Pudim de Claras

Pudim de Claras - Dadivosa

Pudim de Claras – Dadivosa

Dois ingredientes. Três, se considerar a água. Quatro, se quiser fazer uma graça com baunilha em fava ou raspas de limão. É muito rápido e divertido de fazer, esse pudim de claras. O que não significa que possa ser feito com afobação, sob pena de desenformar meio torto, parecendo-se mais com um carro alegórico depois da chuva do que com um pudim de vó (mas fica gostoso, isso eu posso garantir).

Receita de Pudim de Claras (para duas pessoas)

Ingredientes

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de água
  • 2 claras
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • as sementes de 1/2 fava de baunilha (opcional)

Como fazer:

  1. Ligue o fogo para preaquecer a 120ºC.
  2. Faça o caramelo: em uma panela bem pequena, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo. Não mexa mais e desligue o foco quando estiver dourado.  Passe o caramelo em uma forma de pudim com buraco no meio com capacidade para 500 ml (ou duas de 250 ml), cobrindo bem o fundo, as laterais e o cone central. Se o caramelo estiver muito duro, dissolva com um pouquinho de água quente.
  3. Na batedeira, bata as claras em neve. Misture o açúcar com a baunilha e adicione aos poucos, sem parar de bater. Bata na batedeira em velocidade média por mais cinco minutos.
  4. Coloque, com cuidado, o preparado de claras nas formas. Use colheres pequenas e espalhe delicadamente o merengue, fazendo camadas, sem apertar muito.
  5. Coloque a(s) forma(s) dentro de um tabuleiro, despeje água fervente até a metade da altura da forma de pudim e asse em banho-maria por 30 minutos.
  6. Retire do forno e espere esfriar um pouco. Desenforme e sirva morno, em temperatura ambiente ou gelado.


2 comentários em “Pudim de Claras

  1. Tina

    Olá!

    Adoro esse doce e NUNCA tive coragem de fazer. E eu juro que sou cozinheira, pode crer. Vou tentar, pela primeira vez com sua receita.

    beijos & take care!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail