Silicone: Prós e Contras

Não há como negar que eles são mais vistosos, chamam a atenção e ornam o derredor. Puristas podem até torcer o nariz, mas o silicone não dá sinais de que vá cair em desuso tão cedo.

Sendo uma jovem-senhora-moderna-à-moda-antiga, preciso confessar que gosto muito das coisas mais originais, de raiz, ao mesmo tempo que não resisto a uma novidade, principalmente quando é esteticamente superior!

Espátulas, formas, pincéis e outros utensílios feitos de silicone vêm em uma infinidade de cores e formatos. Antes de adquirir meu primeiro exemplar, há uns 2 anos, fui pesquisar sobre o material para saber se era mesmo seguro para entrar em contato com alimentos.  E descobri que essas belezuras estão, sim, em conformidade com as normas internacionais e são recomendados para o uso culinário (Desde que, obviamente, sejam de uma marca confiável. Se for barato demais da conta, desconfie.

Isso posto, vamos à lista de PRÓS:

  • São coloridos e têm formatos graciosos.
  • Flexíveis, pode ser amassados para o armazenamento, sem que percam seu formato original.
  • São totalmente antiaderentes, com superfície mais confiável do que outros revestimentos.
  • Têm microporos que distribuem melhor o calor, evitando que os cozinhados queimem de um lado só.
  • Chegam a durar 30 vezes mais do que as formas convencionais.
  • Não acumulam resíduos, sendo portanto mais higiênicos.
  • São mais fáceis de lavar e conservar.
  • São infinitamente mais eficientes na hora de desenformar, sobretudo para quem não tem muita prática/paciência, como eu.

Agora a lista de CONTRAS, totalmente baseada em minha experiência pessoal e intrasferível:

  • Toda essa flexibilidade nas formas de bolo e de pão pode constituir um problema para mãos aparvalhadas como as minhas. É preciso um cuidado extra no manuseio para não derramar toda a massa pelo chão da cozinha, escorregar e quebrar um dente (felizmente não aconteceu… ainda!).
  • Ainda sobre a flexibilidade, é sempre bom valer-se de um tabuleiro tradicional para levar o bolinho ao forno e para servir de base durante o cozimento. Fica mais fácil para transportar e, no caso das forminhas de muffin, evita que cantinhos da forma escorreguem pela grade.
  • Pode ser implicância minha, mas sinto que o silicone libera um leve odor de plástico, sobrepondo-se de certa maneira ao cheirinho bom do bolo.
  • Custam mais caro.
  • Tenho a impressão de que não deixa a casquinha de pães, pizzas e tortas tão dourada e crocante como nas formas tradicionais.

No frigir dos ovos, posso dizer que vale o investimento de siliconar a cozinha, mas é bom ter alguns itens de alumínio como apoio.

Dicas de conservação para formas de silicone

  • É recomendável que você unte a forma na primeira e segunda vez que for utilizá-la. Depois não será mais necessário, dizem os fabricantes. Eu prefiro untar sempre.
  • Para lavar, utilize sempre a parte macia da esponja, pois o lado abrasivo pode arruinar a superfície lisa da forma. Caso algum respingo de massa queime nas laterais, basta deixar um pouquinho de molho na água.
  • Procure usar sabão neutro, daqueles em pedra, pois alguns detergentes também são muito abrasivos.
  • Muito embora algumas marcas aleguem que seus utensílios podem ir à lava-louças, não gosto de arriscar.
  • Em hipótese alguma deixe de desenformar o bolinho ou o pão, para não correr o perigo de um assaltante de cozinha desavisado passar a faca para roubar um naco e acabar arruinando seu belo utensílio!

Receitas para usar suas formas de silicone

Se você já tem formas de silicone, mas não sabe como usá-las, dê uma voltinha pelo site. Tem muita receita boa de bolo, pão e torta que você pode usar. Para ajudar, fiz uma pequena seleção para forminhas de muffin ou cupcakes:

Não quer perder nenhuma dica, receita ou novidade do Dadivosa? Curta a página no Facebook e lembre de marcar as opções “Obter notificações”, depois “Mostrar no feed de notícias”.

Publicado por Dadivosa em


69 comentários em “Silicone: Prós e Contras

  1. Patricia Scarpin

    Dadi, adorei o post – você escreve de um jeito tão bacana/divertido, amiga. :D

    As únicas formas de silicone que comprei foram para muffins, gostei bastante pois são práticas (não untei nem da primeira vez que usei). Mas tenho que tomar cuidado ao usar pois o fundinho do muffin/cupcake assa mais rapidamente que o resto.

    É só pegar na forma e os bolinhos já saltam sozinhos pra fora.

    Responder
  2. Karla

    Dadi, adorei o post.
    Quando as usei fiquei extremamente desconfortável com o cheirinho de plástico que senti, mas perguntava a quem tava junto se sentiam e ninguém confirmava. Gosto de colocar uma raspinha de limão nos meus bolos pra café e sentir a casa invadida pelo cheiro de bolo assando. Definitivamente o silicone interfere nesse cheiro.
    Obrigadíssima, não tô me sentindo tão ultrapassada.
    Beijo

    Responder
  3. Dadivosa

    Queridas Patrícia e Karla, concordo com vocês duas: fáceis de desenformar, porém soltam aquele cheiro de plástico.

    Eliana, acho que pode ser por causa da interferência no cheirinho do bolo, você não acha? Eu fiquei no meio do caminho: tenho as de silicone, mas também as de alumínio e de teflon. Mas olha, as espátulas valem muuuito a pena, pertencem a outro nível de solução! haahah
    beijos

    Responder
  4. Renata

    Eu adoro forminhas de silicone, mas dependendo do bolinho, acho que ainda vale usar a velha forminha de alumínio para evitar acidentes no percurso até o forno, além de dar a sensação de que o bolo vai ficar firmezinho :)
    Logo que comprei, as formas tinham um cheiro bem forte. Mas não consigo me lembrar do cheiro da última vez que usei uma delas pra fazer o pão. Ou o cheiro diminui à medida que ela é usada ou a proprietária se acostuma e passa a não se incomodar mais :D

    Beijos!

    Responder
  5. Gorete

    Tenho somente espátula e formas de silicone. Os materiais são atraentes, práticos, e não me dei conta do cheiro de plástico (vou ficar mais atenta). Entretanto, não vejo seu uso muito disseminado; talvez, porque ainda persista a insegurança no uso de novos materiais na cozinha. Creio que a restrição reside mais no desconhecimento de suas funcionalidades do que no conservadorismo.
    Bj

    Responder
  6. Maria Helena

    Ola.

    Esse é meu primeiro comentário aqui, mas confesso que andei “espiando” várias vezes. Adoro o jeito como você escreve e também as receitinhas!!!

    Quanto ao silicone…rs… não vivo mais sem as espátulas, mas ainda não experimentei as formas… Também fico com a sensação de que não vou gostar!! rsrs Vai ver que é por conta do tradicionalismo das formas de alunínio e anti-aderentes!! rs

    Posso colocar seu site nos favoritos do mau (simplório) blog??? ;)

    Beijocas!

    Responder
  7. Dadivosa

    Renata, será que não usei as minhas o suficiente? Serei *obrigada* a testar mais receitinhas, então… :)

    Eliana, se quiser doá-las, estou às ordens! Prometo cuidar delas direitinho…

    Gorete, acho que a restrição é também financeira, pois custam umas 10 vezes mais. No caso de forminhas pequenas, então… enquanto aquelas de empada valem R$ 2,00 a meia-dúzia, as equivalentes de silicone chegam aos R$ 40,00.

    Cissa, de vez em quando esbarramos em alguma promoção interessante. Recomendo começar por alguma peça mais barata para testar se você gosta mesmo.

    ;***

    Responder
  8. Dadivosa

    Dani, você é meio? Eu sou completamente!
    Mas com esse truque de colocar a forma de silicone dentro de um tabuleiro antes de despejar a massa e levar tudo ao forno com o auxílio do apoio de alumínio funcionad de verdade, não tem perigo. E olha que sou estabanada!
    ;***

    Responder
  9. Ferc

    Oi Dadivosa!
    Faz tempo tb que espio seu blog, cheguei aqui pelas rainhas do lar e daqui já cheguei em outros blogs, criando um itinerário diário que é uma delícia!!!!
    Legal vc falar dos silicones, pq eu tenho a forma de muffins, acho ótima e acho tb que o cheiro diminui com o uso. Mas desde a primeira vez que usei ela ficou preta por dentro, tipo queimada mesmo e eu não consigo tirar de jeito nenhum!!!!! E olha que untei bem! Então venho juntar minha experiência às demais desastradas culinárias desse mundão de Deus! hehehehe
    Um grande abraço e parabéns pelo blog!

    Responder
    1. Patricia

      Aconteceu comigo tambem, minha forma e grande, fiz bolo de cenoura… e a impressao que tenho e que o silicone esta queimado mesmo!!! A minha forma e azul e esta horrivel toda manchada!!

      Responder
  10. Neile

    Oie, Dadi…

    Adoro seus serviços de utilidade pública!!! E neste caso, por tudo o que li…não adotarei (ainda) o silicone…tentada já fiquei…mas, sou meio (?) conservadora em certas coisas…e cheiro de plástico?? meu olfato é sensível por demais..com certeza não comeria se sentisse o aroma antes…
    Então, fico com as convencionais e experimentarei as espátulas, porque também não dá pra ser retrógrada, né?!?! Ainda sobre suas maravilhosas utilidades – agora públicas – estou podendo com a Magika também!! T-u-d-i-b-o-m!! Se for fêmea, fotografo e te mando uma criação nesta sua indicaçao sensacional! Valeuz

    Beijocas e bótimo feriado.

    Responder
  11. Akemi

    É rindo que se aprende! Por incrível que pareça, tirei minhas forminhas de silicone ontem da embalagem para lavar e deixá-las no jeito para serem usadas. Fiquei preocupada com este cheiro de plástico, mas ele não impregna no bolo ne?
    Sabe que na embalagem destas forminhas, o fabricante fala para untar e enfarinhar sempre antes de usar? Fiquei encafifada com isto, pois sempre ouvi dizer que estas formas de silicone não precisam ser untadas…

    Responder
  12. Regina

    Olá Dadivosa, tbém sou fã das turbinadas como diz meu marido, aos poucos quero completar a coleção. Engraçado que nesse mesmo dia eu fiz um post sobre minhas últimas aquisições e entro aqui e vejo vc comentando sobre elas! :)) Assim como a Eliana não fui feliz no meu primeiro bolo, grudou o fundo e ficou feio na hora de desenformar. Espero q das próximas vezes funcione.
    Bjos
    Regina

    Responder
  13. Dadivosa

    Ferc, seja bem-vinda! As minhas formas de muffin sempre funcionaram boninitinhas… você untou com o quê? Eu unto com margarina, sempre usando um pincelzinho porque fica mais fácil de cobrir todas as saliências e reentrâncias. Não desista, não! Muito obrigada pela visita e pelo comentário!

    Neile, estou rindo aqui com sua mágica-fêmea :D Você não vai se arrepender! Afora que essa marca dura por gerações e gerações… é uma excelente aquisição, parabéns!
    Olha, o cheiro de plástico não fica impregnado do bolo, vai embora tão logo você desligue o forno. Fique tranquila :D

    Akemi, pois eu fui checar na embalagem do produto e eles recomendam que se unte a forma nas duas ou três primeiras vezes em que utilizar. Depois não vai mais precisar. Acho que é meio que para “temperar” a bichinha, igual como se faz com wok. Mas pode ser que a coisa “vareie” de fabricante para fabricante… ou dependa da receita… na dúvida, untarei sempre hahahah.

    Regina, seja bem-vinda! Espreitei seu site e já gostei muito! Voltarei para olhar com bastante calma. Quanto a untar as formas, recomendo que seja com margarina, pois o óleo escorre na parede lisa do silicone e a proteção fica desigual. Também não recomendo enfarinhar formas untadas com óleo, pois fica um pouco melequento. Obrigada pela visitinha e pelo comentário!

    Vitor, as espátulas são maravilhosas. Caso queira arriscar, recomendo que inicie por forminhas menores, para ir se acostumando com a idéia.

    ;***

    Responder
  14. Silvia Arruda

    Eu achei este post muito proveitoso. Não tenho (ainda) nenhuma fôrma de silicone, mas estou morrendo de vontade comprá-las (inclusive uma de pizza). Foi bom saber destas dicas, assim, quando eu tiver as minhas, sei exatamente como proceder..
    Bjos

    Responder
  15. kozinheiro

    acabei de achar essa pagina.. com licenca…

    fiquem longe das luvas de silicone, podem ser mais higienicas mas escorregam q eh uma beleza!!

    Responder
  16. Cris

    As formas são práticas, coisa e tal… Mas não formam aquela casquinha bem levemente durinha nos bolos! É como se o fora fosse o mesmo do dentro e vice-versa. Sei lá, tenho receitas que ficam melhor com essa leve diferença entre as texturas, como um bolo de chocolate que, sem o exoesqueleto, desmonta de tão fofo, ou um bolo de bacalhau e batata. Parafraseando um grande amigo, “com silicone não é a mesma coisa”…

    Responder
  17. Erika

    Adorei a minha forma de silicone, mas a massa que respindo nas bordas e queimou não desgrudou deixando de molho na água. Uma parte da forma, até manchou. O que eu faço?

    Responder
  18. Julia

    Olá
    adorei os comentários mas infelizmente eu não tive sorte, comprei uma fôrma de silicone no final do ano e tenho insistido em usar mas sempre passo raiva, tenho obrigatoriamente que untar caso contrário gruda! E mesmo untando fica uma crosta nas beiradas, essa crosta não sai fácil, no começo eu só deixava de molho e depois esfregava (eu uso esponja macia sem a parte abrasiva por causa dos meus teflons – tenho teflons de 18 anos de uso – a esponja abrasiva fica de lado só para emergências), mas agora nem deixando de molho sai, eu acabo tendo que raspar com um raspador de plástico, o que a meu ver invalida tudo. Eu só insisto em usar aquela tranqueira porque paguei muito caro para encostar tão cedo mas a vontade é de jogar no lixo. Uma tremenda decepção! E lendo tantos comentários elogiosos eu tenho vontade de chorar pois eu fiz tudo certinho, segui todas as instruções, não uso forno forte, untei nas primeiras 5 ou 6 vezes antes de tentar não untar, etc., a intenção era comprar a coleção toda…
    Tem mesmo cheiro de plástico, especialmente no início do uso mas depois diminui. Receitas muito líquidas são um desastre, já derramei muitas vezes até pegar o jeito.
    Um abraço

    Responder
  19. claudia

    dadivosa, adorei suas dicas, voce tirou d uma só vez todas as minhas duvidas,tava aqui navegando e procurando essas informações,acabei de ganhar uma forma de silicone,estou eu aqui olhando prá ela e ela prá mim,sem muita intimidade,depois das sua dicas vou arriscar e fazer um bolinho.valeu um abraço!

    Responder
  20. Glaucia

    Ótimas dicas!
    Hoje, pela primeira vez, vou usar forminhas de silicone. Comprei as de fazer muffins, e não sabia como usá-las direito. Suas dicas foram perfeitas!
    Obrigada!

    Responder
  21. Mônica

    Hoje ganhei duas fôrmas de silicone, a minha dúvida é a seguinte : Será que elas podem ir direto ao forno sem ser necessário colocá-las sobre algum objeto? Quanto as dicas acima são ótimas!

    Obrigada!

    Responder
  22. Corina

    Dadivosa

    Estou procurando fornecedores de silicone na forma de folhas planas (tipo tapete) para utilizar como um tapete de altura de, no máximo, 0,8 cm cujos desenhos, vazados, permitam que sejam preenchidos com chocolate, que são retirados apos a cristalização dos chocolates.
    Na Europa são chamados de chablon e substituem as formas tradicionais de chocolates.
    Obrigada

    Corina

    Responder
  23. Teresa Maria Estrela Martins

    Tenho uma coleção de formas de silicone que comprei para começar a usar quando aposentasse.
    Chegou o momento, mas tenho receio, pois não sei o tipo de suporte que posso usar para colocar as formas quando colocá-las no fogão à gás.
    Esse suporte deverá ser de madeira ou alumínio?
    Poderá ser em banho maria?

    Obrigada

    Teresa Maria

    Responder
  24. maria de lourdes

    Estou de acordo com os comentários das usuarias´ das formas de silicone.
    Acrescento ainda que alem de todos os contras, o bolo fica todo torto, entrando pelas grades do forno,ficando duro embaixo(cozido ao invés de assado ).Na parte superior fica uma crosta e na inferior fica quase cru.

    Obrigada

    Maria de Lourdes

    Responder
  25. Drica

    Usei a primeiria vez e nao gostei..
    mas to querendo insistir na segunda…
    tenho a coleçao toda…
    o pior de tudo eh que ganhei a coleçao toda!

    Responder
  26. Sirlene Mazarin

    Olá!
    estou testando hoje minhas primeiras forminhas de silicone, realmente estou sentindo o cheirinho de plástico queimado (de leve). Quando dizem alguns textos que alimentos não podem ser cozidos e/ou assados em embalagens/vasilhas plásticas no microndas por que soltam toxinas cancerígenas, ai me perguntei agora, será que as de silicones também soltam?
    Alguém sabe me responder?

    Abraços

    Sirlene

    Responder
  27. Carla Ariane

    olá!!!!
    Alguém sabe me responder se as formas de silicone vai só no microondas ou no forno convencional tbm???

    Obrigado!

    Responder
  28. Melissa

    Olá! Moro no Rio de Janeiro e estou com dificuldade em encontrar formas de silicone para bolo (Devo confessar que não tenho tido tempo de procurar com mais afinco). Alguém indica alguma loja?

    Responder
  29. marcia coronado

    comprei uma forma de silicone para ver se gostava, fiz um bolo não untei a forma porque disseram que não era necessario, quando tirei o bolo do forno ele se partiu ao meio dentro da forma por ser muito mole, e ficou torrado em baixo e a forma de azul ficou marrom clara por dentro e não consegui tirar essa cor. porque o que fiz de errado?

    Responder
  30. fatima

    experimentei as forminhas de silicone,coloquei-as para assar no forno em banho- maria em um tabuleiro.o bolo fico otimo!!
    nao precisei untar a forma o bolo saiu inteiro da forma e nao ficou com gosto nenhum do plastico.Aconcelho voces a fazer da mesma forma,vai da certo.

    boa Sorte

    Fatima

    Responder
  31. Dani

    Muito boa as suas dicas. Comprei uma forma para bolo de silicone no microondas, e adorei!Só vim na internet “caçar” para saber de restrições sobre o uso no forno e coisas assim, e suas dicas foram ótimas. Obrigada!

    Responder
  32. Sheila RVB

    Olá!
    A minha forma de silicone, para bolo, está parecendo engordurada por fora…. Chega a deixar as mãos melados. Lavo e lavo, seco e seco…. e continua assim.
    Tem alguma coisa que eu possa fazer?

    Responder
  33. Wivian

    Ganhei, da minha filha, minhas primeiras formas de silicone, como fiquei em duvidas quanto o uso, vir buscar informações. Suas dicas são essenciais e práticas. Amei. Vamos a cozinha e mão a obra. Obrigada!Bjos

    Responder
  34. gislene

    querida preciso de sua ajuda comprei uma forminha de silicone daquelas azuis de biscui pois pretendo fazer doces com ela por exemplo chocolate e docinhos de leite em po mas minha primeira experiencia nao foi muito boa achei q passou o gosto pro chocolate vc poderia me orinetar obriaga

    Responder
  35. amanda

    nunca mais usei outra forma que não seja de silicone.É maravilhoso, os bolos ficam perfeitos, até porque tem formas com vários desenhos.
    Coloco encima de uma forma de pizza e ponho fo forno convencional…em 50 minutos sai um bolo lindo.Sou fã

    Responder
  36. Elisabeth Carvalho

    Olá Dadi, rsrsrrs não sei se posso falar assim,
    Mas a minha dúvida é que comprei uma forma de silicone, e fui fazer um bolo.Untei a mesma , massssss, grudou e ao desenformar.
    bj

    Responder
    1. Dadivosa

      Oi, Elisabeth
      Peço desculpas pela demora em responder, seu comentário não estava aparecendo para mim. Comigo isso já aconteceu, a dica que posso dar é esperar o bolo ficar morninho antes de desenformar. Pode ser também algum problema com a sua forma…
      Espero ter ajudado e pode me chamar de Dadi sim :)
      Beijos

      Responder
  37. Samanta

    Ola!! adorei as dicas acabei de comprar uma forma e estava sem coragen de usar,agora vou experimentar sem medo rsrsrs obrigada!
    abraço.

    Responder
  38. marisa

    Faço bolos que são sempre elogiados, mais hoje fui usar a forma de silicone e ficou um desastre, já tomei minha decisão jogar estas porcarias caras fora e continuar com a minhas de aluminio e teflon… silicone nunca mais só mesmo nas mamas é que prestam.

    Responder
  39. lara lima

    Marisa e demais colegas não deixem de fazer bolo na forma de silicone, como tudo na vida, nos adaptamos e depois que isto acontecer vocês vão adorar as formas. São bem mais práticas para lavar, guardar, os bolos ficam lindos. Primeira dica é fazer o bolo em forno médio, pré aquecido e sempre aguardar a forma ficar morninha para desenformar. Untar quando sentir que o efeito anti aderente não está funcionando bem, evitar usar detergente (o detergente diminui o efeito anti aderente da forma).
    Desenformar das bordas para o centro, meio que virando pelo avesso. No começo também achava terrível, hoje não troco minhas formas de silicone por nenhuma outra.

    Responder
  40. Mônica

    Olá! Adorei a matéria, e sou fã convicta das formas de silicone!!!! Mas algumas estão melando… alguém sabe como recuperá- las e evitar que o mesmo se repita? Obrigadinha!!!

    Responder
    1. Dadivosa

      Oi, Mônica
      É algum resíduo que se acumulou na superfície (gordura, por exemplo), ou você sente que o material está “derretendo”?
      As minhas estão em ordem, algumas têm coisa de 10 anos. As suas têm quanto tempo? Agora fiquei curiosa para saber se forma de silicone tem prazo de validade.
      Beijos! ;***

      Responder
  41. Fabiane

    Olá querida
    Tenho uma dúvida enooooorme…
    Comprei uma forma de silicone há algum tempo mas não consigo fazer bolo nela…
    O bolo queima em volta e fica cru no meio…Comprei nas lojas Leader. Fiz a mesma receita que sempre faço nas outras formas de alumínio, por isso não entendi! Tenho que colocar em banho maria ou em forma baixo? Socoooorro!!!! :)

    Responder
    1. Dadivosa

      Oi, Fabiane
      Qual o formato dela? É o mesmo da forma de alumínio onde você testou a receita?
      Se a receita não pede banho-maria, não há necessidade de fazê-lo somente por causa do material da forma.
      Eu às vezes coloco um tabuleiro embaixo no caso de forminhas de muffin, ou formas maiores, mas é para poder transportar com segurança, apenas.
      Por aqui isso não aconteceu, mas suspeito que possa ter a ver com o formato da forma, ou a qualidade dela.
      Espero ter ajudado!
      Beijos ;***

      Responder
      1. Ana Paula

        Olá tb tentei usar a minha e aconteceu a mesma coisa, cresceu torto, queimou em cima e ficou cru por dentro…a minha forma e de furo no meio…eu usei um tabuleiro para assar, assei em forno 180 graus…tb tentei fazer gelatina mas não desenformou…o que fiz de errado?

        Responder
  42. Beatrice

    Olá, adorei as dicas!! Comprei algumas formas essa semana e ainda não tive coragem de usar. Será que não solta nenhuma substância cancerígena? Beijos

    Responder
  43. Sueli

    Tive a felicidade de comprar uma forma de silicone,maravilhosa,adorei recomendo que usem tambem pois é ótima,muito pratica.

    Responder
  44. Carolina

    Olá, pesquisei e vi que a ANVISA nos dá a dica de fazer o teste em casa para vermos se o produto é 100% de silicone. É preciso torcer as formas e se, no momento, aparecerem manchas brancas, é pq NÃO é 100%. Fiz o teste recentemente com forminhas de uma promoção da Royal (fermento) e pasmem… apareceram MUITAS manchas!!!! Ou seja, não é de boa qualidade…Outra dica, a forma de qualidade precisa ter a aprovação da ANVISA. Vale a pena se informar!!

    Responder
  45. Marcela Martins

    Com tantos modelos e formas diferentes, não aguentei, siliconei minha cozinha, logo de cara cometi alguns erros com minhas formas, mas logo fui aprendendo e visitando alguns blogs pra eu ir me aperfeiçoando com elas.
    Acho que depois de alguns anos usando enfim, posso dizer que as formas de silicone são excelentes e pelo visto estão longe de se extinguirem, pois a cada ano que passo ganham mais adeptos, bem compro minhas formas e utensílios de silicone aqui nesse site, acho ótimo e vale a pena investir cada real na sua cozinha, afinal passamos grande parte do nosso tempo nela. Adorei o blog e aí vai o link da loja que eu compro as minhas coisinhas. bjos
    https://www.tvchurrasco.com.br/loja?acc=c81e728d9d4c2f636f067f89cc14862c

    Responder
  46. Marianne

    Comprei essas formas de silicone, e já fiz duas vezes e não deu certo, as mesmas receitas q faço na de alumínio,
    Ficam queimadas por fora e cru por dentro, com forno a 200 graus

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Roxo e rico

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail