Batatas Gratinadas com Shiitake

Dizem que o bom mesmo para fatiar regular e finamente qualquer vegetal é a tal da mandoline, espécie de ralador manual afiadíssimo que, nas espécies mais garbosas, exibe sua lâmina ultra-cortante enquanto equilibra as patinhas delgadas sobre a bancada da cozinha e oferece seus préstimos a criaturas bastante menos estabanadas do que eu. No fim de semana uma dessas me capturou a atenção pela vitrine. Cheguei mais perto, peguei a caixa, olhei, namorei, bisbilhotei e resolvi que só ia comprar um utensílio de tamanha periculosidade quando conseguisse a proeza de não me cortar com minhas facas cegas por três meses.

Para cortar essas batatas assim, quase transparentes de tão finas, empreguei uma prosaica faquinha serrilhada de churrasco, daquelas com cabo de madeira, com a ponta meio torta e os dentes meio gastos. Logrei meu intento e, por hoje, nada de lascas nas falanges, furos nas pontas dos dedos ou manicure arruinada. Imbuída de tanta concentração para não decepar os dedos, optei por uma receita muito fácil, rápida e rasteira:

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de cogumelos shiitake em fatias desidratados
  • 1 xícara de água quente
  • 1 dente de alho
  • 3 batatas médias
  • 1/2 xícara de iogurte natural
  • 1/4 xícara de requeijão (de copinho)
  • azeite
  • sal e noz-moscada a gosto
  • galhinhos de tomilho

Como fazer:

  1. Deixe o shiitake de molho na água quente por uns 20 minutos. Escorra o cogumelo e reserve a água.
  2. Ligue o forno para preaquecer.
  3. Descasque o alho, corte-o ao meio no sentido do comprimento, descarte aquele miolinho (dizem que dá gosto ruim, não me arrisco!) e corte-o em fatias finas.
  4. Numa frigideira anti-aderente, aqueça o alho com um fio de azeite, junte o shiitake, uma pitada de sal e refogue só para aquecer. Junte a água reservada, baixe o fogo e deixe reduzir até a metade.
  5. Enquanto isso, descasque e fatie as batatas com sua faca de estimação ou, se tiver destreza, sua mandoline.
  6. Unte com azeite uma forma pequena que possa ir ao forno. Cubra o fundo com uma camada de batatas, salpique quase nada de sal e um pouquinho de noz-moscada ralada na hora.
  7. Sobre a primeira camada de batatas, despeje o shiitake refogado, com água e tudo. Cubra com o restante da batata, mais uma pitada de sal e noz-moscada. (Caso sua forma seja menor, problema algum, é só aumentar o número de camadas. Vai ficar até mais bonito!).
  8. Misture o requeijão e o iogurte (leve ao microondas por 30 segundos, se estiverem muito gelados), despeje sobre as batatas e finalize com galhinhos de tomilho ou outra erva que estiver passeando por ali. Cubra com papel alumínio, deixe 20 minutos em forno baixo, retire o papel e deixe mais 10 minutos, agora em fogo alto. Se achar por bem, adicione pedaços de manteiga ou queijo para corar. Como cada forno costuma se comportar de um jeito, recomendo ao Leitor e à Leitora que espiem suas batatas de vez em quando para ver se já estão no ponto.


16 comentários em “Batatas Gratinadas com Shiitake

  1. octavio

    Boa tarde,

    O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

    Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

    Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou https://pt.petitchef.com)

    Para se inscrever no Petitchef clique aquí https://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link https://pt.petitchef.com e clique em “Adicionar o seu blog-site” sobre a barra laranja.

    Atentamente,

    Octávio
    Ptitchef.com

    Responder
  2. Roberta

    Dadivosa,

    Estou apaixonada pelo seu blog e suas receitas!!!
    Estou começando a me aventurar na cozinha e tenho me apaixonado cada vez mais por esse universo!!! Obrigada por coisas tão linda e que me parecem deliciosas!!
    beijo gde!

    Responder
  3. Dadivosa

    Fer, o casamento dá certíssimo, vai por mim :)

    Dani, a Sílvia, do Doce Casinha (https://docecasinha.blogspot.com) também é apaixonada por batatas. Se ainda não passou pelo blog dela, recomendo a visita!

    Octavio, obrigada pelo convite.

    Roberta, seu blog é uma delícia, adorei saber como foi que você começou a cozinhar. Voltarei sempre!
    ;***

    Responder
  4. Leilah

    Delícia!!! Sou tarada por batatas, como de todo jeito, e fico paquerando pelo vidro do forno enquanto elas gratinam, com aquele olhar sabe..kkkkk, pobres indefesas batatas! rs
    Adorei sua receita, vou fazer quando tiver shitake em casa. Penso que dá pra variar bem nas receitas com batatas, uma coisa q gosto mto de assar com elas são sardinhas enlatadas, no caso com algumas rodelas de cebola, é bom tb!!
    Beijão Dadi!

    Responder
  5. Ceres

    Lu Gastal indicou o blog da Kika, gostei e fui olhar quem a Kika lia. cheguei aqui e parei. e continuo parada e encantada! voltarei sempre!!! parabéns pelas receitas e pela escrita descontraida, alegre e interessante!!!

    Responder
  6. Rita Palita

    Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (https://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

    Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

    Te esperamos por lá.

    Bjkas

    Glau, Renata e Rita Palita

    Responder
  7. Rodrigo

    Parabéns pelo site! Sempre passo por aqui para me inspirar na cozinha.

    Uma pergunta: você já colocou alguma receita de raclete?

    Responder
  8. tutucha

    amei a receita, ja passei para frente, a unica sugestão se me permite e o corte das batatas, tem um ralador japones que corta em tiras finissimas, e eu ja utilizei para fazer este prato e ficou muito bom…! e o melhor custa baratinho em lojas de multi coisas.
    parabéns pela receita ! esta vai para o meu blog!!

    Oi, Tutucha. Obrigada pela dica, vou ficar de olho nesse ralador japonês. Um beijo ;***

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Bataturgente

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail