Pão de Farinha d’Água

Pão de Farinha d'Água - Dadivosa

Pão de Farinha d’Água – Dadivosa

Tive vontade de jogar fora todas as outras receitas de pão e ficar só com esta. Também tive vontade de arrancar tudo do forno, meter a faca e comer ainda meio cru, tamanho o perfume deste pão de farinha d’água, receita da Neide Rigo.

A Neide Rigo, para quem ainda não conhece, entende tudo de plantas e ingredientes brasileiros, é muito querida e escreve o Come-se. Lá ela explica o que é a farinha d’água e sugere outros usos. A minha eu comprei na feira livre perto de casa. Fiz metade da receita, adaptando com o que tinha em casa, e rendeu dois pães muito dourados e cheirosos.

 

Receita de Pão de Farinha d’Água

Ingredientes:

  • 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 300 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2 colher e sopa de sal marinho
  • 1/2 xícara de farinha d´água amarela
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 450 g de farinha de trigo (e um pouco mais para polvilhar a superfície de trabalho)
  • 2 formas de bolo inglês
  • óleo para untar as formas

Como fazer:
Reserve umas 4 ou 5 horas para ter o pão pronto. Não precisa trabalhar nele esse tempo todo, mas aviso para que você se programe 😉

  1.  Dissolva o fermento na água morna em uma tigela grande. Adicione o mel, o sal e a farinha d’água amarela. Mexa com a colher de pau.
  2. Acrescente metade da farinha de trigo e mexa bem. Junte o ovo e o óleo, mexa novamente e vá incorporando o restante da farinha aos poucos. Achei melhor trabalhar a massa sobre uma superfície enfarinhada.
  3.  Sove até ela ficar lisa. Resista à tentação de ficar colocando muita farinha a mais. Com a sova, não vai precisar, eu garanto.
  4. Devolva a massa para a tigela, cubra com um plástico e um pano de prato limpo. Deixe crescer até dobrar de volume. Aqui em casa, foi umas duas horas.
  5.  Unte duas formas de pão ou bolo inglês (se não tiver forma de pão, pode fazer em forma de bolo ou de pudim). É legal que a massa ocupe metade da altura da forma.
  6. Deixe os pães crescendo por uma hora.
  7. Preaqueça o forno a 280C por 10 minutos. Enquanto isso, salpique um pouco de farinha de trigo sobre os pãos e, com uma faca afiada, faça cortes na diagonal.
  8. Leve os pães ao forno a 280C por dez minutos.
  9. Abaixe a temperatura do forno para 200C e asse por mais 50 minutos. (Fique de olho, pois alguns fornos dizem uma temperatura e produzem outra, esses duas-caras.)
  10. Retire das formas, deixe amornar em uma grade e sirva.

.*. Dadi Dicas .*.

  • As medidas: a minha xícara medidora tem capacidade para 240 ml e a colher medidora, 15 ml.
  • Uso uma balança para pesar a farinha de trigo, acho menos arriscado. Caso não tenha uma, calcule metade do pacote de 1 kg e separe um pouco (meia xícara, mais ou menos) para enfarinhar a superfície.
  • Para medir o mel, gosto de untar a colher com óleo. Assim, ele não gruda e a quantidade sai exata.
  • Os cortes do pão: não é para fatiar até o fim. Faça cortes superficiais mesmo, com delicadeza, sem colocar força na faca. No pão da foto, fiz uns cortes de mais ou menos 0,5 cm.
  • Resista! Eu sei que ele vai perfumar a casa toda, vai parecer pronto e dourado antes do tempo regulamentar. Espere, vai valer a pena!


5 comentários em “Pão de Farinha d’Água

    1. Dadivosa Post author

      Oi, Thais
      Eu já fiz a mesma receita substituindo a farinha d’água por farinha integral. Não fica o mesmo gosto ou perfume, mas dá super certo!
      Vou ali te fazer uma visitinha!
      Beijos ;***

      Responder
  1. Nita Martins

    Em Portugal desconheço o que é farinha de água, assim como o que é água amarela, não posso comer glúten, pelo que não posso usar farinha de trigo. 🙁

    Responder
    1. Dadivosa Post author

      Olá, Nita
      A farinha d’água é feita de mandioca. Acredito que vai ser um bocadinho difícil encontrá-la em Portugal. Talvez em mercados de produtos brasileiros?
      Um beijo

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail