Pudim Assado com Banana

Pudim com Banana

Precisava inaugurar minha forma de silicone vermelha com buraco no meio e decoração de gominhos. Ando numa fase “gominhos” desde que adquiri a Tupperware Mágica empregada no Flan de Maracujá.

O único obstáculo, afora a infinidade de receitas possíveis, era acertar na quantidade do preparado, pois a forma é mais larguinha e baixa, parece não dar conta de receitas muito generosas.

Optei então por uma espécie de clafoutis mais consistente, que já havia testado uns anos atrás. A receita veio numa revista para senhoritas preocupadas com a cintura, motivo pelo qual não contém gordura e preconiza ainda o uso de leite de soja e adoçante culinário. Receita light… um pouco demais, até. Como não faço questão nem de um nem de outro, acabei por adaptar a receita ao meu gosto e ao que tinha em casa. Mantive a ausência de gordura, troquei o adoçante por açúcar, usei leite comum com iogurte natura e vingou!

Ingredientes:

  • 2 bananas-prata
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar [no original era adoçante, não recomendo]
  • 1 pitada de sal
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de iogurte natural [no original era só leite, mas gosto de misturar iogurte sempre que possível]
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó [precisar, não precisava, pus somente para testar]
  • canela em pó (opcional)
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

Como Fazer:

  1. Ligue o forno para preaquecer e unte a forma com margarina.
  2. Descasque e corte as bananas em rodelas, depois coloque-as na forma untada. Não é necessário atentar-se à decoração, pois a massa é bastante líquida e vai arruinar o desenho. Apenas cuide para distribuí-las uniformemente
  3. Numa tigela, deite o trigo, o açúcar e o sal. Adicione os ovos e bata com o batedor de arame ou colher de pau até incorporar bem.
  4. Junte o leite misturado com o iogurte e misture, apenas.
  5. Adicione a baunilha e o fermento (se quiser). Está pronta a massa.
  6. Despeje-a na forma, polvilhe com canela e leve ao forno médio. Leva uns 20 minutinhos.
  7. Espere arrefecer um pouco, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva morninho, frio ou gelado.

Há pouco tempo descobri que existem no mundo pessoas que nutrem verdadeira ojeriza pela banana. Se você for uma delas, recomendo substituir as inomináveis pela fruta que mais gostar, desde que macia para cozinhar rápido e pouco ácida para não desonerar a massa.



24 comentários em “Pudim Assado com Banana

  1. Renata

    Oi, Dadivosa! É a primeira vez que comento aqui e já vim fazer pergunta. =) Você disse que a receita original era com adoçante, mas substituiu por açúcar. Você usou a mesma quantidade de açúcar que a revista recomendava para adoçante? É que estou com algumas receitas que levam adoçante e quero fazer o mesmo que você, mas fico na dúvida a respeito da proporção.
    O pudim está muito bonito, o que você achou da forma de silicone? Tenho uma para bolos e quase não uso, porque o bolo nunca desenforma direito, apesar de ter comprado justamente por causa da flexibilidade do silicone. A de pudim eu não tenho. Abraço!

    Responder
  2. Akemi

    Eba, primeirona!!!!
    Dadi, que bolo lindo é este? Amei! Parece que combinamos fazer bolo de banana! Nem me fale me banana prata, que delícia! Faz anos que não como!

    Responder
  3. Neile

    Olé-olá, adoro ba-na-na!!! Pode mandr milhares destas receitosas divinas que eu faço com fé! Sempre dá super certo…
    Obrigada, Super Dadivozíssima!

    Responder
  4. Aninha

    Que beleza que ficou!!! Como tudo que vc faz, dá vontade de comer com os olhos .
    Adoro bananas e achei a receita super fácil de fazer.
    Como já lhe disse sou “recém-dadivosa” e vou aproveitar sua receita para ganhar uns pontos no Ibope! rsrsrs
    Ótimo feriado

    Responder
  5. Patricia Scarpin

    Dadi, amo banana! Adoro receitas de banana que vão ao forno, pois a textura fica deliciosa e o sabor, então, nem se fala. O aroma toma conta de casa inteira. Se tiver canela junto, melhor ainda.

    Ficou lindo o desenho dos “gominhos”. :D

    Responder
  6. Vitor Hugo

    Por incrível que pareça, eu gosto de comer banana (é meu café matinal) fruta, mas não gosto delas em bolos e afins! Não sei.. ela fica meio mole demais, sei lá. Prefiro ela “crua” mesmo.

    Mas maçã… assada e com canela…. me segura, hahahah

    Responder
  7. Dadivosa

    Renata, seja muito bem-vinda! Normalmente utilizo a mesma quantidade de açúcar que foi indicada para o adoçante, mas vou pesquisar mais em seguida publico a resposta aqui. Obrigada pela visita e pelo comentário!

    BanAnana de Toledo, Akemi, Neile, Aninha, Patrícia e Eliana
    Custo a me conformar que existam pessoas que não suportam banana… mas só este ano conheci quatro meninas que são capazes de desmaiar com a simples aparição da fruta, vocês hão de crer?

    Julio, foi justamente nela que pensei em primeiro lugar!

    Vitor, cada um com seu cada qual, não é mesmo? Com maçã deve ficar bem bom. Se experimentar, me conte como ficou
    ;***

    Responder
  8. Maria Helena

    Sou das que AMAM bananas tbm…rs.. hehe… e hoje justamente estava ensaiando pra fazer um bolo maravilhoso de banana (pra amanhã), mas esse pudiiiimmmm… hmmm… hehe… acho que me empolgo com ele antes do bolo.

    Beijocas!

    Responder
  9. rosamaria

    Tá lindo dadi! vou fazer. Não entendo como é que pode não se gostar de banana né? eu AMO, de qualuer tipo e de todo jeito.
    Vc já experimentou banana da terra, cortada ao meio (comprimento), com casca e tudo, povilhada com um pouquinho de açúcar e canela, assada no forno? è rápido, caceteiro e delicioso! quem quiser pode abolir o açucar e a canela, fica delicioso do mesmo jeito.Bjs.

    Responder
  10. Dadivosa

    Elvira, obrigada :)

    Vivianne, sempre tenho bananas na fruteira de casa e raramente elas duram o suficiente para entrarem em alguma receita :)

    Cris, fica bem delicado e é possível “brincar” com a receita, adicionando mais especiarias.

    rosamaria, fica mesmo muito bom! gosto também de colocá-las na grelha da churrasqueira, com casca e tudo, até ficarem beeem pretinhas :)

    Responder
  11. Dadivosa

    Renata, eu tenho uma receita dessas em casa, qualquer dia faço. É muito prática: basta caramelar uma forma, colocar as rodelinhas de banana no fundo (às vezes ponho também nas laterais, bater um bolinho simples, jogar a massa por cima e mandar a brasa no forno.
    ;***

    Responder
  12. renata lampião

    Ficou um encanto ! Voce acredita Dadivosa que entrei numa loja outro dia e tinha um queimao com essa forma por 12 reais eu fiquei passada mas nao comprei. Estou tentando me controlar. Amo formas e as docilidades que nos trazem. Bjo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Um versinho

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail