Ovo cozido de gema mole

Tenho um método para fazer ovo cozido de gema mole, iguaria-mor dos meus mais restauradores cafés da manhã. Funciona sempre e não exige grandes habilidades. Se você não sabe nem ferver uma água, fique aqui comigo que eu ensino neste post!

Ovo cozido de gema mole antes do ataque

Ovo cozido de gema mole antes do ataque

 

Como fazer ovo cozido de gema mole

Ingredientes:

  • Ovo
  • Água
  • Timer ou celular
  • Panela pequena, mas grande o suficiente para acomodar o ovo dentro e cobri-lo com água.
  • Fogão
  • Sal para servir

Como fazer:

  1. Coloque o ovo na panela e cubra com água. O ovo pode estar gelado ou em temperatura ambiente, tanto faz. Mesmo.
  2. Leve a panela ao fogo e fique de olho.
  3. Quando ferver, desligue o fogo. Conte 3 minutos.
  4. Retire o ovo da água quente imediatamente (pode escorrer a água da panela) e deixe-o sob água fria corrente por 30 segundos ou dê-lhe um choque térmico colocando-o em uma vasilha com água e gelo.
  5. Seque o ovo e sirva.

Como saber se a água ferveu?

Quem não tem o costume de cozinhar pode se atrapalhar para identificar o ponto de fervura da água para fazer esse ovinho. Não é nenhuma vergonha, gente! Segure aqui na minha mão que vai dar tudo certo (se tiver dúvida, deixe um comentário).

O tempo de fervura depende do tamanho da panela da quantidade de água, da temperatura do ovo, da potência do seu fogão, da altitude etc.. Por isso não dá para dizer ao certo quanto tempo a água leva para ferver.

O que acontece é mais ou menos isso: quando você coloca a panela no fogo, a água aquece (achei por bem avisar), começa a sair vapor e pequenas bolhas aparecem aqui e ali, principalmente ao redor do ovo, pois a casca é porosa. Quando as bolhas ficarem maiores e chegarem à superfície, a água ferveu.

Não espere nem um segundo! Desligue a panela imediatamente e deixe o ovo ali descansando pelos 3 minutos regulamentares. Ele vai terminar de cozinhar a clara e aquecer a gema. Retire o ovo da água quente e dê-lhe um banho de água fria. Sirva em um porta ovo fofo (na falta dele, uma xícara de cafezinho dá conta). Quebre a parte de cima dando leves batidinhas com uma colher de chá. Retire a “tampa” com uma faca ou com a colher mesmo. Coloque uma pitada de sal. Coma mergulhando as tiras de torrada na gema mole (eu coloco manteiga na torrada para uma dose extra de felicidade).

Ovo cozido de gema mole - Dadivosa

Espia só a belezura dessa gema mole!



40 comentários em “Ovo cozido de gema mole

  1. Heleno

    Só acho que é um grande desperdício de água deixar ovos “sob água fria corrente” por 30 minutos. É quase um crime ambiental…

    Responder
    1. Dadivosa Post author

      Renata, se você quer descascar o ovo todo, a dica é dar leves batidinhas na casca toda, para ela quebrar. Aí você pode ir puxando aos poucos, sempre debaixo da água fria (coloque o ovo em uma tigela grande, cubra com água e descasque ali dentro. Ajudei? (desculpa a demora pra responder, só vi agora!)

      beijo!!!

      Responder
  2. Renata do Amaral

    Dadi, essa receita é maravilhosa! Só uma perguntinha: como fazer para tirar a casquinha direito, heim? Sem quebrar em mil pedaços? Tem alguma manha? Beijos!

    Responder
      1. Renata do Amaral

        Pior eu que só vi agora! Acordei com vontade de gema mole e voltei, mesmo sabendo a receita decorada, só para reler este post lindo. Hahaha! Menina, preciso desse treco! Beijos.

        Responder
  3. Vinicius

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 30 minutos foi a mais kkkkkkk morri d rir aki o cara não le e fala besteira kkk crime ambiental eh o seu nariz

    Responder
  4. Paloma

    Dani fiz o Ovo cozido,fiquei esperando ferve do lado da panela ,e quando começou a subir bolhas grandes desliguei,e esperei 4 min em vez de 3,e fiquei 30 segundos deixando a agua escorrer sobre o ovo,quando fui comer o Ovo não ficou mole como essa foto,e nem duro ficou o centro da gema pastosa e o exterior da gema não duro normal e a clara ficou boa pq não ficou dura nem mole ficou normal,será que foi por causa da panela(aluminio fino)ou do 1 min que deixei a mais após desligar ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Focaccia com Alecrim

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail