Por quê?

Coração ao vinho

Porque sim. Para distrair, passar o tempo, brincar. Inventa, cozinha, conta, escreve, compartilha, mostra aí.

Para mostrar coisas que são o que são, mas que podem revelar segredos para quem souber olhar e sentir. Para dar sentido ao mil-folhas de alegrias, desassossegos, intimidades e acontecimentos indizíveis. Para esquecer.

De todos os portos, daqueles braços, dos arrozes insossos, dos bolos solados. A gente não se esquece de nada não, a gente se acostuma, como diz o Jacques Brel. Por costume. Como rotina necessária. Um hábito de higiene.

Para limpar o entulho de pensamento, faxinar a cabeça, desapegar de receitas e histórias e saudades que vivem no lado de dentro, mas chega uma hora em que precisam ganhar mundo. Porque receitas e histórias e saudades encarceradas assim, ignoradas assim, são bem capazes de cavar um túnel, passar por vasos e veias, grudar nas artérias e arruinar o coração.

Porque no fim das contas é ele quem manda nisso aqui. É o coração quem inventa, cozinha, conta, escreve, compartilha, mostra aí. E se calhar de aparecer um vinho para amolecer as saudades e uma mini salada de cebola com hortelã para refrescar as ideias, tanto melhor.

 Receita de Coração de Galinha com Vinho

Ingredientes:

  • 300 g de coração de galinha muito limpos (sem vestígios de artérias ou pelancas)
  • 150 ml de vinho tinto
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 2 folhas de louro
  • 1 galho de alecrim fresco
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal e pimenta a gosto

Para a mini salada:

  • 1 cebola (se tiver da roxa, melhor ainda)
  • gelo
  • folhas de hortelã
  • 1 limão tahiti

Como fazer:

  1. Faça uma marinada misturando o coração, o vinho, o alho, o louro, o alecrim, um pouco de sal e de pimenta. Deixe descansar por 30 minutos.
  2. Aqueça no fogo forte o azeite e a manteiga em panela de fundo grosso. Enquanto isso, retire os corações da marinada com uma escumadeira e reserve-os separados, corações de um lado, líquido do outro.
  3. Doure os corações na manteiga. Acrescente o líquido da marinada. Abaixe o fogo e, vigiando de vez em quando, acrescentando um pouco mais de água quando o líquido secar, deixe cozinhar por uma hora. Corrija sal e pimenta.
  4. Meia hora antes de servir, corte a cebola em fatias finas, deixe no gelo com um pouco de água. Elas ficarão mais crocantes e suaves. Passada meia hora, escorra-as e misture com a hortelã rasgada grosseiramente e o sumo do limão.
  5. Sirva os corações sobre uma polenta mole, como a da foto, ou o que achar por bem (com purê de batatas fica muito bom). Cubra com um pouco da mistura de hortelã e cebola, polvilhe flor de sal.


4 comentários em “Por quê?

  1. Ana Bulhões

    Hummm, delícia!!! Me deu água na boca! Sabe que nunca consigo que eles fiquem macios?? Vou experimentar a sua receita. E a polenta, Dadi? Como você faz? Tem algum segredo?

    beijo grande,

    Responder
    1. Dadivosa

      Oi, Ana
      Pode ter a ver com a marinada e o tempo de cozimento. Pense que é um músculo, né? Pequenino e involuntário, mas músculo mesmo assim.
      Sobre a polenta, gosto mais da versão mole. Sigo as orientações do pacote de polenta e finalizo com manteiga e parmesão ralado na hora. Se for usar fubá e quiser fazer aquela polenta de cortar que se come muito no Sul, tem as quantidades e o modo de preparo naquele programa novo do Rodrigo Hilbert no GNT. Na receita do site não falam, mas é preciso mexer e mexer e mexer com a colher de pau, vai criar uma crosta no fundo e nas paredes da panela, depois você vira sobre uma tábua e corta com um fio de linha. Pode comer assim, ou esperar esfriar e fritar https://gnt.globo.com/receitas/Como-fazer-uma-polenta-simples-e-cremosa.shtml
      Beijão!

      Responder
  2. valentina

    Dadi, sou louca por coracao. Ja vou mandar este link para a mamae e vamos fazer quando eu for em Junho. vou ver se acho coracao por aqui tambem. TExto show como sempre. Um deleite.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Bolo de Uvas da Chris

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail