
Caramelo Salgado – Dadivosa
Aprendi a fazer caramelo salgado, gente!
(pausa para uma daninha na sala)
Consultei meus livros e revistas, descartei uma pá de receita errada (uma das vantagens de cozinhar há muitas décadas é perceber que a coisa não vai prestar só de bater o olho nas proporções e no modo de preparo), joguei fora uma calda açucarada, queimei os dedos no afã de tirar a panela do fogo e arranquei pele da boca na pressa de provar, mas sobrevivi para contar tudo aqui para vocês.
Usei o caramelo salgado em uma torta de chocolate meio-amargo e garanto que funciona lindamente como recheio de bolo, calda de sorvete e cobertura de queijo branco. Ou misturado no iogurte natural, minha nova mania vespertina da última semana.
Receita de Caramelo Salgado
Ingredientes: (rende uns 400 ml)
- 225g de açúcar comum
- 100 ml de água
- 125 ml de creme de leite fresco
- 100 g de manteiga gelada em cubos
- 1 colher de chá de flor de sal
Como fazer:
Você vai precisar de uma panela de fundo claro (para poder enxergar melhor a mudança de cor) com capacidade para uns 3 litros, pelo menos, pois a receita respinga uma barbaridade.
- Meça o creme de leite, corte a manteiga e deixe os ingredientes por perto, de prontidão. Prepare também uma vasilha para guardar o caramelo pronto.
- Coloque o açúcar e a água na panela, mexa somente para dissolver.
- Leve a panela com o açúcar e a água ao fogo médio e não mexa mais com a colher! Deixe a calda quietinha, pois se misturar ela vira uma maçaroca açucarada. Fique ali, observando. Se começar a escurecer só de um lado, segure a panela pelo cabo com um pano e vá girando delicadamente. Quando a mistura ficar com cor de refrigerante de guaraná, desligue a o fogo imediatamente. Junte o creme, o sal e a manteiga. A mistura vai borbulhar, cuidado!
- Leve a panela de volta ao fogo (baixo) e mexa com a colher de pau só para incorporar todos os ingredientes. O caramelo vai escurecer mais um pouquinho. Desligue o fogo e transfira a mistura imediatamente para um vidro ou tigela (coloque um pano por baixo do vidro, para evitar que o choque de temperatura espalhe cacos e caramelo por todo lado).
- Espere esfriar e use onde quiser, ou guarde na geladeira por até duas semanas. O caramelo vai endurecer com o frio. Para usar novamente, aqueça-o em banho-maria até atingir a consistência desejada.
Que bom que voce já testou e já trouxe para nós uma aprovadinha.
Já vou levando. Obrigada
Depois me conta como ficou? Beijo ;***
Posso usar sal normal no caramelo Salgado? :/
Olá, Elisa
Nunca testei, mas se for usar sal fino, recomendo que você coloque uma quantidade menor e vá provando. Já para a finalização, o sal comum não fica legal.
Espero ter ajudado!
Beijos ;***
Fica top demais com flor de sal, acrescente no final da receita.
Amei a receita!Vou por em prática! (Fofinhas tb podem provar o caramelo salgado? Rsrsrsrsr…)
amei a receita só falta a essência de baunilha ..mas ficou legal caramelo salgado é minha comida favorita ,caramelo salgado é simplesmente mágico
Vou fazer!! O difícil será achar esse flor de sal. O sal do Himalaia não serve não?? Quero usar num bolo de chocolate com raspas de laranja e aquele toque de canela e cravo em. Pó
Oi, Bruno
Nunca fiz com sal do Himalaia. Ele tem a textura um pouco diferente, né? Mais durinho… de repente funciona! O negócio mesmo é testar com um pouco menos e provar (ó, que chato!) pra ver se fica bom
Eu amei fazer este caramelo agora minhas clientes
Só querem saber de caramelo salgado
Eu encontrei a flor de sal em uma casa de prduto natural
Posso fazer com creme de leite de caixinha?
Oi, Flavia
Não testei com creme de caixinha, mas suspeito que a textura não vá ficar igual…
Não endurece como recheio de bolo?
Olá, Duda
Por causa da quantidade de creme, se ficar em temperatura ambiente ele não endurece.
Se sobrar deve guardar-se no frigorífico ou não??
Oi, Odete. Isso mesmo! Ele vai ficar um pouco mais grosso, você pode reaquecer o caramelo em banho-maria caso queira uma textura mais líquida. Beijos! ;***
fiz com creme de leite de caixinha e sal comum. Ficou gostoso, mas a textura é mais líquida, ideal para um sorvete ou para jogar sobre o bolo
Gostei da receita doce com um toque de sal. Vou testar e comento o resultado!
Obrigada!