Lula à Dorê

Por motivos de cozinha minúscula aberta para a sala, com um exaustor que não dá conta do recado, fritura aqui em casa só aparece de vez em nunca. Mas a vontade de lula à dorê foi maior do que a preguiça de limpar tudo depois.

Chamo de lula à dorê por falta de nome melhor. Modifiquei uma receita conhecida, indeixando as lulas em iogurte antes de passar na farinha de trigo e o resultado, para o meu gosto, ficou melhor: lula mais suculenta de casquinha leve e crocante.

Receita de Lula à Dorê

 Ingredientes: (para duas porções)

  • 250g de anéis de lula, já limpos
  • 1 copo (200g) de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de água filtrada
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 500 ml de óleo vegetal (ou o suficiente para fritar, vai depender do tamanho do recipiente)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • fatias de limão e salsa picada para servir

Como fazer:

  1. Tempere os anéis de lula com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cubra com o iogurte e duas colheres de sopa de água e deixe descansar por meia hora. Retire-as do iogurte, escorrendo um pouco do excesso e deixe-as em outro recipiente.
  2. Prepare a bancada para empanar: coloque a farinha de trigo em um prato fundo e deixe uma peneira ou escorredor de macarrão a postos.
  3. Leve o óleo ao fogo alto em uma panela pequena ou frigideira de fundo alto. O importante é que o óleo seja suficiente para cobrir as lulas. Coloque um palito de fósforo (novo!) no óleo e fique de olho: quando o palito acender (ele apaga em seguida), é porque a gordura está na temperatura certa. Baixe o fogo para médio.
  4. Passe os anéis de lula na farinha de trigo com delicadeza e sacuda-os rapidamente na peneira para retirar o excesso de farinha. Frite-os no óleo, poucos de cada vez, até dourarem. Retire-os do óleo com cuidado e deixe escorrer em papel toalha.
  5. Ao terminar a fritura, polvilhe salsinha picada e mais sal e pimenta, se necessário. Sirva imediatamente, com fatias de limão.

.*. Dica .*. 

Para neutralizar o cheiro de fritura na cozinha, ferva uma panelinha com especiarias (cravo, pau de canela, anis estrelado, o que tiver em casa) e rodelas de laranja ou limão.



2 comentários em “Lula à Dorê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail