Procura-se Picadora

Desde o episódio do gelado de banana venho matutando acerca de qual modelo de processador de alimentos adquirir.

Não gosto desse nome. Processador de Alimentos… um robô sobrancelhudo que sofre de ageusia (aquela doença que provoca a perda do paladar) e cujo único prazer é levar à corte suprema as comidas mais inocentes. Seus alvos preferidos são o Tomate Pelado e a Manga Lasciva. Gosta de acusá-los de atentado ao pudor…

Agrada-me muito mais o nome que se usa em Portugal: picadora, como aprendi recentemente.

Uma picadora, pois, é o que procuro no momento para tomar o lugar do falecido liquidificador. Tenho alguns requisitos em mente para a escolha do aparelho:

  • Não pode ser um trambolho, como aquelas combinações de centrífuga + batedeira + processador + liquidificador + chapa quente + cafeteira + spa para os pés.
  • Gostaria de um modelo que pudesse fazer as vezes de picadora e liquidificador, para não ter de armazenar dois eletrodomésticos.
  • Já que terei um processador de alimentos, que ele me seja útil: fatiar, ralar, bater, picar e triturar seriam as funções mais importantes. Pretendo usá-lo também para massas.
  • Aquelas cápsulas mágicas, com mil e um potinhos, não me apetecem. Sobretudo porque o maior dos copos deve ter apenas um litro de capacidade, o que inviabiliza a feitura de pães, bolos e tortas de liquidificador.

Entendo que talvez necessite de algo assim:

O Leitor e a Leitora que tiverem o aparelho poderiam me auxiliar nessa busca? Caso tenham alguma dica ou recomendação, por favor, deixem um recado nos comentários.

Publicado por Dadivosa em


26 comentários em “Procura-se Picadora

  1. Vicki

    Oi, querida! Pois eu ganhei uma mini-picadora muito fofa (tabajara, ok, mas esta dando conta do recado) do meu amigo Fabio, hospedado la em casa essa semana. Cheguei em casa louca para fazer o gelado de banana – executado com louvor nas versões natural e com chocolate, fotos mais tarde no meu flickr – e ele pegou no ar a necessidade. Foi a Casa & Video enquanto eu labutava e me esperou em casa com o mimo. Como nao tenho orçamento para eletrodomesticos carissimos, tudo la em casa e meio tabajara e da conta do recado com toda a competencia. Um beijo

    Responder
  2. Débora

    Dadivosa, acompanho seu blog, adorooo!, acho luxo puro, conheci pela tatu.Oh tatuzita que me apresentou pessoas tão legais viu!!!!
    Qto ao processador o uso a anos, qdo casei o tinha no modelo antigo, qdo separei ficou , mas eu comprei um novinho em folha! adoro, uso muito pra picar, misturar, e excelente p/ massas de tortas , confesso que nao uso muito a batedeira, pq tenho uma otema tb,
    Pode comprar sem medo, vai ser muito útil,
    PS: vc usa Mixer? não vivo sem
    Bjos carinhosos da Dé

    Responder
  3. Agda

    Há um ano atrás, eu estava com nesse mesmo dilema. Queria algo exatamente assim pois não tinha lugar para mais um trambolho na cozinha. Optei pela marca Cuisinart, apesar de ter sido advertida quanto ao barulho que o danado fazia. Resultado, estou muito contente com a praticidade, eficiência e performance contudo, não suporto o estrondo. Tenho a impressão que todos os moradores do meu condomínio podem ouví-lo cada vez que uso.

    Responder
  4. Karla

    Dadi, queria um com liquidificador acoplado, mas não achei por aqui e comprei um walita (marca com a qual dou a maior sorte) que é muito bom, topa qualquer parada.
    Boa sorte na escolha,
    Beijo

    Responder
  5. Vicki

    Ah, que fique bem claro: nao recomendei a compra de produtos-tabajara, apenas mencionei que os meus me prestam excelentes servicos. Meu sonho mesmo e comprar aqueles aparelhos lindos, com design vintage, mas me falta espaco e budget… (meus comentarios em nada estao ajudando, ne? ;) )

    Responder
  6. Dadivosa

    Vicki, que bom que a receitinha nova rendeu um presente utilíssimo desses, né?

    Débora, seja muito bem-vinda. Também sou fã da Tatu! Nunca usei mixer, pois meu finado liqui dava conta de tudo. Obrigada pelo comentário querido.

    Agda, bom saber! Obrigada pela dica!

    Karla, esse aí da foto é dessa marca, estou bastante inclinada a comprá-lo.

    Beijos

    ;***

    Responder
  7. karen

    Oi Dadi! Acho que o da foto é igual ao meu. Adoro o processador, mas quase não uso o liquidificador dele, uso o que tenho separado para não ficar retirando o aparelho inteiro do armário. (Ele também é meio chato de encaixar, mas isso talvez seja um problema de coordenação meu…)

    Responder
  8. Lunalestrie

    Dadi, é o seguinte: eu tenho o Walita Master comum (o plus é com liquidificador) e estou pra lá de satisfeita. Pessoalmente foi um divisor de águas pra mim, achei maravilhoso. Não comprei o “plus” pois não gosto de coisas multi-funcionais (televisão que vem com dvd acoplado, impressora que é também scanner etc), muitas funções num só produto pra mim cheira a problema duplo. Eu imaginei que sempre que eu fosse usar o liquidificador, que é uma coisa mais cotidiana que o processador, eu teria que usar esse trambolhão todo. Pra mim não funcionaria, mas isso depende de cada pessoa, onde vai ser guardado o produto etc.
    Espero que consiga achar um produto legal pra ti. Beijos! :)

    Responder
  9. Márcia

    Dadi, eu tenho liqui e processador separados, mas é pq o liqui eu comprei e o proc ganhei de casamento.
    Adoro o proc., e não vivo mais sem ele.
    Acho mais práticos esses que são duplos, acoplados, e acho que o incoveniente deles seria apenas carregar mais troço qdo tiver que usar só o liqui.
    Por outro lado, comprando um desses você economiza mais do que comprando os 2 separados, creio eu.
    Assim, se tivesse com dinheiro sobrando para escolher livremente, eu compraria separados, mas se o negócio é boa compra sem gastar tanto, aco que é melhor comprar o duplo (que não é barato, eu sei, mas acho que sai melhor do que comprar separados…)
    Acho q tb não ajudei, mas tudo bem.
    Beijos!

    Responder
  10. Leilah

    Dadi, no meu casamento ganhei váaaris liquidificadores, multiprocessador, batedeira….mas sabe o q uso todo dia na minha cozinha? O mixer…pequeno, leve e versátil….só uso os demais utensilhos qdo não me resta outra alternativa! Bjos e boa sorte na procura! =)

    Responder
  11. Camila

    Olá eu adorei o seu blog, já fiz o pão de liquidificador mas não ficou muito bom… acho que o problema sou eu… sou péssima para bolos e pães!!!

    Mas uma dica que minha mãe sempre me deu é nunca comprar eletro-eletrônicos 2 em 1, porque se um quebrar você perde os dois e sempre que tiver que usar ou mover de lugar, estão lá os dois coisinhos juntos…

    abraços,

    Camila

    Responder
  12. Lilian

    Oi Dadi, vendo o seu dilema, farei algumas considerações baseada na minha experiência: eu tenho um Walita Master jurássico, que é o nosso queridinho, valente demais e o meu liquidificador é separado. Na verdade, o que acontece, é que nenhum picador substitui o liquid. em termos de capacidade. Há aparelhos com copos para até 2 litros e no picador o volume que vc pode usar é bem menor.
    Eu tb não gosto dos dois aparelhos juntos, pq acho pouco prático para manusear, guardar, e o que é pior, limpar, pq desastre culinário a gente tem sempre, do tipo, esquecer de apertar bem o copo do liquid. e fazer aquela lambança, já pensou? picador e liquidificador todos melecados de, ahn, sopa, por exemplo?
    E, quanto ao mixer, eu tb recomendo. Depois que ganhei o meu, praticamente aposentei o liquidificador.
    Acho que eu tb não te ajudei, né? quem foi que disse que a vida da dona de casa é fácil? só em comercial de eletrodoméstico, kkkkkkk.
    Beijos

    Responder
  13. Eliana Scaramal

    Dadi eu também tenho um Walita Master e amo de paixão, ele vive em cima da bancada pois uso muito, o liquidificador aqui em casa não tem nenhuma utilização, pois só uso o mixer que fica também sobre a bancada. ;) Boa sorte na sua busca!

    Responder
  14. Dadivosa

    Sabia que poderia contar com a ajuda do Leitor e da Leitora queridos. De fato, meu atabalhoamento tornará bastante mais difícil a lida com um equipamento dupla-função, que bom que me alertaram para o fato! Certamente evitaram inúmeros acidentes, obrigada obrigada obrigada!

    Ainda não escolhi o aparelho, mas ao menos tenho sólidas premissas para agregar ao processo decisório.

    Beijos

    ;***

    Responder
  15. Veia

    ops, demorei mais cheguei, num é que sai do meu canto e fui tb as compras? trouxe pra casa um liquidificador Walita liq-faz vem com um acessório que é um copo-filtro, e uma pá em silicone. Bem que eu procurei um processador tb. mas não consegui fazer essa compra render, o que deixou meu marido muito triste e inconformado, idem o vendedor. Ele, o véio, queria um monstro que picava, estrangulava, esmagava…os alimentos e que provavelmente iria rir da minha cara qdo eu fosse lava-lo! naninanão! enfiei o liquidificador em baixo do braço e sai correndo e feliz dali.
    Mas depois falando com as manas, as que tem o liquidificador+processador junto, acham um saco tirar e guardar o monstro do armário…
    foto do bonitinho aqui: https://www.americanas.com.br/prod/166130/eacom
    Bjus.

    Responder
  16. Manú

    Ô Dadi,

    Eu ganhei (olha que chiqueee!!!) o Master, da Walita. Achei booomm!!! Muito rápido e dá pra bater bolo, triturar gelo, fatiar, ralar, claras em neve, enfim! De um tudo!
    Eu recomendo.

    Uma beijoca,

    Manú.

    Responder
  17. Cinara

    Dadi, como várias amigas acima, eu tenho o bom e velho Walita Master, que nunca me deixou na mão! O copo dele está até opaco de tanto usar (um dia ele foi quase transparente) mas as lâminas nunca perderam o fio. Eu só tinha preguiça de usá-lo quando era para picar uma única cebola, por exemplo. Mas então meus problemas se acabaram: ganhei um mini-processador Black & Decker que faz os pequenos serviços com perfeição, como fatiar legumes em unidades, picar temperos, fazer pequenas quantidades de molhos e cremes, fazer homus para uma pessoa só, picar alguns tabletes de chocolate… Recomendo os dois, pode ser? ;o) Beijão e boa sorte!

    Responder
  18. Daniboy

    Aqui em casa já houve um aparelho como este da foto, com liquidificador e processador juntos, maior trambolho que já existiu. Depois que o mesmo quebrou não comprei outro processador, e pra falar a verdade, não sinto muita falta. Acho que sou meio retrógrado, se quero picar, penso que não há nada melhor que uma faca para isso, se quero macerar, pilão, para moer, moedor (de ferro fundido do século XIX, herança de minha bisavó Assumpta) e para fazer purê adoro meu passe-vité, o purê de batatas fica muito mais lisinho que no espremedor. Para as outras coisas que não é possível fazer manualmente uso o liquidificador ou a batedeira.

    Responder
  19. Heidy Alencar Vieira

    Tenho um walita master (procesador) ganhei ele usado e a pessoa que me deu não tinha mais o manual. Não sei fazer nada nele pois não sei qual é as laminas certa que deve usar. Se alguem sou ber me ensinar agradeceria muito. Grata desde já. E aguardo um retorno.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail