Torta de Papoula, Cenouras e Chevrotin

A receita é de uma chef que não conhecia, Laurence Salomon, lindamente executada pela Clea Cuisine.

Antes mesmo de continuar a ler, veja aqui as fotos que ela fez, muito apetitosas.

Precisava fazer essa torta, nem que fosse tarde da noite, com sono. E com sono foi, motivo pelo qual não me animei a fazer sequer uma saladinha para acompanhar.

O nome original da receita é “Tarte Pavot aux Carottes et Tomme de Montagne”. Na falta de tomme de montagne, fiz com chevrotin e ficou uma delícia!

Ingredientes:

  • 100 g de queijo de cabra chevrotin em cubinhos de 0,5 cm
  • 3 ovos inteiros
  • 100 ml de leite
  • 3 cenouras médias
  • 2 cebolas médias
  • 3/4 xícara de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 1 pitada de grãos de kümmel
  • 2 colheres de café de sementes de papoula
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal marinho

Como fazer:

  1. Numa tigela, misture com as mãos a farinha com a aveia, uma colher de café de sementes de papoula e ½ colher de café de sal. Despeje duas colheres de sopa de azeite e dê uma leve mexida (não vai formar massa ainda), depois adicione, aos poucos, mais ou menos duas colheres de sopa de água. O objetivo aqui é apenas fazer com que os farelos da massa se unam, sem encharcar.
  2. Forme uma bola com a massa e deixe-a descansar por meia hora em temperatura ambiente. Parece pouca massa, mas é assim mesmo.
  3. Enquanto aguarda a massa repousar, aproveite para descascar as cenouras e cortá-las em rodelas finas. Leve-as ao fogo com um dedinho de água, adicione uma pitada de sal e deixe-as cozinhando em fogo brando enquanto continua a receita.
  4. Descasque e corte as cebolas em fatias fininhas. Numa frigideira, aqueça uma colher de sopa de azeite deite ali as cebolas. Quando começarem a murchar, adicione uma pitada de sal, o kümmel e misture. Em fogo muito brando elas devem ficar, com a frigideira tampada, até que amoleçam bem (uns 15 minutos).
  5. Preaqueça o forno a 200°C.
  6. Misture o queijo com os ovos e o leite, verifique o tempero e salgue ligeiramente se achar que deve.
  7. Escorra as cenouras numa saladeira e deixe-as esfriar até a temperatura ambiente. Depois leve-as para dentro da mistura de queijo também.
  8. Forre com cuidado uma forma de torta de 18 cm de diâmetro com a massa de papoula. Não é uma torta alta, e a massa deve formar apenas uma fina camada sobre a forma. No meu caso, untei a forma, só para garantir.
  9. Sobre a massa, espalhe as cebolas cozidas (já um pouco frias), depois despeje delicadamente a mistura de cenouras e polvilhe 3 a 4 pitadas de sementes de papoula.
  10. Leve ao forno preaquecido e deixe por 30 minutos a 200°C.

A receita original da chef está aqui.

E segue meu registro fotográfico da fatia solitária:



11 comentários em “Torta de Papoula, Cenouras e Chevrotin

  1. Ana

    Dadi,

    Tiro meu chapéu pra sua disposição!! Cozinhar com sono e ainda conseguir uma torta lindona dessa é realmente pra poucos!!! Congratulations!!!

    beijo procê,

    Responder
  2. Leilah

    Dadi querida, seu site tá tão leve, essa tortinha, o creme de papaya….acho q perdi alguns gramas só de passar por aqui…ihihih….
    Agora estou de volta ao mundo virtual, virei te visitar mais! Beijos!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail