Vegetais na Banheira

Pimentinhas na Banheira

Essas ruborizadas pimentinhas foram flagradas em pleno banho, minutos antes de serem fatiadas para compor uma bela conserva com azeite.

Quis fotografá-las para ilustrar uma dica que há tempos ensaio passar à leitora e ao leitor queridos.

Quando forem higienizar vegetais (sejam eles folhas, legumes ou mesmo frutas), use uma ou duas colheres de sopa de vinagre branco na água do banho.

Isso porque a acidez do vinagre ajuda a desprender as sujidades mais facilmente. Em seguida, lave bem em água corrente.

P.S: Dadivosa também é gente, fiiiilha! Estou de semiférias, mas continuo a publicar algumas receitas inéditas e novos escritos, só que com menor freqüência, talvez. Passo por aqui para ler os comentários e deixar um beijo para a Leitora e o Leitor queridos.

.*. Atualização .*.

O Vitor Hugo, leitor prendado e conhecedor da Química, corrigiu-me com muita propriedade ali nos comentários. Segue um trecho:

“Para limpar e ter certeza de que está limpo: tem que suar hipoclorito de sódio (Q-Boa, Candida, água sanitária) mesmo, para cada litro de água limpa uma colher de sopa (8mL em média), deixar por no máximo 20 minutos, e deixar secar sob uma toalha limpa. Assim, o cloro evapora, o enxague não é recomendado porque a água pode contaminar os alimentos novamente.”

Publicado por Dadivosa em


6 comentários em “Vegetais na Banheira

  1. Vitor Hugo

    Para higienizar mesmo os alimentos, o vinagre não ajuda em nada. Apenas tempera a água, pois o seu ácido (no caso o ácido acético) é muito fraco, e pouco se ioniza.

    Para limpar e ter certeza de que está limpo: tem que suar hipoclorito de sódio (Q-Boa, Candida, água sanitária) mesmo, para cada litro de água limpa uma colher de sopa (8mL em média), deixar por no máximo 20 minutos, e deixar secar sob uma toalha limpa. Assim, o cloro evapora, o enxague não é recomendado porque a água pode contaminar os alimentos novamente. Somente pode enxaguar estabelecimentos em que a qualidade é comprovada, ou seja, ela foi analisado por algum laboratório que atestar a qualidade.

    Responder
  2. Cris

    Dadi, que foto linda! Gostei do contraste das cores. Eu só lavo minhas verdurinhas com puriverd, a base de hipoclorito, e seco numa centrífuga que as deixa bem sequinhas, elas até duram mais na geladeira. Beijos!

    Responder
  3. Yuri Vasconceloss

    uma forma de limpar é para tirar agrotoxicos que impregnam na superficie dos vegetais: usamos limão ou vinagre depois lavamos muito bem para usar bicarbonato de sodio. Fica 20 minutos em cada das duas etapas e entre elas 5 minutos na água.

    O POREM: 95% dos agrotoxicos utilizados ficam integrados ao alimento! Mas pelo menos alem de limpar tiramos 5% dos agrotoxicos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Refogado Afogadinho

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail