Frangonitos!

Frangonitos!, originally uploaded by _Dadivosa.

Vô Alfredo costumava ‘ralhar’ com tio Ricardo:
“- Por isso que tá magro! Fica comendo esses friburgo pela rua!”

Friburgo, pro vô, eram os hambúrgueres, cheese-saladas, hot-dogs e quaisquer outros alimentos rápidos da modernidade.

Eu não sou muito fã de fast food, mas tem uma coisa superprocessada e cheia de substâncias químicas prejudiciais que eu amo de paixão: aquele empanadinho de frango, que a partir de agora chamarei de ‘frangonitos’.

Ontem, inspirada pela receita da Valentina, arrisquei minha versão, que fiz com muito entusiasmo.(E comi com mais entusiasmo ainda!)

Ingredientes:
500g de peito de frango sem pele e sem osso
2 ovos
1 colher de sopa de mostarda amarela pronta (daquela simplona)
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1 xícara de farinha de rosca (ou pão ralado)
2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Azeite para untar a forma

Como fazer:

  1. Ligue o forno na temperatura média.
  2. Comece cortando os filezinhos em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Não podem ser muito finos nem muito grossos, nem grandes nem pequenos, nem… ah, você já viu o tamanho desses frangonitos de supermercado, né?
  3. Numa vasilha funda, misture o ovo com a mostarda e reserve.
  4. Numa vasilha rasa e maior, misture o queijo, a farinha de rosca ou pão ralado, a aveia, o sal e a pimenta.
  5. Agora vem a parte mais legal! Mergulhe os pedaços de frango no ovo. Pode colocar quantos couberem na vasilha, sem medo.
  6. Pegue os pedaços com o garfo, um a um, e passe-os na mistura de farinha para ficarem empanadinhos. Coloque-os lado a lado na forma untada e forno neles!
  7. Quando começarem a perfumar a cozinha e/ou dar sinais de douramento na parte de baixo, você pode virá-los, com cuidado. Eu uso uma pinça de bambu, mas você pode usar colher e garfo, pegador de macarrão, o que ficar melhor para trocar o lado dos pedacinhos sem feri-los.
  8. Servi num prato normal, rodeando uma vasilhinha com molho de tomate. Entre cortar o frango e levar tudo à mesa, não levei mais do que 45 minutos.

Ah, sobrou mais ou menos uma xícara do preparado empanador, que guardei na geladeira para uma próxima.

.*. Atualização .*.

A Akemi pediu, lááá do Japão, pra eu contar a receita desse molhinho de tomate aí da foto. Ele é tão simples e fácil que dá até vergonha, mas vamos lá: peguei uma lata de tomate pelado, joguei na panela, misturei com um envelope de caldo de carne, apertei um pouco com a colher de pau para cortar um pouco os tomates, deixei ferver uns minutinhos e só. Mas olha, molho de tomate é aquela coisa altamente pessoal, né? Esse daí eu inventei na hora e ficou gostoso. Mas faça o molho que você quiser, tiver vontade ou estiver mais acostumada ;***



13 comentários em “Frangonitos!

  1. Márcia

    Well, eu e maridex somos escravos de “frangonitos”.
    Já testamos de todas as marcas e variações, e adoramos todas!!! E desde o ano passado, só faço no forno, que é mais saudável… hehehehehe
    Mas fazer em casa… Ai, eu gosto muito de cozinhar, mas essa disposição acho que ainda tá faltando… Acho q vou deixar pra comer em alguma visitinha a SP, ao mercadão…
    hehehehehe
    Beijo.

    Responder
  2. Dadivosa

    Marcinha, minha querida… é facinho de fazer, vai por mim! Carece de quase nada de disposição. Chama o maridex e divirtam-se juntinhos-txuguéder. Garanto que é quase tão rápido quanto abrir a caixa dos frangonitos congelados. Ah, e você ainda pode fazer a mais e congelar 🙂

    Responder
  3. Akemi

    Se tem frango, é certeza do maridão gostar!
    Adorei a sugestão da Val e estes seus frangonitos tbm estão de dar água na boca! Já estão na listinha, amiga! Mas e este molhinho de tomate, não vai nos ensinar??? 🙁

    Responder
  4. Patricia

    Dadivosa, que franguinhos tchucos – parecem deliciosos!

    Sabe que esses do mercado (os do tipo nugget) são feitos com carne processada como vc diz, mas são só as partes ruins do frango. Tem um vídeo do Jamie Oliver no You Tube que mostra ele mostrando às crianças como se fazem os nuggets e só o que elas respondem é “eeeeeewwwwww!!!” – totalmente nojento!!

    Esses seus, querida, com peitinho de frango no capricho, são tudo de bom!

    Responder
  5. Dadivosa

    Akemi, tinha esquecido do fuso horário… boa noite!
    Patrícia, eu vi sim esse episódio do Jamie’s School Dinners… disgusting! Desde que vi aquilo nunca mais tive coragem de comprar frangonitos processados. Faço os meus que é mais seguro, né?
    ;***

    Responder
  6. Pingback: Dadivosa » Pão Dormido de Pijama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail