Focaccia com Alecrim


Ingredientes :

  • 4 tabletes de fermento fresco para pão (60 g)
  • 2 xícaras de leite morno (480 ml)
  • ¾ de xícara de manteiga (150 g) em temperatura ambiente
  • ¾ de xícara de açúcar (135 g)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 kg de farinha de trigo + um punhado para polvilhar a forma
  • ¼ de xícara de azeite de oliva (60 ml)
  • 3 ramos de alecrim desfolhados (sem aquele galhinho duro, só com as folhas)
  • 1 colher de chá de sal grosso (aquele para churrasco)

Como Fazer:

1. Em uma tigela grande, esmague os tabletes de fermento e junte a eles uma colher de sopa de açúcar. O fermento vai ficar líquido. Adicione meia xícara de leite morno, mais uma colher de sopa de farinha de trigo, misture bem, cubra com um pano e deixe descansar. A mistura vai virar uma espécie de esponja. Num dia quente, isso não leva mais do que 10, 15 minutos.
2. Sobre essa esponja, derrame o restante do leite, a manteiga em temperatura ambiente, o restante do açúcar, o sal e misture bem com uma colher de pau.
3. Vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo com a colher até que a massa fique consistente o bastante para amassar com as mãos. Continue a incorporar a farinha, desta vez com a mão na massa. Coloque menos farinha de cada vez, para ficar mais fácil de trabalhar a massa. Utilize toda a farinha do pacote.
4. Deixe a massa descansar, coberta por um pano, por 30 minutos.
5. Nesse momento, ligue o forno na temperatura média e polvilhe uma assadeira bem grande com farinha. Não é necessário untar.
6. Passados os 30 minutos de descanso, arrume a massa na assadeira polvilhada. E agora vem a melhor parte: com as pontas dos dedos, faça buraquinhos em toda a superfície da massa. Derrame o azeite e espalhe delicadamente com as mãos. Polvilhe com o alecrim e o sal grosso.
7. Leve ao forno médio preaquecido até dourar.

Tempo estimado: umas duas horas de entretenimento.

Dicas (ou “lições que aprendi hoje”)
– Não subestime o poder de um bom avental…
– Quando a massa vai ficando mais durinha, diminua a quantidade de farinha que você adiciona a cada vez, para ficar mais fácil de misturar. No finalzinho, eu apenas polvilhava a bola de massa e amassava até a farinha sumir novamente.
– A massa não é salgada, então imagino que possa trocar a cobertura por pedacinhos de queijo e goiabada, farofa doce, maçã cozida com canela…



Um comentário em “Focaccia com Alecrim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Oeufs en Cocotte

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail