Creme de Cenoura ‘Concentrado’ com Laranja e Iogurte

Já tinha lido em algum lugar sobre o uso de bicarbonato de sódio para cozinhar cenouras e abóboras… e seu ‘poder’ de concentrar esses sabores. Com todos os (poucos) ingredientes em casa, escolhi a receita de creme de cenoura do blog El Comidista, que adaptei aqui e ali.

Receita de Sopa de Cenoura com Laranja

Ingredientes (rende 4 porções)

  • 750 g de cenouras
  • 50 g de manteiga (a receita original pede 100g, achei por bem diminuir e funcionou)
  • sal
  • 1/2 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio
  • 100 ml de água ou caldo caseiro
  • 4 laranjas
  • 1 pote (200g) de iogurte natural não adoçado
  • a erva fresca de sua preferência (no original era coentro, usei cebolinha verde)
  • flor de sal (opcional)

Como fazer:

  1. Descasque e corte as cenouras em rodelas de mais ou menos um centímetro.
  2. Transfira o iogurte para um pote, junte uma pitada de sal e misture com um batedor de arame por mais ou menos um minuto. Reserve na geladeira, coberto com plástico filme, até a hora de servir.
  3. Derreta a manteiga em fogo baixo, numa panela grande de fundo grosso, adicione o bicarbonato,  meia colher de chá rasa de sal (você pode ajustar o sal depois), as cenouras e misture.
  4. Cubra a panela com a tampa e cozinhe, em fogo baixo, por 30 minutos. Dê uma espiada de vez em quando e remexa um pouco as cenouras. Elas formarão uma camada cor de caramelo, é normal.
  5. Desligue o fogo, junte a água ou caldo e triture tudo (com mixer de mão ou no liquidificador, com cuidado).
  6. Na hora de servir, reaqueça a sopa (se for tomá-la quente), junte o suco recém-espremido das laranjas e misture bem. Divida a sopa em quatro tigelas, coloque por cima o iogurte preparado, salpique a cebolinha verde picada e, se quiser, um pouco de flor de sal.

As cenouras ficam incrivelmente doces (quase enjoativas) e o iogurte faz toda a diferença aqui. A receita é tão fácil e prática que vale a pena espremer essas quatro laranjinhas na hora, pois suco de caixinha nesse caso ‘não vai ornar’ :). Se você achar que não vai dar conta de consumir tudo na hora, guarde a sopa antes de adicionar o suco, para que ele não amargue.

 



2 comentários em “Creme de Cenoura ‘Concentrado’ com Laranja e Iogurte

  1. Lita

    Olá!
    Receita maravilhosa, porém, como nutricionista que sou, devo alertá-la que embora o bicarbonato “ressalte” cor e sabor dos alimentos, também destrói nutrientes importantes dos alimentos, infelizmente….
    Parabéns pelo site.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Jogo Americano

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail