Talheres de Ouro – Aula de Cozinha

De todos os livros, fascículos, encartes, folhetos, cadernos e recortes de receitas que compõem minha modesta coleção, são os exemplares de antigamente que me agradam e divertem mais.

Partilho com o Leitor e a Leitora queridos os primeiros parágrafos do capítulo ‘Aula de Cozinha’ do volume primeiro de Talheres de Ouro – Enciclopédia de Arte Culinária, editada em 1969:

“Nove horas! Aula de cozinha! Abrem-se para a senhora as portas de uma escola gastronômica ideal, onde, em pouco tempo, serão aprendidas tôdas aquelas noções úteis e indispensáveis a uma cozinheira perfeita. Se a senhora começou ontem a familiarizar-se com as panelas e com o fogão, nosso curso lhe será muito útil, pois ensinar-lhe-á tudo o que ainda não sabe, desde o A B C da cozinha até os segredos dos pratos mais difíceis. Se possuir já uma discreta ‘cultura’ gastronômica, nossas aulas a ajudarão a completá-la. Se, entretanto, a senhora já for uma bôa cozinheira, poderemos ajudá-la a preencher qualquer lacuna que possa existir e ficaremos muito contentes se pudermos auxiliá-la com nossos ensinamentos.

Falaremos pormenorizadamente de todos os alimentos e dos sistemas de cozimento mais apropriados para cada um dêles. Nós a orientaremos nas compras, ensinando como distinguir certo tipo de carne de outro ou os diferentes tipos de peixe. Ensinaremos os têrmos mais usados na cozinha, compilando um verdadeiro dicionário gastronômico. Indicaremos a época de determinadas frutas e verduras. Faremos, enfim, com que a senhora esteja em condições de aprender tôdas as pequenas coisas que a mulher deve conhecer antes de desenvolver suas funções de cozinheira.”

Publicado por Dadivosa em


6 comentários em “Talheres de Ouro – Aula de Cozinha

  1. Paulo Polzonoff Jr

    Oi, pessoal.

    Antes de mais nada, desculpe. Sei que isto é chato e até um pouco deselegante. Mas sou novo neste mundo dos food-blogs. Novo e empolgado. Queria que vocês dessem uma olhada no meu site de jornalismo gastronômico: Comensais. Começou no dia 7 de janeiro. Está engatinhando ainda. Tenho certeza de que vai melhorar.

    Abraços e beijos,

    Responder
  2. Carol Grilo

    Tô precisando aprender esse ABC, pois só entendo de desfrutar dos alimentos já cozidos e classificá-los de 1 a 10 ahahah
    Adorei o jantarzinho árabe em sua casita!
    Esperamos você e Jefferson aqui!
    beijos

    Responder
  3. Elen

    Dadi, que saudade estava de vc…. Tanto trabalho, correria, pós e afazeres domésticos me impediram de vir te visitar. Mas te apresentei hoje ao meu marido e ele te achou uma simpatia!
    Bj

    Responder
  4. vania bernardes de paula artiaga

    eu que te agradeço pela resposta.seu blog e muito chic e seu comentario sobre a brevidade nao poderia passar em branco,uma boa noite.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail