Talharim Caseiro na Manteiga com Sálvia

Gosto muito de sálvia e acho que pouco mais é preciso para formar uma refeição saborosa e reconfortante. O próprio título já entrega a receita, mas decidi detalhar um tanto mais os ingredientes e preparo a seguir…

Ingredientes:

  • Massa o suficiente para duas pessoas (usei talharim caseiro)
  • 10 folhinhas de sálvia
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Pimenta moída na hora (opcional, usei mix de pimentas)
  • sal a gosto (ou flor de sal)
  • água e sal para cozer a massa

Como fazer:

  1. Leve a água ao fogo para ferver.
  2. Enquanto isso, em frigideira larga, aqueça o óleo com a manteiga até derreter, junte as folhas de sálvia previamente lavadas e bem secas, sal, pimenta e deixe crepitar. Desligue o fogo quando as folhas estiverem crocantes.
  3. A essa altura, a água deve estar pronta para receber a massa. Adicione o sal, a massa e cozinhe até o ponto desejado. Eu gosto sempre de al dente, mas sempre há quem prefira ao contrário…
  4. Escorra a massa, reservando uma ou duas colheres de sopa da água do cozimento. Reacenda o fogo da manteiga de sálvia e, quando estiver bem quente, despeje o macarrão juntamente com aquele tantinho de água (para não ressecar). Ajuste o sal, regue com um fio de azeite e sirva.


14 comentários em “Talharim Caseiro na Manteiga com Sálvia

  1. Fer Guimaraes Rosa

    Fer, esse molho de salvia e manteiga foi um sucesso absoluto de publico e critica numa pasta party que teve aqui em casa. Fantastico, neh? Eu ja sou super pé atras com a salvia, porque acho o cheiro e sabor um pouco nauseante. Mas certas misturas com ela ficam o maximo! 😉

    um beijo!

    Responder
  2. Manú

    Fernanda,
    Eu vi essa massa exatamente no blog da Fer do Chucrute, e fiquei salivando muuito!!! Agora, depois de encontrar o mesmo prato aqui, estou pensando que não tenho mais como deixar de fazê-la: são sinais, hehehe!!!
    Bjoooo

    Responder
  3. Ruth

    Achei esta massa linda, só gostaria de saber se foi você que fez naquela maravilhosa máquina? outra coisa, a sálvia é aquela que vende no supermercado numa embalagem feita a do cuminho?
    Nossa que cozinheira mais cheia dúvida né!
    Beijos com saudade.
    mãe

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail