Carne de Panela com Cerveja

Carne de Panela com Cerveja - Dadivosa

Carne de Panela com Cerveja – Dadivosa

A desculpa pode ser uma tristeza,  medo, preguiça, muito/pouco trabalho, problemas técnicos, ausência de um caderno bacana ou da câmera de última geração, falta de uma panela daquelas de programa de TV, ou uma combinação de tudo isso.

O fato é que gente que desenha, escreve, fotografa, faz trabalhos manuais ou cozinha só por amor, às vezes quase escondidinhos (e ouve dos amigos que deveria se dedicar mais a isso, que os olhos brilham quando faz A e B, que por que não faz disso um ganha-pão etc.) sempre passam por uns períodos de banzo, de entressafra, de negação, vai saber.

Mas um dia, com algum empenho ou sorte, esse artista/amador/criança interior grita mais alto e pede pra sair. Aí o vivente aponta os lápis, afia a faca, carrega a bateria da câmera, reencontra o bloco de ideias e desembesta a desenhar em tudo quanto é superfície, sai fotografando família-flor-papagaio-janela, escreve até madrugada depois de um dia de trabalho intenso, corre pro fogão pra fazer uma comida bem complicada com cara de restaurante da moda que saiu na revista… ou bem caseira, fácil porém um pouco demorada, daquelas que você pode deixar lá rolando enquanto faz outra coisa (outras receitas?) mas precisa comparecer para dar um cheirinho, fazer um agrado e cuidar dela de tempos em tempos.

A carne de panela com cerveja é bem dessas. Você pode achar que é coisa de fim de semana chuvoso, mas é uma receita tão fácil que dá pra fazer quando se chega em casa do trabalho. E o resultado dura bastante, pode ir para o freezer e ser reanimado com outros ingredientes e inspirações.

 Receita de Carne de Panela com Cerveja

Ingredientes: (o rendimento vai depender do uso que você der)

  • 1 peça de 1,5 kg de músculo (usei orgânico, faz diferença)
  • 2 cebolas picadas
  • 350 ml de cerveja
  • 3 folhas de louro
  • sal
  • pimenta
  • azeitonas pretas e salsa picada para servir

Como fazer 

  1. Antes de começar, deixe a carne fora da geladeira por pelo menos meia hora.
  2. Retire os nervos e membranas da peça de músculo e corte-o em cubos grandes (ou peça para o açougueiro fazer).
  3. Leve uma panela grande de fundo grosso ao fogo alto. Vá colocando ali quantos cubos couberem para que eles dourem levemente. Usei uma panela esmaltada de ferro fundido, sem usar nenhum tipo de óleo.
  4. Adicione as cebolas, baixe o fogo para médio e cubra a panela. O vapor vai ajudar a cozinhá-las. Vão ficar uns pedacinhos grudados no fundo, não faz mal. Se começarem a queimar, no entanto, coloque um pouco (bem pouco mesmo) de água.
  5. Aumente o fogo e junte a cerveja, que vai espumar e, depois de um tempo, evaporar. Junte as folhas de louro, um pouco de sal e de pimenta (pegue leve, pois o sabor vai apurar e você pode corrigir o tempero depois).
  6. Deixe uma chaleira com água quente ao lado da carne. Na medida em que o líquido for secando, adicione mais um pouco de água (não precisa cobrir a carne, pense em deixar no nível de um dedo da parede da panela). Cubra a panela com a tampa, deixe em fogo baixo por pelo menos duas horas e vigie de vez em quando para adicionar mais água.
  7. Estará pronta quando, com uma colher, você conseguir atravessar a carne. Corrija o tempero, desfie e sirva com as azeitonas e salsinha para comer com pão, use como molho de uma massa, recheio de escondidinho, carne louca com pimentão e outros temperos ou o que sua vontade mandar.


7 comentários em “Carne de Panela com Cerveja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail