Patê Feito em Casa

Patê Feito em Casa – Dadivosa

Na casa da mãe uma época foi moda um patê feito em casa delicioso, quase uma terrine, que a gente cortava em fatias, comia com pão no café da tarde, tinha fígado que eu sei, sempre gostei de fígado.

Lembra como era bom, mãe? Nunca mais fiz, tia Vânia que ensinou, acho. Pedi a receita, ela não tinha mais, ia pedir de novo. E agora, como faz para matar a vontade? Faz assim, ó: consulta quatro livros, duas revistas, larga tudo e resolve fazer como deu na telha. E não tem nada a ver com o patê da mãe, mas ficou um espetáculo. Comi com pão feito em casa também, aquele sem sova, receita aqui.

Receita de Patê Feito em Casa

Ingredientes: (rende aproximadamente 400 g)

  • 250 g de fígado de galinha, limpo, livre de qualquer pele, membrana, veia (comprei extra limpo, mas ainda precisei remover umas coisinhas)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 colher de chá de óleo vegetal neutro (canola, girassol, coco)
  • 125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de cebola picada muito miúda
  • 1 dente de alho pequeno, picado miúdo com a faca
  • 50 ml de Pedro Ximénez (se não tiver, pode usar porto, ou conhaque)
  • 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada bem miúda (opcional)

Como fazer:

  1. Inspecione o fígado mais uma vez. Sério, faz diferença. Tem umas partes que, se não retiradas, amargam. Se estiver bem limpo, tempere levemente o fígado com sal e pimenta (pouco, vamos acertar o tempero depois).
  2. Em uma frigideira grande, derreta uma colher de sopa de manteiga com o óleo vegetal. Quando estiver bem quente, coloque o fígado para cozinhar muito rapidamente. Três minutos de um lado, dois do outro são o suficiente, eles devem ficar rosados por dentro. Cuidado para não superlotar a frigideira. Se necessário, faça o trabalho em mais vezes. Retire os fígados da frigideira e reserve-os.
  3. Nessa mesma frigideira, em fogo baixo, refogue a cebola, mexendo sempre, até murchar. Acrescente o alho picado, mexa por mais um minuto, junte o vinho e deixe evaporar o álcool. Desligue o fogo.
  4. Em um processador ou liquidificador, bata os fígados com o refogado de cebola até formar uma pasta. Corrija o sal e a pimenta. Deixe esfriar um pouco. Se quiser, é nessa hora que você deve colocar a salsinha.
  5. Quando a mistura estiver em temperatura ambiente, incorpore a manteiga usando um batedor, colher, garfo ou colher de pau até o patê ficar homogêneo. Leve à geladeira no pote que preferir e consuma no dia seguinte, vai estar mais gostoso.


2 comentários em “Patê Feito em Casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail