Receita de pão que dá certo!

Nunca sei por quanto tempo sovar, quanta farinha adicionar, qual o tal ponto em que a massa fica “elástica”. De modo que não raro minhas tentativas de fazer pão em casa resultavam em frustração e uma coisa massuda, solada.

Tudo mudou com com a receita “Pães de forma miniatura de queijo da Ilha” da edição de novembro de 2007 da deliciosa revista portuguesa Blue Cooking. Tive de omitir o queijo da Ilha e deixar o dobro do tempo em meu forno preguiçoso, mas de resto foi tudo perfeito e rendeu deliciosos mini-pães. Usei como medida uma xícara de 200 ml.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de fermento de pão seco (usei daqueles instantâneos de envelope)
  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2/3 de xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de mostarda em grão
  • manteiga para untar as formas
  • farinha para polvinhar

(A receita recomenda ainda 40 g de queijo da Ilha cortado em seis fatias compridas, para rechear os pães antes de assar. Creio que outro queijo também deva ornar, mas não tinha nada à mão para substituir)

Como fazer:

  1. Numa tigela grande, coloque a farinha, o fermento, o açúcar, o sal, a mostarda, o parmesão, o azeite e a água. Mexa um pouco com a colher de pau, em seguida com as mãos. Mexa e remexa e sove e incorpore toda a farinha em coisa de cinco minutos.
  2. Unte seis mini-formas de pão, ou quatro, ou uma só, tanto faz. O importante é que a massa chegue até a metade da forma, pois vai crescer. Acomode a massa na(s) forma(s), cubra com um pano úmido e deixe em local abrigado do frio para crescer até dobrar de tamanho (levou uma hora, no meu caso).
  3. Ligue o forno em 200 graus para preaquecer. Asse os pãezinhos até dourar. Sirva morninho, que fica mais gostoso.

.*. Atualização .*.

Obrigada, Yara, por apontar que havia me esquecido do fermento no ‘como fazer’. De fato, ele deve ser adicionado junto com todo mundo, sem necessidade de uni-li previamente à água morna.



9 comentários em “Receita de pão que dá certo!

  1. Leda Almeida

    Olá! Não paro de olhar este blog e estas receitas deliciosas!! Você está de parabéns, de verdade! Tenho você adicionada à minha lista, dá uma olhada no meu blog, e gostando, adicione! rsrs
    Abraços

    Responder
  2. Yara

    Oi Dadi! Faltou o fermento no Como Fazer :o) desconfio que ele vá dissolvido na água morna, né? Ou pode colocar direto na tigela com o açúcar, o sal e o parmesão?

    Beijos pra você, seu pãozinho ficou lindo!!!

    Responder
  3. pipoka

    Esse primeiro parágrafo do seu post poderia muito bem ter sido escrito por mim. Foi bom sentir-me acompanhada nessa minha “guerra” contra a massa!

    Todos os meses compro a Blue Cooking e o meu trauma com o pão é tão grande que nem liguei para essa receita. Gostei de saber que existe solução para o meu caso: obrigada pela dica!

    O queijo da ilha, mais correctamente, o queijo de S. Jorge (nem as revistas portuguesas dão o nome certo ao “pobre” queijo) é uma maravilha que aconselho a experimentar assim que tiver possibilidade.

    bjs

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail