Polenta Invocada

Esses preparados de milho para polenta são como crianças precoces. Podem transformar-se com rapidez e graça, absorvendo informações em velocidade impressionante enquanto amadurecem e ganham corpo.  São o ingrediente ideal para confeccionar uma refeição prática, substanciosa e cheia de personalidade.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de farinha de milho instantânea para polenta
  • 1 1/2 xícara de água fria
  • 1 pitada de sal
  • 3 azeitonas pretas de excelente qualidade (usei das sírias)
  • 1 colher de chá de salsa
  • 1 pitadinha de pimenta caiena
  • 1 tomate em rodelas
  • 3 miolos de alcachofra em conserva
  • 1/2 xícara de queijo coalho ralado grosso (se não tiver, pode substituir por minas meia-cura, gruyère ou mesmo parmesão)
  • manteiga ou margarina para untar

Como fazer:

  1. Preaqueça o forno.
  2. Numa panela, despeje o milho, a água e o sal e leve ao fogo.
  3. Enquanto a mistura aquece, pique grosseiramente as azeitonas e a salsa.
  4. O caldo amarelo a essa altura é como uma criança peralta que exige cuidados mas que se pode ainda moldar com relativa facilidade. Com a colher de pau, mexa até ferver.
  5. Comece a cronometrar cinco minutos, sem parar de mexer. Aos três minutos, a polenta é uma pré-adolescente emburrada e começa a dar sinais de independência, querendo se desgrudar das laterais a cada borbulha de fervura. Persevere na mexida e veja que ao fim do tempo marcado ela chega à idade adulta, toda independente, soltando-se do fundo da panela. Desligue o fogo.
  6. Adicione as azeitonas, a salsa e a pimenta e dê uma misturada vigorosa.
    Unte um refratário raso com a manteiga ou margarina. Despeje nele a polenta e alise com as costas de uma colher molhada com água.
  7. Se o dia estiver bem frio, a essa altura a polenta será uma mulher feita. Madura o suficiente para manter sua forma e essência, aceitando de bom grado novas camadas de informação, jamais a incorporação de outros ingredientes em sua existência mais profunda.
  8. Sobre a massa, disponha as rodelas de tomate, os miolos de alcachofra displicentemente desmanchados e os flocos de queijo.
  9. Leve ao forno para gratinar. Em coisa de dez minutos, se seu forno for valente, ela se transformará numa fascinate senhorinha, daquelas que parecem fofas e um tanto frágeis, mas têm picância e complexidade, são ao mesmo tempo afetuosas e  invocadas.


13 comentários em “Polenta Invocada

  1. Cláudia B.

    Está linda esta polenta, parece até uma lasanha, e os miolos de alcachofra deram um toque especial. Aqui como todo mundo tem descendência italiana, está aprovada e anotada.
    Bjos

    Responder
  2. Leilah

    Amei, amei, amei! O que umas rodelas de tomate e miolos de alcachofra não fazem! Um toque tão sutil e a polenta ficou super chicosa!! =)

    Responder
  3. marta

    Melhor que a polenta é o seu dom para a escrita! Alem de DADIVOSA vc é ESTILOSA!!!!!!!!! rsrsr…faço muuuuita polenta ( no Rio chamamos de angú) no frio, eta coisinha que esquenta!!! experimente fazer do mesmo jeito: polenta no pirex untado , molho de tomates supimpa, bastante gorgonzola espedaçados e toque de azeite ultra bom, forno e depois é só abrir um vinho e …..

    Responder
  4. Diogo

    Sei tudo de polenta!!! Namorar com uma Caxiense tem lá suas vantagens. Aprendi muito sobre vinhos e massas…e como fazer dinheiro tbm. Eita gente que gaz dinheiro essa gringaiada, hehehe!!!

    Bjão querida, Diogo.

    Responder
  5. Diogo

    Sei tudo de polenta!!! Namorar com uma Caxiense tem lá suas vantagens. Aprendi muito sobre vinhos e massas…e como fazer dinheiro tbm. Eita gente que faz dinheiro essa gringaiada, hehehe!!!

    Bjão querida, Diogo.

    Responder
  6. Márcia

    Dadi, querida, vc se supera a cada escrito… Está cada vez melhor passar por aqui para ver uma receita nova e, de brinde, ganhar esses ricos textos q vc prepara!
    Parabéns meeesmo!!!
    Bjos.

    Responder
  7. Manú

    Oi Dadi!
    Coloquei lá no blog seu bolo mármore, muuuuito bom!!!
    By the way, vendo teu post, lembrei de uma receita da minha mãe – era uma lasanha de polenta – molho à bolonhesa, queijo e polenta em camadas… mto boa!!!
    Bjos!

    Responder
  8. laila

    Dadivosa…que prato mais lindo!!! encheu os olhos e acordou as lombrigas!
    em casa todos são fãs de polenta e essa super incrementada arrasou! bjos e parabens!

    Responder
  9. Vicki

    Gatinha, sou loooooouca por polenta! Meu tio faz uma, com linguica e queijo, servida numa tabua e cortada com fio – como manda a tradição! – que é de poder morrer em paz depois de se provar. Um beijo,

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail