
A ocasião faz o ladrão…e também o cozinheiro! Estava com ganas de comer um frango ao curry com arroz de jasmim, mas olvidei-me de pôr o arroz a cozinhar e a fome foi maior do que a paciência, de forma que empreguei o que me ocorreu na hora: talharim instantâneo. Ficou tão espetacular que resolvi dividir com a leitora e o leitor o meu improviso. A receita é para uma porção:
A ocasião faz o ladrão…e também o cozinheiro! Estava com ganas de comer um frango ao curry com arroz de jasmim, mas olvidei-me de pôr o arroz a cozinhar e a fome foi maior do que a paciência, de forma que empreguei o que me ocorreu na hora: talharim instantâneo. Ficou tão espetacular que resolvi dividir com a leitora e o leitor o meu improviso. A receita é para uma porção:
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1/2 peito de frango cortado em quadrados
- 1 cebola pequena cortada em gomos
- 1 cenoura em rodelas beeeeeem finas
- 1/2 xícara de ervilhas
- 2 colheres de sopa de curry em pó
- 250 ml de iogurte natural
- sal a gosto (não pode exagerar)
- 1/2 pacote de macarrão instantâneo sem o veneninho ou meia placa de talharim instantâneo (daqueles que vêm numa embalagem comprida)
- salsinha desidratada para polvilhar
Como fazer:
- Antes mesmo de ligar o fogo, recomendo deixar os ingredientes separados, pois a cocção é bastante rápida.
- Aqueça o óleo numa frigideira grande ou panela wok e deite ali o frango.
- Quando o frango estiver branquinho, adicione a cebola e mexa até que ela fique transparente, depois junte a cenoura. Polvilhe metade do curry e incorpore. Se ameaçar grudar no fundo, adicione um pouquinho de água quente, não mais do que 1/4 de xícara.
Caso a leitora e o leitor não estejam habituados a esse tempero, recomendo, por cautela, usar uma colher de chá como medida inicial no lugar da colher de sopa. É possível adicionar mais no final. - Quando a cenoura estiver macia, agregue as ervilhas e revolva tudo.
- Misture a outra metade do curry no iogurte, que vai ficar num amarelinho simpático e despeje o creme sobre o frango.
Aqui, novamente, por precaução, você pode ir dosando a quantidade de curry para adaptar o tempero ao seu gosto. A quantidade que usei originalmente não deixou o prato nem muito forte, nem muito fraco, apesar de eu gostar bastante de um curry bem picante. - Quando aquecer, abra caminho no meio, arrumando o frango e os legumes para a borda da panela, formando um laguinho. É nesse laguinho que você vai colocar o macarrão.
- Abafe a panela e aguarde uns três minutos, espiando na metade do tempo para separar a massa com um garfo e cuidar para não queimar.
- Prove o sal, adicione uma pitada se for preciso e sirva polvilhado com a salsinha desidratada.
A leitora e o leitor verão na foto que minhas rodelinhas de cenoura não foram muito finas. Isso ocasionou uma demora inesperada para amaciar, fato que ignorei e comi como se as rodelinhas crocantes fizessem parte do plano desde o início… mas cozidinhas teriam ficado mais gostosas 🙂
Que delícia dadi, essa não poderei deixar batido.
Dadivosa!! Realmente deve ter ficado tuuudo de bom. Ai, ai, tô até com fome de novo… rsrs
Hummm! Parece delicioso e além disso bem fácil! Adorei a idéia!
Amo o curry! A receitosa parece muito gostosa e com um pézinho na Tailândia ou vizinhos, né?!?!
Mas, to com problema pra deglutir frango: coisa de quem já teve contato com granjas…talvez com um caipirinha de honesta procedência…
amo curry bem picante! compramos sempre na Liberdade =)
=***
também adoro curry :))
e que pratinho mais prático! 😀
Ador comidinhas indianas!
E esse franguinho com curry me dixou desejosa.
Vou testar a receitinha e deposi te conto!
Bjs
Queridas, quem gosta de curry pode adicionar um plus extra a mais nessa receita, juntando gengibre, cominho em pó, mais pimenta… fica de adormecer a boca! ahhaha
;***
Que delícia de receita e super fácil e rápido! Do jeito que eu gosto!
Adouuuuro curry! E acho que esta receita até eu consigo fazer! Eba!
Ah, amei o ‘veneninho’ do macarrão instantâneo.. rs
Bjs
Pingback: esquizophonia » A arte do miojo advanced
Há pouco tempo conheci o site mas já sou fã!!! Estava mesmo procurando uma receita rapidississíssima pra fazer hoje com o frango e os legumes que estavam dando sopa na geladeira… mas como a preguiça de ir ao mercado era maior do que eu, fiz algumas adaptações: ao invés do iogurte, fiz um copo de molho branco e também coloquei um pimentão vermelho em quadradinhos ao invés das ervilhas… usei aquela massa fresca e ficou divino!!!! Parabéns pela idéia e pela praticidade da receita!!!
Beijos