Wraps de Salmão com Cream Cheese e Alcaparrinhas

Wraps são lanches rápidos feitos com pão-folha (ou equivalente) e enrolados em forma de charutinho.

Muito práticos e versáteis, podem ser quentes ou frios, leves ou substanciosos, frugais ou metidos-a-besta, dependendo do gosto, do tempo, do apetite e do bolso do freguês.

Após bebericar e papear por algumas horas com a amiga querida, acabei por olvidar-me de inserir as folhas verdes nesses exemplares da foto, gafe devidamente corrigida na leva seguinte.

A falta de alface não causou grande prejuízo no sabor, fato que agradará sobremaneira aquele leitor menos afeito às verdosidades.

Como sempre, fique à vontade para adaptar as quantidades de acordo com o número e o apetite de seus convivas.

Ingredientes:

  • pão árabe (usei o pita mesmo, já que o folha estava em falta na redondeza)
  • cream cheese
  • folhas tenras de alface lisa
  • salmão defumado
  • mini-alcaparras
  • limão (indispensável!!!)
  • azeite
  • salsinha ou orégano seco para polvilhar (opcional)

Como fazer:

  1. Caso tenha encontrado o pão-folha, corte-o na medida que desejar (alguns deles são imensos e mesmo dobrados dificultam o enrolamento. Se usar o pita, abra-o com cuidado pelas bordas e use apenas uma metade por vez, para ficar mais delicado e saboroso.
  2. Sobre o pão, espalhe o cream cheese numa camada generosa, porém não exagerada.
  3. Sobre o cream cheese, as folhinhas de alface já lavadas e secas.
  4. Sobre a alface, vai o salmão defumado.
  5. Sobre o salmão, umas alcaparrinhas aqui e ali para fazer graça.
  6. Nessa hora é muito importante aspergir um pouco de sumo de limão para quebrar a untuosidade do peixe. Não é para encharcar, entretanto. Bastam umas gotas para fazer ressaltar os sabores e texturas. Sem esse truque, acredite, ficará um enjoativo.
  7. Enrole os charutinhos, corte-os ao meio, regue com o azeite, polvilhe com salsinha ou orégano seco só para dar uma cor e sirva.

É para comer com as mãos mesmo, ao som de hhmmm, nhaaaam, nooooosssa, muito booooommmmm.

Minha versão original e preferida leva endro (ou dill) fresco, ervinha perfumada que combina muito bem com o salmão. Se tiver, experimente.



16 comentários em “Wraps de Salmão com Cream Cheese e Alcaparrinhas

  1. Maria Helena

    AMO wraps e aqui pão folha não se acha nem com reza brava…rs. Vou testar com o Pita então, jpa que tenho montes de sugestões de recheio (e agora mais essa que você nos presenteou – que com certeza deve ter ficado TUDO!)

    Querida, obrigada pelo apoio e pensamentos positivos pra meu pai, viu. Vocês (embora eu esteja sumidinha) são pessoas que aprendi a “ler” sempre e considero grandes amigas.

    Beijocas
    Maria Helena

    Responder
  2. Eugenia

    Eu tive um namorado sueco… suecos adoram salmão… e ele sempre procurava endro e dill por aqui… realmente, combinação perfeita!

    Bjs, adorei o site, voltarei sempre!

    Responder
  3. Dadivosa

    Maria Helena, os wraps aceitam de um tudo, vá com fé! A recíproca é verdadeira, você sabe 😉

    Agda, nunca ouvi falar em pão carteira, mas faz todo sentido… deve ser por causa do modo como é dobrado. Gostei de aprender mais essa!

    Eugenia, seja bem-vinda! Essas influências são mesmo poderosas, não é mesmo? Vão-se os amores, ficam os sabores 😀

    Responder
  4. Pingback: Dadivosa » Vão-se os amores, ficam os sabores.

  5. Ana

    Dadi,

    Você acredita que ontem fui lanchar na casa de uma amiga e levei para nós wraps de cream cheese, presunto, alface e cenoura??? Comprei numa padaria-delicatessen que temos aqui em JF maravilhosa que faz mil e uma coisas deliciosas!!

    Gostaria muito de aprender a fazer a massa do pão-folha, pois acho-o divino!!

    beijo procê,

    Responder
  6. marcia

    sempre quis fazer wraps em casa mas não achava o pão-folha, agora já se encontra no supermercado aqui em SP, vou fazer esse de salmão e é já!
    beijos e obrigado por me “convencer” a gosta de cozinhar, hehehe

    Responder
  7. Karla

    Oi, Dadivosa, tudo bom?

    Coloquei “cream cheese” e “limão” no google e um dos links trouxe a feliz surpresa do teu site! Já entrou no “favoritos” [risos]!!!

    Já andei olhando e adorei as receitas e diquinhas que vêm junto…me aventudo de vez em quando pela cozinha e adoro saber o porquê as coisas dão certo (ou errado, qdo pareciam tão promissoras, rs..).

    Eu vou servir um jantar em breve e pretendo abrir com uns camarões, acho que cozidos ou levemente fritos, guarnecidos com molho de cream cheese com limão…o que achas? Tenho um pouco de dúvida de como fazê-lo, se entra ou não algum outro ingrediente, se bato na mão ou batedeira…será que podes me ajudar?

    De toda sorte, parabéns pelo site, vou virar frequentadora! 🙂

    Abraço!

    Responder
  8. Karla

    Oi, Dadivosa, tudo bom?

    Coloquei “cream cheese” e “limão” no google e um dos links trouxe a feliz surpresa do teu site! Já entrou no “favoritos” [risos]!!!

    Já andei olhando e adorei as receitas e diquinhas que vêm junto…me aventuro de vez em quando pela cozinha e adoro saber o porquê de coisas darem certo (ou errado, qdo pareciam tão promissoras, rs..).

    Eu vou servir um jantar em breve e pretendo abrir com uns camarões, acho que cozidos ou levemente fritos, guarnecidos com molho de cream cheese com limão…o que achas? Tenho um pouco de dúvida de como fazer o molho, se entra ou não algum outro ingrediente, se bato na mão ou batedeira…será que podes me ajudar?

    De toda sorte, parabéns pelo site, vou virar frequentadora! 🙂

    Abraço!

    Responder
  9. Silvia

    NUNCA FIZ WRAP COM ESSE RECHEIO, VOU TENTAR!! EU FAÇO SEMPRE, PASSA NO MEU BLOG, TEM VÁRIAS RECEITINHAS =D AAAHHHH, EU NÃO USO PÃO FOLHA NÃO, USO TORTILHA DE TRIGO MEXICANA, SUPERFÁCIL DE COMPRAR, TEM ESSA FÁBRICA QUE DISTRIBUI PARA TODO O BRASIL E TEM PRODUTOS MARAVILHOSOS – http://WWW.VILLABUENA.COM.BR
    BJÃO, TE ESPERO NA MINHA COZINHA!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail