Bolo de Baunilha de Verdade

Fosse uma pessoa, enfiaria um saco de pão na cabeça, ficaria trancado no quarto, choraria no chão da cozinha depois de escorregar as costas pela porta da geladeira, faria votos de clausura.

Ficou um filhote de cruz-credo, do avesso, infotografável, o pobre bolo de baunilha de verdade que testei já depois da meia-noite para um evento que farei na sexta. E a culpa não foi da receita, que a receita é das boas, apesar de tão diferente no modo de fazer. Nem do meu sono, que esse chegou já era quase dia. O desastre aconteceu simplesmente porque ignorei regra básica e tentei tirá-lo da forma ainda quente. Estava com a cabeça em outra coisa, às vezes acontece.

Desmoronou em partes, ficou irremediavelmente mal diagramado, assimetricamente escangalhado, com as vergonhas e entranhas ao léu. Mas ficou gostoso!

Fosse uma pessoa, diria que é sangue bom, gente fina, bacana, interessante, intrigante, tem personalidade e beleza interior!

Receita de Bolo de Baunilha de Verdade

Ingredientes:

  • 240 ml de leite integral
  • 4 claras
  • 1 ovo inteiro
  • as sementes de duas favas de baunilha
  • 315 g de farinha de trigo, peneirada
  • 300 g de açúcar
  • 20 g de fermento em pó
  • 5 g de sal
  • 170 g de manteiga sem sal, cortada em cubos

Como fazer:

  1. Com todos os ingredientes em temperatura ambiente, preaqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe duas formas redondas de aproximadamente 20 cm de diâmetro.
  2. Em um recipiente junte 1/4 do leite com a baunilha, as claras e o ovo, batendo até homogeneizar. Reserve.
  3. Agora é que a receita fica diferente, mas tenha fé que funciona mesmo. Na tigela da batedeira, misture todos os ingredientes secos até incorporá-los bem. Ligue a batedeira em velocidade baixa, acrescente a manteiga e bata por uns 30 segundos. Acrescente os 3/4 do leite e bata em temperatura média por um minuto e meio, mais ou menos. Vai formar um creme fofo.
  4. Com uma espátula, raspe as paredes da tigela e misture a massa. Repita três vezes o seguinte procedimento: crescente 1/3 da mistura de leite e ovos, bata por meio minuto. E a massa está pronta.
  5. Divida a massa entre as duas formas preparadas e asse por 25 a 35 minutos. O tempo vai depender do seu forno. A partir dos 25 minutos, já pode abrir o forno para fazer o teste do palito (espete um palito no meio da massa, se sair limpo o bolo está pronto).
  6. Recheie/cubra com o que quiser. Eu recheei e cobri um dos bolos com ganache de chocolate e creme de avelã. E o outro voltou para a forma depois do acidente estético. Sim, não contente em destruir um, fui lá e desenformei o outro bolo ainda quente.

Receita foi uma mistura de várias daqui



3 comentários em “Bolo de Baunilha de Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail