Gnocchi

Escarafunchei meus arquivos de fotos dos últimos meses e  não houve maneira de salvar uma que prestasse desses nhoques tão gostosos. De modos que o Leitor e a Leitora querida deverão utilizar de alguma imaginação para visualizar esses bocados macios, verdadeiros travesseirinhos de batata que, complacentes, suportam quase qualquer estrepolia como acompanhamento: manteiga, molhos de queijo, de tomates, tipo pesto, com carne…

O segredo, aprendi num curso: cozinhar as batatas com a casca, para que não absorvam muita água e, consequentemente, não seja preciso juntar mais e mais farinha. Dá um certo trabalhinho, não vou negar, mas nada que uma criança por perto pra ajudar a fazer sujeira, uma música boa na vitrola, uma taça de vinho pra embalar e/ou alguém pra bater um papo não ajudem a suportar.

Para servir como prato principal a quatro barrigas famintas (ou oito civilizadas acompanhando outras delícias):

Ingredientes

  • 1 kg de batata
  • 200g de farinha (e mais um tanto para polvilhar, calcule mais umas 2 xícaras, por segurança)
  • sal
  • 1 ovo
Como fazer:
  1. Leve as batatas bem limpinhas a cozer, com casca, em água com sal. Use o truque para descascá-las depois.
  2. Descasque as batatas e passe-as, ainda quentes, por um espremedor. Aguarde que esfrie.
  3. Faça um vulcão e, ali, despeje o ovo batido, 1 colher de chá rasa de sal e dê uma misturada com o garfo para quebrar e incorporar o ovo. Adicione a farinha e vá mexendo, com as mãos. Vai ficar uma massa delicada, não é para virar uma coisa elástica, muito menos dura.
  4. Separe pedaços da massa e, sobre uma superfície enfarinhada, forme “cobrinhas”. A mão precisa ser leve, viu? Corte as cobrinhas usando uma faca enfarinhada. Vá deitando os gnocchi em tabuleiros ou formas rasas enfarinhadas. É bom dar uma reboladinha na forma, sabe? Uma leve sacudida pra frente e pra trás que ajuda a moldar os gnocchi, arredondando os cantos. Reserve-os. Se quiser congelar, essa é a hora (Deixe-os no tabuleiro, sem que se encostem e, quando estiverem bem congelados, guarde-os em saquinhos no freezer, por até 2 meses. Quando quiser usar, é só ir diretamente ao passo 5).
  5. Numa panela com muita água fervente e um booom punhado de sal (aprendi que devemos, sim, salgar direito a água do cozimento de massas), vá deitando os gnocchi aos poucos, esperando que venham à superfície para então retirá-los com uma escumadeira.
  6. Sirva com o molho de sua preferência, dos mais basiquinhos aos mais abusados.


5 comentários em “Gnocchi

  1. Joana

    preparei em casa faz poucos dias… e temos quase a mesma receita.
    uma diferencinha é que coloco uma pitada de noz moscada na massa.
    ficam perfumados! xD

    beijinhos!

    Responder
  2. Roberta

    Como ainda estou com medo dos raviolis, liguei para minha para perguntar como se faz nhoques… é a mesmíssima receita!
    Boa sorte para a gatinha. 🙂

    Responder
  3. Paula Quintão

    Encontrei seu blog dadivoso ontem, e numa saga de admiração, encanto e muita vontade de experimentar as suas receitas, vasculhei todos os posts até o primeiro. Li, cliquei, visitei links externos, apreciei as fotos e estou muito feliz com o achado. Que você siga firme e forte por muitos e muitos anos, pois seu blog será adicionado à lista de leituras diárias. Parabéns pelo trabalho e abraços de sua nova leitora ansiosa por novos posts.

    Querida Paula
    Seu comentário, tão gentil, me deixou toda faceira logo de manhã. Muito obrigada pela visita, por se manifestar e por dividir suas experiências por Manaus em seu blog. Agora é a minha vez de vasculhar todos os seus posts pra ficar com ainda mais água na boca de visitar essa cidade. Um beijo ;***

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail