Pão de Leite


Num misto de atenção redobrada, paciência, intrepidez e talvez alguma sorte, ando acertando a mão com pães, finalmente. Este veio de The Mixer Bible, livro dedicado a receitas para se fazer com determinada marca de batedeira. Originalmente, é chamado de Farmhouse White Bread, mas pra mim é pão de leite mesmo 🙂

Eis a receita adaptada:

Receita de Pão de Leite

Ingredientes:

  • 375 ml de leite integral
  • 1/4 de xícara de manteiga sem sal, cortada em cubinhos
  • 1 tablete de 15 g de fermento fresco
  • 125 ml de água morna (38oC)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • 5 a 6 xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher de chá de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 ovo batido com 1 colher de sopa de água (omiti)

Como fazer:

  1. Em uma panela, aqueça o leite com 1/4 de xícara de manteiga até a manteiga derreter. Deixe esfriar até chegar a uma temperatura de 38oC . Usei um termômetro, mas poderia ter testado sobre a pele.
  2. Na vasilha da batedeira, dissolva o fermento com o açúcar, adicione a água morna e 1 xícara de farinha de trigo. Deixe descansar até formar bolhas, cerca de 5 minutos. Junte a mistura de leite morno e o sal. Com o batedor de pá, misture em velocidade 2 até homogeneizar. Junte mais 3 xícaras de farinha de trigo, meia xícara por vez, até a mistura formar uma massa.
    Atenção: não é qualquer batedeira que pode ser usada para fazer massa de pão. Se estiver em dúvida, pode fazer o processo na mão mesmo. Vai levar um pouco mais de tempo, mas funciona também. 
  3. Troque o batedor de pá pelo gancho. Em velocidade 2, continue a misturar a massa, adicionando meia xícara de farinha quando necessário, até formar uma bola de massa lisa e elástica. Continue a bater por mais 2 minutos, adicionando uma colher de sopa de farinha, se necessário, só para que a massa não grude. Retire a massa da vasilha, forme uma bola com as mãos. Coloque a massa outra vez na vasilha, unte com a manteiga em temperatura ambiente e cubra levemente com plástico filme. Deixe crescer em local abrigado do vento por uma a duas horas, até dobrar de volume
    Nessa hora, Leitor e Leitora, surge compromisso inesperado. Não vai dar pra ficar esperando a massa crescer, eliminar o ar, deixar crescer mais uma vez, abrir, enrolar, colocar na forma, deixar crescer e assar. Seriam bem umas 5 horas de lida. Mas aprendi uma dica que tenho usado com frequência: deixar a massa na geladeira. Sim, coberta com plástico filme, de um dia para o outro, o fermento continua a agir. Se optou por esse caminho, deixe a massa voltar à temperatura ambiente por pelo menos uma hora antes de seguir para o passo 4. 
  4. Retire o plástico e pressione a massa várias vezes para retirar as bolhas de ar. Pode dar uns soquinhos. Forme uma bola novamente, cubra com plástico filme e deixe crescer até dobrar de volume, cerca de uma hora.
  5. Coloque a massa numa superfície levemente enfarinhada. Corte ao meio e cubra uma parte com plástico filme enquanto trabalha na outra. Abra a massa em um retângulo de mais ou menos 25 X 20 cm. Enrole pelo lado mais comprido, como se fosse um rocambole. Aperte bem as extremidades e coloque a massa em forma de pão (com capacidade para 2 litros) untada. Faça o mesmo com a outra metade. Cubra levemente com plástico e deixe crescer por uma hora. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200oC.
  6. Se for usar o ovo, pincele a massa com a mistura agora. Asse os pães por 25 a 30 minutos, até dourar. Retire-os das formas e espere esfriar antes de fatiar (se conseguir!).

 

 

 



6 comentários em “Pão de Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail