
Não tive sossego desde que essa receita apareceu no Rainhas do Lar.
Um belo dia, ao chegar exausta em casa, a vontade de fazer o chutney foi mais forte do que eu. Saí para comprar as frutas e o vinagre de maçã e voltei faceira com as sacolinhas para fazer a receita em dobro.
Minhas anotações:
- Usei dois abacaxis-pérola, já descascados, que de boba não tenho nada.
- Creio que cortei cubos grandes demais, pois o trem não despedaçou nem ficou com consistência de geléia. Gostei assim mesmo, mas da próxima cortarei cubos menores.
- O tempo de cozimento chegou a uma hora e vinte, mais ou menos.
- O aroma desprendido da panela é inebriante.
- Temo que terei de fazer mais, pois minha herança genética vó-dinahzística provoca-me pensamentos obsessivos envolvendo falta de comida (e sempre sempre sobra muito).
Contei com os préstimos da querida Rainha Faby para confirmar se meu processo de esterlização de vidros era pertinente. Receio tocar fogo no mundo, como bem sabem. Mas estava tudo certo, fiz assim:
- Lavei muito bem os vidros e suas respectivas tampinhas.
- Numa panela rasa e larga, coloquei água até a metade da altura
- Levei a panela ao fogo e, com todo o cuidado do mundo e mais um pouco, fui mergulhando os vidros limpos, um a um, de boca para baixo, de ladinho primeiro para beberem um pouco da água e não ficarem boiando.
- Coloquei as tampinhas nessa água também.
- Quando a água ferveu, contei dez minutos e desliguei o fogo.
- Deixei todos ali, de castigo, até esfriarem a cuca.
- Retirei com cuidado, sequei com um pano limpíssimo e empreguei.
Obrigada, Faby, por mais essa! ;***
P.S: Dadivosa também é gente, fiiiilha! Estou de semi-férias, mas continuo a publicar algumas receitas inéditas e novos escritos, só que com menor freqüência, talvez. Passo por aqui para ler os comentários e deixar um beijo para a Leitora e o Leitor queridos.
Amiga Dadi,
1. tb fiz o chutney,
2. tb ficaram grandes os meus pedaços de abacaxi,
3. boas férias!!!! e
4. um mega-super-ultra-hiper 2007 pra vc, com toda a felicidade a q vc tem direito, e mais um pouco!!!
Bjos!
Dadi, esta receita está famosa. A vi também no Fouet. E esta foto está imoral de táo bonita. Quase vou pra tirar a tampa e me servir.Vc já volta arrasando.bjs
amo chutney de tudo…rs..rs… mas de avaxaxY ainda não provei..rs… e como disse Valentina, essa receita ta famosa, e vou ter que fazer qualquer dia desses…
BOAS FÉRIAS!!
bjs
afff – leia-se ABACAXY… (que horror…rs)
Dadivosa, esta foto esta arrasadora e este chapeuzinho na tampa ficou um charme so! Espero que divirta-se bastante e aproveite suas mini ferias, amiga! Bjs
Oi Dadi, qe lindo ficou seu chutney!!! Então, eu prefiro com alguns pedaços mesmo, mas discretos, sem que todos desmanchem manja? Acho que assim acompanha melhor os assados mas…é questão de gosto mesmo. Agora…uma hora e vinte minutos???? Nooossa! Eu faço em 40,50 no máximo! 🙂 Será que meu fogo é que é ligeiro demais? rsrsrsrsrs
Beijuca!
Oi,Dadi!
Voce já comeu chutney de abacaxi com pimenta vermelha?
É uma delícia e estou procurando a receita, se vc tiver daria para vc me passar,por favor?
Beijos….
Sonia Novaes