
  1. walter

    amei a receita só falta a essência de baunilha ..mas ficou legal caramelo salgado é minha comida favorita ,caramelo salgado é simplesmente mágico

    Responder
  2. Bruno Silva

    Vou fazer!! O difícil será achar esse flor de sal. O sal do Himalaia não serve não?? Quero usar num bolo de chocolate com raspas de laranja e aquele toque de canela e cravo em. Pó

    Responder
    1. Dadivosa Post author

      Oi, Bruno
      Nunca fiz com sal do Himalaia. Ele tem a textura um pouco diferente, né? Mais durinho… de repente funciona! O negócio mesmo é testar com um pouco menos e provar (ó, que chato!) pra ver se fica bom :)

      Responder
  3. Ana Fausth

    Eu amei fazer este caramelo agora minhas clientes
    Só querem saber de caramelo salgado
    Eu encontrei a flor de sal em uma casa de prduto natural

    Responder
    1. Dadivosa Post author

      Oi, Odete. Isso mesmo! Ele vai ficar um pouco mais grosso, você pode reaquecer o caramelo em banho-maria caso queira uma textura mais líquida. Beijos! ;***

      Responder
  4. Thais

    fiz com creme de leite de caixinha e sal comum. Ficou gostoso, mas a textura é mais líquida, ideal para um sorvete ou para jogar sobre o bolo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail