Tive vontade de jogar fora todas as outras receitas de pão e ficar só com esta. Também tive vontade de arrancar tudo do forno, meter a faca e comer ainda meio cru, tamanho o perfume deste pão de farinha d’água, receita da Neide Rigo.
A Neide Rigo, para quem ainda não conhece, entende tudo de plantas e ingredientes brasileiros, é muito querida e escreve o Come-se. Lá ela explica o que é a farinha d’água e sugere outros usos. A minha eu comprei na feira livre perto de casa. Fiz metade da receita, adaptando com o que tinha em casa, e rendeu dois pães muito dourados e cheirosos.
Receita de Pão de Farinha d’Água
Ingredientes:
- 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco
- 300 ml de água morna
- 1 colher de sopa de mel
- 1/2 colher e sopa de sal marinho
- 1/2 xícara de farinha d´água amarela
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 450 g de farinha de trigo (e um pouco mais para polvilhar a superfície de trabalho)
- 2 formas de bolo inglês
- óleo para untar as formas
Como fazer:
Reserve umas 4 ou 5 horas para ter o pão pronto. Não precisa trabalhar nele esse tempo todo, mas aviso para que você se programe 😉
- Dissolva o fermento na água morna em uma tigela grande. Adicione o mel, o sal e a farinha d’água amarela. Mexa com a colher de pau.
- Acrescente metade da farinha de trigo e mexa bem. Junte o ovo e o óleo, mexa novamente e vá incorporando o restante da farinha aos poucos. Achei melhor trabalhar a massa sobre uma superfície enfarinhada.
- Sove até ela ficar lisa. Resista à tentação de ficar colocando muita farinha a mais. Com a sova, não vai precisar, eu garanto.
- Devolva a massa para a tigela, cubra com um plástico e um pano de prato limpo. Deixe crescer até dobrar de volume. Aqui em casa, foi umas duas horas.
- Unte duas formas de pão ou bolo inglês (se não tiver forma de pão, pode fazer em forma de bolo ou de pudim). É legal que a massa ocupe metade da altura da forma.
- Deixe os pães crescendo por uma hora.
- Preaqueça o forno a 280C por 10 minutos. Enquanto isso, salpique um pouco de farinha de trigo sobre os pãos e, com uma faca afiada, faça cortes na diagonal.
- Leve os pães ao forno a 280C por dez minutos.
- Abaixe a temperatura do forno para 200C e asse por mais 50 minutos. (Fique de olho, pois alguns fornos dizem uma temperatura e produzem outra, esses duas-caras.)
- Retire das formas, deixe amornar em uma grade e sirva.
.*. Dadi Dicas .*.
- As medidas: a minha xícara medidora tem capacidade para 240 ml e a colher medidora, 15 ml.
- Uso uma balança para pesar a farinha de trigo, acho menos arriscado. Caso não tenha uma, calcule metade do pacote de 1 kg e separe um pouco (meia xícara, mais ou menos) para enfarinhar a superfície.
- Para medir o mel, gosto de untar a colher com óleo. Assim, ele não gruda e a quantidade sai exata.
- Os cortes do pão: não é para fatiar até o fim. Faça cortes superficiais mesmo, com delicadeza, sem colocar força na faca. No pão da foto, fiz uns cortes de mais ou menos 0,5 cm.
- Resista! Eu sei que ele vai perfumar a casa toda, vai parecer pronto e dourado antes do tempo regulamentar. Espere, vai valer a pena!
Adorei essa receita. Pena que não tenho farinha d’água aqui em casa, faria agora. Sua foto está perfeita. adorei seu blog, já salvei. um beijo
Se quiser visitar o meu blog, http://www.acozinhadasinhorini.com
Oi, Thais
Eu já fiz a mesma receita substituindo a farinha d’água por farinha integral. Não fica o mesmo gosto ou perfume, mas dá super certo!
Vou ali te fazer uma visitinha!
Beijos ;***
Olá. Comprei farinha d’agua branca, serve??? Obrigada. Beijos.
Em Portugal desconheço o que é farinha de água, assim como o que é água amarela, não posso comer glúten, pelo que não posso usar farinha de trigo. 🙁
Olá, Nita
A farinha d’água é feita de mandioca. Acredito que vai ser um bocadinho difícil encontrá-la em Portugal. Talvez em mercados de produtos brasileiros?
Um beijo