Tomates Assados de Microondas

O retorno ao lar ainda não se deu por completo, devo informar ao Leitor e à Leitora. Inúmeros são os motivos para o adiamento da confecção do bolinho inaugural, alguns compreensíveis, outros não. Todos enfadonhos e irrelevantes por agora, entretanto.

Algo mais imediato, espontâneo e despreocupado pode ajudar nos momentos desidiosos que sucedem o desfazer das malas. É o caso de meus tomates,  que no lugar de serem coroados ao forno com um manto provençal de pão ralado, alhos e cheiros verdes, foram levados sem cerimônia ao forno de microondas.

Ingredientes:

  • os melhores tomates que encontrar (podem ser de qualquer casta)
  • orégano (usei do seco, se tiver fresco, melhor)
  • azeite
  • sal

Como fazer:

  1. Aos cozinheiros experientes, a leitura destas instruções pode ser modorrenta. A esses peço desculpas adiantadamente, estando certa de que nem todas as pessoas têm a alegria de cozinhar desde pequenas e/ou décadas de estripulias ao fogão.
  2. Os tomates devem ser mui bem lavados. Caso consiga dos orgânicos, tanto melhor.
  3. Com uma faca que nem precisa ser muito afiada (usei uma serrinha velha de guerra), corte os tomates pela cintura.
    Tomates não têm cintura, tola Dadivosa! Melhor dizendo, eles devem ser partidos não ao comprido, e sim horizontalmente, para que se enxerguem seus pequenos lagos de sementes e polpa. São bonitos, os padrões que elas formam. Não me canso de olhar esses caleidoscópios monocromáticos.
  4. Num refratário redondo ou prato que possa ser levado ao microondas, organize as metades (sementes para cima) em forma de flor, garantindo que todas elas estejam bem posicionadas para a borda do recipiente.
  5. Pitada de sal somente para ressaltar o sabor, uma boa rega de azeite e montinhos de orégano em cada hemisfério é tudo o que se pode fazer à guisa de tempero.
  6. Ao microondas, pois, leve seus tomates, cobrindo ou não o refratário. Bastam três minutos em potência alta para aquecer e amolecer os frutos.

Outros temperos e salamaleques, obviamente, podem ser empregados. Mas confesso ao Leitor e à Leitora que intentava reinagurar minha cozinha com a candura de uma receita descomplicada à base de poucos e bons ingredientes e encontrei espontaneidade nuns meros tomates bem frescos, gorduchos, vermelhos e indolentes.



9 comentários em “Tomates Assados de Microondas

  1. Vicki

    Gatinha, amo tomate. Quando era pequena, comia como se fosse maçã, com um tantinho de sal a cada mordida.

    Ainda ontem a minha ex-roomate Angela, que agora mora em Viena, me tentou dizendo que estava fazendo tomates assados recheados com cottage. Eu disse que ia também fazer a noite, mas me rendi a outras comidas devido ao meu mau-humor (os tomates não o aplacariam de forma adequada). No microondas nunca tentei, mas é uma idéia…

    beijos,

    Responder
  2. Renata

    “Corte os tomates pela cintura”. Ai. Estou suspirando aqui. Dadi, obrigada! Com esses seus textos lindos, você vai acabar sendo nossa MFK brasileira!!! Hahaha! 😀

    Responder
  3. Marcia

    Que linda receita!
    Nunca vi tanto romantismo como em “tomates cobertos por um manto provençal de pão ralado”.
    Gosto muito do seu blog e de suas receitas, sempre percorro suas paginas, mas desta vez me encantei com a delicadeza e até senti o sabor o tomate na boca…
    Um abraço e parabéns pela gentileza.

    Responder
  4. Dadivosa

    Vicki, experimenta salpicar o cottage com páprica picante (ou noz-moscada) depois de retirar do forno ou do microondas para quebrar um pouco toda aquela suavidade. Fica uma delícia!

    Renata, fico muito lisonjeada com suas palavras, mas ainda teria de comer muito pão e vinho, torradinhas com caviar, fazer mil viagens de navio entre a França e os EUA, e nascer de novo mais corajosa, bonita e inteligente umas cinco vezes para chegar aos pés da MKF Fisher. Com ela acho que só tenho em comum um amor intenso pela cozinha (o que não é pouco, convenhamos, né?). ;***

    Marcia, que delícia! Obrigada pela visita e pelas palavras queridas

    Responder
  5. Beatriz Cavalcanti

    Fiz no microondas, deu muito certo! Obrigada pelas dicas, e adorei também os adjetivos com que qualificou seus tomates !

    Responder
  6. Danilo de Carvalho.

    Nossa, que receita delicada e ao mesmo tempo tão intensa…
    A forma poética e caprichosa como descreve suas receitas personificam o requinte e o carinho como vc deve realizar seus quitutes.
    Amo a cozinha, e realizei em casa, e os pimpolhos rutilantes dicaram deliciosos, mas confesso que deu vontade de provar os feitos por você, pois certamente devem ficar maravilhosos.
    Obrigado por compartilhar conosco de seu conhecimento na magia do cozer.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail