Sopa de Espinafre

Eu leio livros de comida antes de dormir. E por livro de comida entenda-se desde o manual da batedeira nova que ensina a fazer pães e massas e bolos básicos, até as relíquias hedadas das vós, passando por toda sorte de relatos e estudos gastronômicos, impressos em papéis de variadas gramaturas, com capas duras, moles ou perdidas no tempo, nacionais e gringos, biográficos que fazem chorar, burocráticos que ensinam técnicas, com fotos lindas, medonhas ou inexistentes, receitas, receitas, receitas de tudo o que é credo e cor.

Vai daí que ontem tinha em mãos o “Vegie Food  – from vegies on the side to the main event”, repleto de receitas simples e honestas com vegetais e fotos lindas igualmente simples e honestas e acordei precisada duma sopa verdolenga. À noite, logo após fazer festinha com a Frida, largar mochila, bolsa, casaco e cachecol, abri a página 126 só para me certificar se a batata era mesmo ralada como lembrava, reduzi e adaptei minimamente os ingredientes e satisfiz o pedido da lombriga leitora com uma sopa/creme de espinafre.

Ingredientes: (para 1)

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de cebola picadinha
  • 1 batata descascada e ralada
  • 1 xícara de folhas de espinafre (apertadas na xícara)
  • 1/2 xícara de talo de espinafre picado
  • 2 xícaras de água ou caldo caseiro de legumes (industrializado é forte demais pra essa sopa delicada)
  • sal e noz-moscada a gosto
  • colherada de coalhada seca (ou creme de leite fresco) para servir

Como fazer:

  1. Derreta a manteiga numa panela (se possível, de fundo grosso) e refogue ali a cebola com uma pitada de sal até murchar.
  2. Adicione os talos de espinafre e a batata ralada, dê um remelexo para aquecer todo mundo (inclusive você mesmo(a), se estiver fazendo muito frio), junte a água ou caldo e deixe ferver por 10 minutos.
  3. Corte em tiras ou rasgue as folhas de espinafre e junte à sopa. Rale um pouquinho de noz-moscada na hora (coisa pouca, pitada mesmo) ali pra dentro da panela. Deixe ferver em fogo baixo, vigiando e remexendo tudo de vez em quando para não grudar no fundo.
  4. Estará pronta quando a batata desmanchar quase toda e o espinafre estiver macio. Sossegue o facho, vá tomar um banho quentinho e deixe a sopa ali, descansando, na panela com o fogo desligado, por uns 15 minutos. S
  5. Voltou? Bata a sopa no liquidificador, devolva-a para a panela para aquecer, salpimente se necessário e sirva com a coalhada ou creme.

Gosta de sopa mais grossinha? Pode brincar com a quantidade de líquido e de batata. Não tem coalhada nem creme fresco? Mande uma colherada de requeijão. O liquidificador passou dessa para melhor? Decida que está a fim de algo mais rústico e devore a sopa aos pedaços.  🙂



7 comentários em “Sopa de Espinafre

  1. Cibele

    Minha ídola!!! Tu acredita que enquanto isso meu marido fazia uma quase igual? A diferença é que misturamos o creme de leite na panela, mas adorei essa de servir como você fez.

    Agora é só fazer um livrão, ter um programa de TV. Aí eu faço um blog com todas as tuas receitas!!!!

    Obrigada, Julia Child Brasileira!!!!

    Beijocas

    Ri muito aqui me imaginando uma Julia Child às avessas, com metade da altura, aparelho nos dentes e totalmente estabanada! Curtam o friozinho ;***

    Responder
  2. Sublime! Simples, como deve ser.
    Bjs.
    PS: Vou trocar a batata por chuchu por razões de contenção calórica e vou de iogurte prá finalizar, pelas mesmas razões. Mas a “alma” será mantida.

    Responder
  3. Paula Quintão

    Hum, que delícia e que aconchegante, vou fazer hoje mesmo. (Ah, dadivosa, uma curiosidade: apesar do calor de Manaus, as pessoas aqui amam sair pra tomar sopa ou convidar os amigos para tomarem em casa mesmo. Nada como um ventilador ou ar condicionado!). Beijos.

    Responder
  4. Lucia Chibante

    Gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A-DO-REI esta receita!!!!
    Fantástica, simples e saudável:-)
    Aliás, parabéns!!!! A forma pela qual você apresenta as rceitas é incrível… com muitas alternativas e soluções práticas para o dia-a-dia!
    Virei fanzoca de carteirinha!
    Bjssssssssssss

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail