Coelho na Cachaça

Todo mundo precisa ter um de confiança. De preferência no mesmo bairro, que valha cada vintém, tenha capricho, bom humor e senso estético. Açougueiro é que nem cabeleireiro, Leitor e Leitora queridos. Quando vocês encontrarem O CARA, garanto-lhes, sua vida nesta terra será deveras mais aprazível. Cor-de-rosa, até.

ATA-ME! O coelho do Ruchet!

ATA-ME! O coelho do Ruchet!

Rosada, macia, suculenta e bela como o lombo de coelho desossado e amarrado pelo Ruchet. Não morreu em vão, o coelhinho. Foi temperado , dourou no forno, ganhou cachaça, azeitonas pretas daquelas bem-pretas-quase-murchas (são as mais gostosas), um pouco de creme no final.

Foto do celular mesmo, que não houve condição de esperar nem mais um segundo!

Foto do celular mesmo, que não houve condição de esperar nem mais um segundo!

Receita de Coelho na Cachaça

Ingredientes: (para dois com fome)

  • 1 lombo de coelho desossado, limpo e amarrado (peça ao açougueiro)
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1 colher de chá rasa de sal (ou a gosto)
  • ½ colher de chá de alecrim seco
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas (pode ser das portuguesas)
  • ½ xícara de chá de cachaça
  • ½ xícara de chá de creme de leite fresco

Como fazer:

  1. Faça uma espécie de pasta com o alho, o sal, o alecrim e a pimenta. Esfregue essa pasta no lombo de coelho, regue com o azeite e reserve por 30 minutos.
  2. Pré-aqueça o forno a 250o C.
  3. Em uma forma que possa ir diretamente à chama do fogão, deite o coelho com azeite e tudo. Retire um pouco do excesso de alho para que não queime no forno e não amargue essa delicadeza.
  4. Leve ao forno a 250o C por 20 minutos.
  5. Retire a forma do forno, despeje a cachaça, coloque as azeitonas ao redor e deixe mais 10 minutos. Não precisa ficar muito dourado, mas pode aumentar o forno, se quiser. Fique de olho para a cachaça não evaporar e grudar tudo.
  6. Retire a forma do forno. Retire o coelho da forma e embrulhe-o em papel alumínio. Marque o tempo. Ele precisa descansar 15 minutos.
  7. Coloque a forma, toda perfumosa de todos os sucos e azeitonas e bordinhas queimadas, sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Despeje o creme de leite, mexa com a colher de pau, deixe ferver até reduzir pela metade. Corrija o sal e pimenta, desligue o fogo.
  8. Desembrulhe o coelho, corte e descarte os barbantes que seu açougueiro arrumou com tanto capricho. Fatie o coelho. Devolva-o para a forma, regue com o molho.
  9. Sirva com legumes assados e espinafre refogado, ou com o que você achar por bem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Post aleatório

Mil-e-uma utilidades

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail