Risoto de Açafrão… com Vodca!

Risoto de Açafrão com Vodca

Não sei vocês, mas minhas malas sempre voltam com quilos de ingredientes do lugar visitado. Antes eu tinha aquele contraproducente apego que fazia com que eles ficassem lá na despensa, esperando a validade vencer. Não mais, Leitor e Leitora. Não mais!

Transformo a pena de usar a lembrança da viagem em comida boa. Porque mesmo quando a geladeira está parca (e às vezes justamente nesses momentos), corro para os tesouros guardados nas prateleiras.

Também não me avexo com a falta de vinho branco. Ando cozinhando com outras bebidas e já fiz arroz com cachaça, com gim (estou devendo a receita) e agora… com vodca.

Receita de Risoto de Açafrão com Vodca

Ingredientes: (para dois)

  • 75 g de manteiga gelada
  • 1 xícara de arroz para risoto (arbóreo, carnaroli, ou mesmo o espanhol bomba, que foi o que usei)
  • 600 ml de caldo de legumes caseiro*
  • 150 mg açafrão moído ou 250 mg de pistilos de açafrão
  • 100 ml de vodca aromatizada de limão
  • 100 g de queijo grana padano ou parmesão ralado fino na hora
  • sal
  • presunto cru, lascas de grana padano ou parmesão e vinagre balsâmico e pimenta moída na hora para servir

 Como fazer:

  1. Aqueça o caldo de legumes.  Dissolva o açafrão no caldo e reserve.
  2. Em fogo brando, derreta 25 g de manteiga em uma panela (uso sempre uma frigideira grande e funda, acho melhor para mexer). Junte o arroz e mexa com a colher de pau. Quando todos os grãos tiverem sido cobertos pela manteiga, acrescente a vodca (ou o vinho) e mexa até o álcool evaporar. Tempere com uma pitada de sal, mas não exagere, deixe para acertar no final.
  3. Coloque metade do caldo no arroz, mexa um pouco e deixe. Não é preciso ficar mexendo o tempo todo, mas se quiser, é um bom momento pra pensar na vida. Vá acrescentando o restante do caldo, pouco a pouco, até o arroz ficar no ponto (cozido, mas ainda um pouco resistente. Normalmente as embalagens de arroz indicam o tempo de cozimento. Os que já fiz variaram entre 17 e 20 minutos. Importante: o arroz continua a cozinhar, mesmo depois de desligado o fogo. Não deixe o arroz secar completamente, ainda precisaremos finalizar e ele vai secar mais um pouco quando for para o prato. O ponto certo vai depender do seu gosto, eu normalmente deixo o equivalente a uma concha de líquido. Desligue o fogo.
  4. Acrescente a manteiga e mexa até que ela se incorpore bem. Junte o queijo, mexa até derreter. É nessa hora que você vai acertar o sal, por  e sirva em seguida, coberto com o presunto cru, as lascas de queijo, umas gotas de balsâmico e pimenta moída na hora.

*Use caldo caseiro, é sempre melhor. Se não tiver, dá para resolver levando ao fogo por uns 30 minutos legumes picados grosseiramente (1 cenoura, 1 alho poró, 1 talo de salsão) e uma cebola espetada com 2 cravos e 1 folha de louro em um litro de água. Eu gosto de sempre colocar alguma acidez no caldo, seja com 2 colheres de sopa de vinho branco ou 1/2 colher de sopa de vinagre de vinho branco ou de maçã. Mas se quiser meeesmo usar o industrializado, dissolva só meio cubinho na água quente, para que o gosto não predomine e mate o açafrão!



2 comentários em “Risoto de Açafrão… com Vodca!

  1. Simplicista

    Ai, deusdocéu. Quase sinto o cheiro daqui, do outro lado do computador. Quando você muda de vinho para outra bebida, você sente diferença no tempo de cozimento?

    Outra pergunta: por quanto tempo você conserva o caldo de legumes congelado?

    Responder
    1. Dadivosa

      Oi, Simplicista
      O tempo de cozimento permanece o mesmo.Quanto ao caldo de legumes, dificilmente deixo mais de uma semana, mas não é por questão de validade, é que eu uso tudo logo mesmo 🙂
      Beijos e depois me conta como ficou o seu risoto!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail