Sopa de Lentilhas Brancas

Acho que foi na semana em que voltei de férias, numa correria danada, ainda com as malas por desfazer e sem dormir direito há dias. Olhei pela janela e vi gordos e vagarosos flocos de neve que caíram por não mais que alguns minutos. A grande nevada aconteceu enquanto eu estava fora, o que aconteceu naquele dia foi uma raspa de tacho da onda de frio de janeiro. Mas bastou pro cérebro fazer uma bela pausa contemplativa e voltar com a lembrança de que tinha em casa um pacote fechado de lentilhas brancas, compradas num surto consumista numa loja de produtos indianos (junto com feno grego, asafoetida, lentilhas amarelas e vermelhas, arroz basmati branco e integral, pasta de tamarindo, sementes de nigella etc etc etc)

Por casualidade, encontrei uma inspiradora receita no La Tartine Gourmande, um dos blogs de comida mais bonitos que costumo visitar. Desci pro super que fica aberto até a madrugada, comprei as verduras e esqueci dos ovos e dos tomates, me virei com o que tinha, deixei a sopa no fogo e fui tomar banho, secar cabelo, ver email, assistir ao final dum filme… sei que  a sopa ficou pronta mesmo quase meia garrafa de vinho e duas horas depois (não me acerto com esse fogão!), mas valeu a espera.

Ingredientes: (rende 4 porções honestas)

  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1/2 cebola em cubos pequenos
  • 1 dente de alho picado
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 folha de louro
  • 1 talo de alho poró picado (só a parte branca)
  • 2 cenouras em rodelas
  • 1 pedaço de mais ou menos 5 cm de linguiça defumada picante em rodelas
  • 1 xícara de lentilha branca
  • 1 litro de água
  • sal a gosto
  • pimentón picante (páprica) e azeite para servir

Como fazer:

  1. Derreta a manteiga junto com o azeite e refogue ali a cebola com uma pitada de sal até murchar. Junte o alho, a cenoura, o salsão, o alho poró, o louro e a liguiça e refogue mais uns 10 minutos, com outra pitada de sal, em fogo baixo (se seu fogão for menos preguiçoso que o meu, fique de olho! é só para murchar um pouco as verduras).
  2. Enquanto isso, lave e escorra a lentilha.
  3. Junte as lentilhas ao refogado, acrescente a água (usei fria mesmo), e deixe tudo ali até amolecer.
  4. Corrija o sal e sirva com um salpicado de páprica picante e um fio de azeite. (no dia seguinte fica mais gostoso ainda, vai por mim!)


4 comentários em “Sopa de Lentilhas Brancas

  1. Cátia Milhomens

    Olá Dadivosa!
    Seu blog está ficando lindo! Muito singelo como todos deveriam ser… E a lentilhas brancas nunca tinha visto. Ficou com cara de confort food !

    Com carinho
    Cátia Milhomens

    Oi, Cátia. Foi bem reconfortante, essa sopinha… agora o frio está dando uma trégua, mas periga eu voltar a fazer uma panelada dessas 🙂 Beijos

    Responder
  2. Parece delicioso, estou me preparando para fazer…Mas como eu não encontrei lentilhas brancas, vou fazer com as verdinhas mesmo. Depois eu digo como ficou!!!
    Bjos

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail