Um jantar completo para quatro, em meia hora

Você pode seguir o menu tal e qual, ou usá-lo de inspiração e acrescentar ingredientes, substituir temperos, incluir uma proteína cozinhada por você, comprada na rotisserie ou trazida por um conviva prendado. Nesse jantar completo para quatro pessoas que você faz em meia hora, é tudo descomplicado e não carece de cozinha profissional, tampouco utensílios e panelas especiais.

Meu intuito, besta de tão simples, é pegar na mão do Leitor e da Leitora em distintos graus de Dadivosidade e destrinchar o processo de preparar um jantar para quatro pessoas em trinta minutos, da lista de compras à seqüência de preparo.  Se o formato apetecer e as dicas forem de serventia, ficarei bem feliz!

Coloque seu avental da sorte e vamos…

O Menu

Aperitivo
Azeitonas temperadas
Pão italiano

Entrada
Salada verde com molho de mostarda e nozes

Prato Principal
Massa ao creme de limão siciliano

Sobremesa
Crumble de maçã

Os Ingredientes

Use a lista para riscar o que você já tem em casa (lembre de conferir a validade!) e carregue-a para o supermercado:

  • azeitonas verdes com caroço (já drenadas): 100 g
  • azeitonas pretas com caroço (já drenadas): 100 g
  • limao siciliano: 3 unidades
  • pimenta calabresa: (você vai usar menos de uma colher de chá)
  • folhas de louro (você vai usar duas)
  • salsinha: opcional (para salpicar sobre a massa na hora de servir)
  • dois tipos de ervas a escolher, frescas se puder (alecrim, tomilho, orégano, estragão, salvia…)
  • azeite de oliva de boa qualidade: (você vai usar uns 200 a 250 ml)
  • pão italiano: 1 unidade
  • salada pronta de folhas variadas de sua preferência: 1 pacote
  • mostarda francesa de Dijon: 1 colher de chá
  • nozes picadas: 50g
  • massa seca de sua preferência: 400 g
  • creme de leite fresco/pasteurizado – vem em garrafinhas plásticas e tem 35% de gordura (fuja de qualquer mistura pronta ‘tipo chantilly’): 1 garrafinha de 500 ml
  • vinho branco seco: 1 garrafa dá e sobra, mas vai que você resolve bebericar um pouquinho? caso prefira, pode comprar só meia J
  • pimenta do reino em grão (faz diferença que seja moída na hora…)
  • sal
  • manteiga sem sal: 1 pacote de 200 g
  • maçã vermelha grande (tipo Red, se encontrar): 2 unidades
  • maçã verde grande (tipo Granny Smith, se encontrar): 2 unidades
  • açúcar cristal ou comum: 1 xícara de chá
  • aveia em flocos: 1 xícara de chá
  • canela em pó: 1 colher de chá
  • amido de milho (maisena): 1 ½ colher de sopa
  • farinha de trigo: ½ xícara
  • sorvete de creme: 500 ml a 1 litro, a depender do quanto gostam

Os Utensílios

Coisa pouca e simples, que a gente costuma ter numa cozinha.

  • 1 panela grande para cozer a massa +1 escorredor de macarrão, peneira, coisa que o valha ou mesmo a tampa da panela
  • 1 refratário para o crumble
  • 1 frigideira pequena para as azeitonas
  • 1 frigideira grande ou panela baixa e larga para fazer o molho de limão
  • 1 descascador de legumes ou faca para cortar tiras da pele do limão siciliano e descascar as maçãs
  • ralador fino para tirar a raspa do limão ou, na falta de, uma faquinha de serra e bastante delicadeza.
  • Colher de pau

Para Servir

Aqui, tudo vai depender da sua vontade, criatividade, quantidade de pratos, cumbucas e apetrechos, bem como a disposição (ou ajuda) para lavar a louça depois J. Decida se vai servir o jantar em porções individuais, ou levar travessas à mesa, separe o que vai usar e relaxe.

O Preparo

Aqui está o pulo do gato. Ao seguir a ordem de preparo, o Leitor e a Leitora que talvez não gozem de tanta intimidade com a cozinha podem lograr com garbo e formosura a tarefa de preparar algo gostoso para dar de comer aos amigos sem ter o tempo como empecilho.

Vamos começar a contar o tempo a partir do momento em que você chega à cozinha com as compras, ok?

1)   Coloque a água (5 litros) para o macarrão no fogo, tampada.

2)   Ligue o forno para preaquecer

3)   Descasque e pique as 4 maçãs do crumble, adicione ½ xícara de açúcar, 1 colher de chá rasa de canela, 1 ½ colher de maisena,  misture bem e reserve.

4)   Unte com manteiga a forma refratária onde vai assar o crumble.

5)   Pique metade do pacote de manteiga (100 g) em cubos, coloque-a numa vasilha e acrescente 1 xícara de aveia, 1/2 xícara de açúcar, ½ xícara de farinha de trigo e uma pitada de sal. Misture com as mãos até formar uma farofa pedaçuda, que fica compacta quando você aperta com as mãos.

6)   Despeje as maçãs reservadas no refratário untado, esmigalhe a farofa por cima e leve ao forno médio. Marque o tempo. O crumble ficará pronto em 20 minutos. Quando der esse tempo, pode deixá-lo no forno desligado até a hora de servir.

7)   Prepare o molho do macarrão. Retire, com cuidado, as raspas de dois limões, somente a parte amarela. Use, para isso, um ralador afiado, ou mesmo uma faca serrilhada. Reserve as raspas e esprema o suco de um limão.

8)   Abra o vinho.

9)   Leve ao fogo baixo uma frigideira grande e funda, ou panela larga e baixa, 100 g de manteiga sem sal e 1 fio (mais ou menos uma colher de sopa) de azeite.. Quando derreter, adicione as raspas do limão. Mexa por 30 segundos e junte 1 taça (125 ml) do vinho branco seco. Por uns 5 minutos, deixe o álcool do vinho evaporar. Incorpore o creme fresco, deixe ferver e desligue por enquanto.

10) A essas alturas a água do macarrão já deve estar fervendo. Deixe-a ali tampada, em fogo baixinho, para não ter de reaquecer tudo na hora em que seus convidados chegarem J

11) Enxágue e escorra as azeitonas (já drenadas,100 g da verde e 100 g da preta, as duas com caroço) duas vezes para tirar o excesso de salmoura. Retire, com muito cuidado, a pele de um limão siciliano. Use um descascador de legumes ou uma faquinha afiada, sem chegar na parte branca. Cubra o fundo de uma frigideira com o azeite, adicione as azeitonas, a casca do limão siciliano, 2 folhas de louro, as ervas secas e frescas que escolheu, uma pitada de pimenta calabresa (cuidado aqui, que ao aquecer ela vai ficar mais forte), ligue o fogo baixo e deixe aquecer, mexendo de vez em quando. Desligue e reserve. Caso algum convidado já tenha aparecido, pode servir as azeitonas com o pão italiano.

12) Faça o molho da salada: esprema 3 colheres de sopa do limão siciliano do qual usou só a casca, lembra? Adicione 1 colher de chá de mostarda de Dijon e mexa para dissolver. Verifique o volume de líquido. Para cada parte dessa mistura de limão e mostarda, adicione 3 partes de azeite. Prove o sal e acerte, se precisar. Misture bem o molho até emulsionar (sacudindo a mistura num vidro com tampa, mexendo com um batedorzinho de arame, garfo, colher, o que tiver à mão. Deixe para temperar a salada (seja em porções individuais ou numa saladeira) somente na hora de servir. Quebre e jogue por cima as nozes.

13) Calcule o tempo da massa pela hora em que vai desejar servi-la aos convidados. Conte um minuto a menos do que recomenda a embalagem, dê uma fervura no molho e prove o sal, escorra bem a massa, despeja no molho, remexa um pouquinho e sirva com uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora, salsinha, parmesão ralado na hora.

14) Só falta servir a sobremesa ainda morna, com sorvete.

Variações sobre o mesmo tema:

Escolhi essas quatro receitas (que nem receitas direito são, estão mais para truques) por acomodarem a personalidade, experiência e gosto de cada cozinheiro(a). Perdi a conta de quantas versões andei preparando das azeitonas, da massa ao limão, do molho de salada e do crumble. Deixo aqui uma lista breve de variações:

  • Azeitonas: mais ou menos apimentada, com ervas mil, diferentes qualidades de azeitona e de cascas de cítricos.
  • Massa: cabelinho de anjo, linguini, bavette, penne, gravatinha… com ou sem pimenta do reino da branca ou da preta no molho, servida com pangratatto (pão ralado e tostado na frigideira com manteiga, uma farofinha delicisa), acompanhado de um bifão, camarões grelhados, um peixinho, ou frango assado de televisão de cachorro. 
  • Molho da salada: mantendo a proporção de 1 parte de ácido para 3 de azeite, dá pra fazer um molho por dia! Vinagre de vinho tinto, suco de laranja, vinagre de jerez, vinagre de qualquer coisa, um toque de mel, alguma erva ou especiaria… faço sempre um pouco a mais e deixo na geladeira num vidro para usar na próxima salada. 
  • Crumble: de banana, de pera, de manga com amoras, de morango… com outras especiarias no lugar da canela, sem especiaria alguma, com baunilha de verdade. Com amêndoas, castanhas ou nozes na farofa, substituindo parte da aveia, com diferentes tipos de açúcar…


14 comentários em “Um jantar completo para quatro, em meia hora

  1. Lívia

    Parabéns pelo site, é inspirador! Conheci ontem, por acaso, na busca por uma receita de arroz com lentilha, que por sinal ficou uma delícia, e hoje fiz crumble de banana, substituindo a aveia por castanha, e o trigo por fécula de batata, pois não posso com trigo, uma maravilha. A casa ainda perfuma a canela… Adoro. Abs.

    Lívia, que bom saber que o crumble deu certo… e mais ainda que você usou a receita como inspiração para dar seu toque pessoal. Já experimentou fazer brevidades? É uma delícia de bolinho que não leva farinha de trigo: https://www.dadivosa.org/2006/11/06/brevidades/. Um beijo e volte sempre!

    Responder
  2. Débora Andrade

    Gostei disso! Vou ver se faço qualquer hora dessas. Agora que estou aprendendo a cozinhar, o mundo está abrindo as portas para mim!

    Me chama pra comer essas delícias qualquer hora dessas!

    😀

    Responder
  3. Ana Flores

    Que ideia ótima, Dadivosa. Um jantar bem simpático. Mais explicado, impossível. E onde entra limão siciliano, tô dentro!…rsrs
    Beijo
    Ana Flores – Rio de Janeiro

    Responder
  4. Denise

    Fe, é a Denise, prima da Mawá …
    Adorei te conhecer! Vou guardar seu contato, assim que tiver alguma coisa, te aviso!
    Bjosss

    Responder
  5. Edi Treptow

    Adoro receber visitas para o jantar. Sempre no máximo 6 pessoas pois assim
    se consegue dar uma atenção a cada uma.
    Adorei o passo a passo, só não consegui imprimir para levar para minha cozinha.
    Beijos

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail