“Arroz” de couve-flor

Conheço a receita do tal “arroz ” de couve-flor há anos e nunca tinha testado. Serei sincera com vocês, Leitora e Leitor queridos: não tem gosto de arroz, não tem textura de arroz, não tem a sustança do arroz. Mas é um acompanhamento delicioso  (para quem gosta de couve-flor!) e fácil de fazer. Olhando a foto em preto e branco, até que engana, não é mesmo?

Arroz "falso" de couve-flor - Dadivosa

Arroz “falso” de couve-flor. Assim, em p&b, até que ele engana bem.

 

Matutei que nome dar ao preparo, por pura birra dessas coisas que pretendem ser o que não são (sabe bacon de soja?), e acabei ficando com as aspas do disfarce.

 

Arroz "falso" de couve-flor - Dadivosa

Arroz “falso” de couve-flor mostrando quem ele é de verdade.

 

“Arroz” de couve-flor

Ingredientes: (para duas porções)

  • 1 couve-flor média
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 dente de alho espremido
  • sal a gosto
  • 1/2 xícara de água

 

Como fazer:

  1. Corte a couve-flor ao meio no sentido do comprimento e apoie a parte cortada na tábua. Com uma faca afiada, vá fazendo fatias fininhas pelas bordas, despedaçando assim as flores. Pare quando chegar no talo (reserve-os para outro uso, como uma sopa). Se ficarem uns pedacinhos de talo, não tem problema. Pique-os também, para se misturarem às flores.
  2. Leve ao fogo baixo o azeite, o alho e uma pitada de sal em uma panela onde caiba a couve-flor picada. É só para aquecer, não deixe o alho dourar para não amargar.
  3. Junte a couve-flor, a água e mais um pouco de sal. Tampe a panela e deixe em fogo baixo até secar a água (são poucos minutos, fique de olho!). Prove. Se achar que está muito crocante para o seu gosto, coloque mais umas colheradas de água, tampe e continue o cozimento.
  4. Sirva como acompanhamento.


3 comentários em ““Arroz” de couve-flor

  1. Sabrina

    Na minha primeira experiência com o “arroz” de couve-flor ele amargou demais e joguei tudo fora, fiquei arrasada! Passei ele no processador cru e depois refoguei. O que pode ter dado errado?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail