Tomates com Segredo

Vê-se que estão desnudos, escancarados para o mundo, expostos, indefesos e devassáveis, prontos para receber na carne viva os dentes daquele que intentar desvendar seus segredos.

Pode ser que o detetive em questão não chegue a lograr seu intento e necessite de uma, duas, oito provas mais para chegar a uma conclusão. Pode ser que nem chegue, caberá ao Leitor e a Leitora revelar ou não o ingrediente invisível que veste os tomates pelados.

Ingredientes:

  • 500 g de tomates-cereja
  • 2 colheres de sopa de vodka (há!)
  • 1 colher de sopa de vinagre de cidra (vinagre de vinho branco também serve)
  • 1/2 colher de sopa rasa de açúcar
  • 1 colher de chá de raspas de limão siciliano
  • sal maldon (na falta de, um ou sal grosso moído ou flor de sal – com sal fino acho que não fica bom)
  • pimenta-do-reino moída na hora

Como fazer:

  1. Comece pelando os tomates. Parece uma trabalheira, mas não é. Corte a pele da parte inferior dos tomaticos em cruz. Jogue-os em água fervendo de um só golpe, deixe uns 10 segundos (ou até a pontinha cortada começar a abrir), depois assuste-os numa vasilha com água gelada. Puxe a pele deles todos e já está. Reserve-os numa travessa rasa.
  2. Misture a vodka, o vinagre, o açúcar e a raspa de limão siciliano até o açúcar dissolver. Envolva os tomates nessa espécie de caipirosca avinagrada, cubra-os bem e geladeira por até uma hora.
  3. Na hora de servir, você pode salpicar o sal e a pimenta, ou deixá-los à parte para que cada conviva tempere o petisco do seu modo.

Vem da minha revista preferida (a única que assinava, a que vinha me conquistando mais e mais a cada edição, a que soube hoje que vai fechar) a receita desses tomates. Fiz algumas adaptações, a original está aqui.

A foto não ajudou, eu sei, mas na segunda vez que fiz a receita estava escuro demais pra fotografar. E na primeira precisei clicar correndo porque havia um conviva protestando de fome e curiosidade.

3 pints firm small red and yellow cherry tomatoes
1/2 cup vodka
3 tablespoons white-wine vinegar
1 tablespoon superfine granulated sugar
1 teaspoon finely grated fresh lemon zest
3 tablespoons kosher salt
1 1/2 tablespoons coarsely ground black pepper
Cut a small X in skin of blossom end of each tomato. Blanch tomatoes, 5 at a time, in a saucepan of boiling water 3 seconds and immediately transfer with a slotted spoon to a bowl of ice and cold water to stop cooking.
Drain and peel, transferring to a large shallow dish.
Stir together vodka, vinegar, sugar, and zest until sugar is dissolved, then pour over tomatoes, gently tossing to coat. Marinate, covered and chilled, at least 30 minutes and up to 1 hour.
Stir together salt and pepper and serve with tomatoes for dipping.


4 comentários em “Tomates com Segredo

  1. Fer Guimaraes Rosa

    Fer, que lindos os tomatitos pequenitos & borrachitos! Adorei, quero fazer tambem. ;-)

    um beijoo,

    Fer, depois da vodca invisível dos seus sorvetes, imagino que você já conhece as propriedades culinárias desse líquido :)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Óinc!

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail