Panquecas


Visitar o site da Fer Guimarães Rosa é sempre uma inspiração!

Ontem me empolguei com a receita dela de panquecas e resolvi testar em casa. A massa é muito leve e fofinha e ficou uma delícia. Só precisei colocar um pouco mais de leite, pois os ovos que usei eram bem pequenos. ( pegue a receita da Fer aqui!)

Você pode rechear e cobrir com o que quiser, mas fica aqui a dica duma misturinha que inventei ontem:

Recheio de Frango
1/2 peito de frango cozido e desfiado (cozinhei em caldo de legumes feito em casa)
1/2 cebola roxa picadinha
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 espiga de milho fresca debulhada na hora
1 colher de sopa de salsinha e cebolinha picadas na hora
2 boas colheradas (bem cheias) de coalhada seca
tempero lemon-pepper (pimenta-limão)

Pra fazer é muito simples. Refoque a cebola no azeite só até amaciar. Desligue o fogo. Adicione o milho, o frango, o cheiro verde e misture. Junte coalhada o suficiente para a mistura ficar úmida e pastosa, tempere com lemon pepper e empregue (sempre quis usar essa palavra).

Como diz a Tatu, do Mixirica, molho de tomate é que nem escova de dentes: cada um tem o seu. Então, fiz um dos meus preferidos, bem suave, com uma lata de tomate pelado e algum tempero. Deixei apurar, joguei por cima das panquecas já devidamente enroladas e acomodads no refratário, polvilhei com queijo e levei ao forno para gratinar.

O recheio foi mais do que aprovado lá em casa e vou fazer de novo pra rechear tortas salgadas.



6 comentários em “Panquecas

  1. Fer Guimaraes Rosa

    Fe, mas que cara super apetitosa! e o recheio, hmmmmmmmmm, super criativo, com coalhada! adorei! ah, o bom dessas panquecas eh que dah pra rechear com tudo, neh? se nao colocar sal na massa acho que dah ate pra fazer crepes doces, com frutas cozidas, ja estou divagando… ;-)))
    beijao!

    Responder
  2. Eliana Scaramal

    Menina, que delicia! E esse recheio então?! É tudo bom e mais um pouco. Mais uma receita pra lista. Só me diga uma coisinha, onde você encontrou esse temperinho (lemon-pepper)? Bom acho que vc tbem esta em São Paulo né?
    Beijos

    Responder
  3. Dadivosa

    eliana, o lemon pepper já foi bem difícil de encontrar, mas hoje já está mais comum. não me lembro o fabricante, mas é um daqueles normais, que a gente encontra em supermercado. o meu veio naqueles potinhos de plástico, sabe? você também pode encontrar com o nome de pimenta-limão. mas se não achar ou não quiser comprar, pode usar uma mistura de sal marinho, pimenta-do-reino moída na hora e raspas de limão.

    fer, me deu essa “luz” de usar coalhada em vez de cream cheese e ficou bem mais saboroso.

    julio, quero comer pão de queijo do nordeeeste!!!
    ;***

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail