Irish Stew

Irish Stew

Carne Ensopada com Cerveja Escura (Irish Stew) – Dadivosa

Fiz este ensopado de carne com cerveja para o almoço tardio de uma tarde fria e guardei o restante na geladeira. No dia seguinte, a carne recheou quadrados de massa folhada que, depois de pincelados com gema e parmesão, douraram no forno por meia hora. Uma receita, duas refeições, duas barrigas felizes 🙂

 Receita de Carne Ensopada com Cerveja Escura (Irish Stew)

Ingredientes: (4 a 6 porções)

  • 500 g de carne para ensopar já limpa e em cubos (acém, coxão duro…)
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 300 ml de cerveja escura tipo “stout” (Guinness é a marca mais conhecida)
  • 2 cenouras em rodelas
  • sal
  • pimenta

Como fazer:

  1. Verifique se a carne está bem limpa e retire eventuais membranas, nervos ou gordura. Seque os cubos de carne com papel toalha e tempere com sal e pimenta moída na hora.
  2. Coloque a farinha de trigo em uma tigela. Passe os cubos de carne na farinha, um a um, e dê leves batidinhas para tirar o excesso. A superfície da carne deve ficar com uma leve e regular penugem de farinha. Reserve.
  3. Aqueça o óleo em uma panela e, em fogo alto, doure os cubos de carne. Se não couberem todos, faça o processo em partes. Retire a carne da panela e, na mesma gordura, frite a cebola até dourar.
  4. Devolva os cubos de carne para a panela, junto com a cebola, e adicione a cerveja. Mexa bem com a colher de pau para dissolver toda a base que grudou na panela.
  5. Deixe uma chaleira com água quente ao lado e vigie a carne de vez em quando. Quando o líquido começar a secar, atingindo a metade da altura da carne, adicione mais um pouco de água. Faça isso por uma hora e meia, ou até a carne ficar macia.
  6. Adicione as rodelas de cenoura, coloque mais um pouco de água e deixe cozinhar por mais meia hora. Acerte o sal e a pimenta e sirva. Se puder (e resistir!), deixe o ensopado de um dia para o outro na geladeira, fica ainda mais saboroso.

Não quer perder nenhuma dica, receita ou novidade do Dadivosa? Curta a página no Facebook e lembre de marcar as opções “Obter notificações”, depois “Mostrar no feed de notícias”.



2 comentários em “Irish Stew

  1. Yuli

    Fiz esta receita ontem, ficou uma delícia!!!!

    O marido é que tem sorte pois vai almoçar em casa e se deliciar com as sobras 😉

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail