Petit Gateau de Chocolate

Homens na cozinha têm para mim um diferencial competitivo importante. Quando aliam bom humor, então, fazem sucumbir qualquer pequena.

Após rir um bocado com o diálogo entre Gustavo WeberAlexandre Inagaki, senti-me compelida a fazer uma bela fornada de petit gâteau.

Parece-me que os rapazes utilizam-na, com sucesso, como arma de sedução. No meu caso, o intuito foi meramente agradar amigos queridos.

Aliás, eis uma sobremesa que se presta muito bem àquelas ocasiões em que o Leitor e a Leitora estão incumbidos de levar a sobremesa. Pode-se fazer a massa e deixá-la na geladeira em forminhas de muffin até a hora de servir, levando-as ao forno na casa do anfitrião.

Vou relatar os ingredientes e modo de preparo por aqui, a fim de manter meus registros. No entanto, recomendo fortemente que, antes mesmo de continuar a ler, seja feita uma visita ao impagável diálogo original neste post do Inagaki.

Ingredientes:

  • 100 g de chocolate meio-amargo (usei um maravilhoso que ganhei da Valentina, com 72% de cacau, uma jóia!)
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de açúcar (poderia ter usado o dobro)
  • 2 ovos inteiros
  • 2 claras
  • manteiga para untar

Como fazer:

  1. Leve a manteiga e o chocolate para derreter em banho-maria.
  2. Enquanto isso, bata os ovos e as claras com o açúcar na batedeira até ficar tudo bem fofo e espumoso.
  3. Com o fouet, misture bem a manteiga e o chocolate derretidos para homogeneizar.
  4. Com a batedeira ligada, vá despejando aos poucos a calda de chocolate na espuma de ovos até ficar bem incorporado.
  5. Unte muito bem as forminhas com manteiga sem sal em temperatura ambiente. Um pincel, nessa hora, ajuda sobremaneira.
  6. Com a ajuda de duas colheres e três cuidados, coloque a massa do gâteau aos bocadinhos dentro das formas. Atente para não ultrapassar a metade da capacidade do recipiente.
  7. Leve esses bonitinhos à geladeira e por ali deixe-os por umas duas horas.
  8. Antes de servir, preaqueça o forno. Leve os bolinhos para assar por 8 minutos. Eles devem apenas inchar e secar um pouco por fora, pois a graça é vê-los derreter ao dar a primeira colherada. Acompanhe com o que preferir… o da foto tem sorvete de creme e calda de chocolate.

.*. Atualização .*.

A leitora V, mui perspicaz, observou que na receita dos meninos vão duas colheres de chá de farinha e que olvidei-me de mencionar o ingrediente. Tem toda razão! Não só deixei de copiá-lo como também de adicioná-lo ao preparado. E funcionou mesmo sem farinha, ora vejam!

Gustavo e Inagaki, obrigada pela gargalhada gostosa e pela receita mais ainda!

;***



38 comentários em “Petit Gateau de Chocolate

  1. gustavo weber

    Ola querida,
    que bom que voce gostou da minha receita. Já a usei inumeras vezes, e realmente nunca me decepcionei.
    Obrigado pela referência e pela paciência. Paciência em ler aquele diáolgo surreal e catar, em meio a piadas infames, os pedaços de receita!
    Espero que tenha ótimos momentos saboreando os gatinhos.
    grande abraço

    Responder
  2. Ricardo

    Dadivosa,
    Humor e culinária: fórmula perfeita para amenizar o nosso ser-e-estar no mundo.
    Os meninos são o diabo de divertidos, rápidos, implacáveis. Muito bom.
    Abraços

    Responder
  3. Karla

    Dadi, vou pedir licença ao Ricardo e fazer minhas as palavras dele.
    Please, Ricardo? Realmente são ingredientes imbatíveis pra nos encher de alegria e bem estar.
    Que deliícia ler o post e que delícia de receita.
    Um fim de semana imensamente feliz pra todos.
    Beijos

    Responder
  4. Mariana

    Menina, lembra do que eu te disse lá no Tomie, né? cardapio que tem petit gateau ou creme brulée faz com que o resto das opcoes se torne invisivel para mim : ) Portanto, acho que já escolhi as receitas que libertarão a minha dadivosa: o risoto de ontem e o petit gateau de hoje (falta só voce botar a receita de um creme brulée)

    Responder
  5. Vicki

    ahaha, também morri de rir quando li (passei o link para alguns amigos), mas não pude comentar pois leio o blog do Ina via feedburner por conta daquela maldito firewall que eu sempre reclamo – se há como comentar, eu ainda não descobri. Guardei a receita para uma experiência futura. Um beijo

    Responder
  6. Karla

    Para mim, não existe qualidade masculina que supere o “bom de forno e forgão”. Há não muito tempo andei derrubando meus suspiros por um certo jovem chef que circulou pelas redondezas, mas descobri que o moço se casou. 😛

    Responder
  7. Dadivosa

    Gustavo, a sobremesa coroou um delicioso jantar entre amigos muito queridos 😀

    Ricardo, isso se aplica também a você, homem na cozinha 🙂

    Karla, um super fim de semana pra você também!

    Flávia, é infalível, faça mesmo!

    Mariana, crème brulée está na lista, aguarde! Sua Dadivosa não resistirá 😀

    Augusto, desejo-lhe sucesso na empreitada 😉

    Vicki, quero ver a receita no seu flickr, me avise quando publicar!

    Karla, que maçada, hein? Achei lindo o “derrubando meus suspiros”, fiquei a imaginar a cena. Vai ver não era a hora, ou o chef certo para a sua cozinha… vão-se os amores, ficam os sabores, lembra? 😉

    Geórgia, é a melhor receita de petit gateau que já vi!

    ;***

    Responder
  8. Maria Helena

    rsrs…muito bom mesmo o “diálogo”.

    A receitinha idem, e é a mesma que eu faço sempre aqui, também para “homenagear” amigos queridos.

    Beijocas, e um ótimo “findi”! (P.S. já escolhi e preparei o menu do “obento” de amanhã.. rs)

    ;o)
    MH

    Responder
  9. Inagaki

    Obrigado pela citação gentil, Dadivosa! Depois da ótima repercussão da publicação da receita, espero tornar mais freqüentes os posts sobre culinária no Pensar Enlouquece. Um beijabraço do fã e leitor! 🙂

    Responder
  10. Ana

    Dadi, que figura aquela conversa, adorei o link p/ o blog do Inagaki (q por sinal eu nao conhecia – o blog) e mais ainda a receita! Adoro chocolate e tbem adooooro petit gateau, eh realmente uma sobremesa p/ coroar os melhores dos jantares, nao ha quem nao resista, ne?!!
    Ana

    Responder
  11. V

    Peraí…
    Cadê a farinha?
    No post dos meninos tem, mas na sua não tem.
    Corte radical dos carboidratos? 😉

    Minha receita imbatível de “pequenos gatos” é de doce de leite, trocando o chocolate por 200 g de Dulce de Leche e acompanhando com sorvete de iogurte natural e calda de hortelã…

    (Ah, sim. Vim parar aqui através do Garfada, umas semanas atrás e virei fã! Já testei algumas receitas, dando os meus toquinhos – troquei o recheio dos wraps por carpaccio e a batata do papelote por inglesa – dadivosa á muito liberta que sou…)

    Beijos!

    Responder
  12. Larissa

    Dadi, eu nunca fiz petit gateau porque sempre tive medo! não me pergunte por quê! mas as pessoas dizem que é só acertar a temperatura do forno e o tempo para assar. Qual a temperatura do forno? um beijo, Larissa.

    Responder
  13. Cláudia

    Dadivosa querida, fui às lágrimas de tanto rir com o post que você indicou. Eles são engraçados demais. A receita também é ótima, só fiquei curiosa com o coulis de laranja… Beijo, Cláudia.

    Responder
  14. Patricia Scarpin

    Dadi, amiga, você é demais da conta – como ficou lindo o seu jeito de arrumar a sobremesa no prato! Quisera eu ter sido um dos felizardos a consumir tamanha delícia!

    Vou lá ler o post – se for como os seus, já sei que será diversão garantida. 😉

    xoxo

    Responder
  15. *thera trico e croche*

    olá,…
    visitando,amei,adorei todas essas delícias,tenho blog de trico e croche,espero sua visita seu parecer e sua amizade,que tal trocarmos os links?o meu é *thera trico e croche*aguardo sua resp:
    bjos,thera-so-ham…

    Responder
  16. Reginaldo

    muito bom, mas deixo registrado que eu compro um brownie, aqueço e coloco sorvete e nunca falhou tambem! O feedback é generoso e abundante! 😛

    Responder
  17. Eugenia

    oi linda…

    coloquei um comentário numa receita antiga de franguinho indiano… tem uma pergunta lá tbm…

    é a primeira vez q faço uma receita sua (as outras eu só leio e baaabo…)

    beijos…

    E. (o peti gateau fica p a próxima…)

    Responder
  18. andrea

    dadivosa, tentei esta receita e não deu certo. na verdade o gosto ficou bom mas na hora que desenformei os bolinhos eles murcharam e ficaram parecendo panquecas. será que não faltou fermento na receita ? o interior também não ficou cremoso, apesar de eu ter deixado assar no tempo indicado. to com trauma de pquenos gatos. isso já aconteceu com você ?
    bj

    Responder
  19. larysse martins

    BOM DIA FIZ EXATAMENTE ESTA RECEITA DE PETIT GATEAU QUE POR SINAL E MT PRATICA POREM, ESTOU COM ALGUNS PROBLEMAS COMO :ASSIM QUE PERCEBO QUE JA ESTA NO PONTO RETIRO DO FORNO PARA PODER RETIRAR DA FORMINHA E SERVI-LO QUENTE POREM ELE MURCHA TODINHO E VIRA UM BOLINHO MT PEQUENO QUE QUASE NAO SE PERCEBE A PARTE DO BOLINHO O QUE SERA QUE ESTA ACONTECENDO ? PRECISO COLOCAR MAIS FARINHA DE TRIGO ?
    OBS : ACRESCENTEI UMA COLHER DE CHA DE BAUNILHA SERA QUE TEM ALGO A VER? AGUARDO RESPOSTA O MAIS RAPIDO POSSIVEL. MT OBRIGADA PELA ATENÇÃO. UM GRANDE ABRAÇO.

    Responder
  20. ryo

    Ah sim, eu ia mesmo comentar sobre essa de Pequeno Bolo, pois depois de ler outras traduções achei estranho, imagino que tenham sido piadinhas internas ou algo do genero.

    Alias, apesar do nome e do esforço para que ele se mantenha frances, isso é pura jogada de marketing novaiorquinho, uma vez que foi lá que essa sobremesa popularizou, não na frança onde ela não é tão comum e “adorada” como por aqui.

    Enfim, foi apenas a titulo de curiosidade isso.

    Responder
  21. Mara

    Oi Dadivosa
    Percebi q vc se esqueceu de incluir as colheres de farinha de trigo na sua receita. Talvez por isso a receita da Larisse nao esteja funcionando (falta dar corpo).
    É so conferir no papo dos 2

    Responder
  22. Paulo cezar

    olá !!! pessoal, achei muito interesante a receita do petit gateau e mais interesante ainda dos comentaristas! só dá sobrenomes de; Said….!!! muito legal todos participando. Estou tirando uma cópia da receita para minha esposa” Luzia” pois quero provar desta maravilha que tanto falam.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail