Pois que comam brioches!

Uma lenda dá conta de que Maria Antonieta proferiu essa frase ao saber que o povo não tinha pão para comer. Historiadores, portanto, afirmam que não passa de folclore.

Pelo sim, pelo não, ontem tive uma vontade de fazê-los, malgrado meu já conhecido débil talento com pães. Munida da receita que veio com a forma de silicone cor de-rosa, fui para a cozinha (não sem muitos pontos de interrogação na cachola).

Para encurtar uma história longa e enfadonha, digo que falta-me uma balança de precisão (como medir dois gramas de fermento sem ela?) e talvez um curso intensivo de padaria. Fato é que deitei fora a massa, já na metade do andamento da receita, quando dei-me conta de que estava líquida demais.

Voltei atrás, intrépida que sou, recomecei e tratei de mudar tudo, fazendo adaptações e concessões e improvisos de forma que hoje não saberia listar as quantidades do que usei, exceto que a massa acabou por vingar inexplicavelmente.

O gosto não ficou ruim, tampouco maravilhoso como os brioches caseiros que já tive a oportunidade de comer. Devo ter infringido alguma proporção determinante, muito embora tenha conseguido produzir algo vagamente semelhante à delícia da padaria francesa.

Fica aqui um apelo, então, para o Leitor e a Leitora queridos e prendados. Algum de vocês teria uma receita (quase) infalível de brioches usando medidas caseiras de colheres e xícaras para recomendar?

Agradeço de antemão, pois pretendo fazer sair do terreno das lendas a forma cor-de-rosa repleta de bolinhas de massa dourada, perfumada e saborosa para inaugurar o utensílio como se deve.

Publicado por Dadivosa em


16 comentários em “Pois que comam brioches!

  1. marilia

    Aí vai a receita caseira de Brioche:
    1 tablete de fermento p pão;3 col.sopa de leite morno; 2 col.sopa açúcar; 1 pitada de sal; 1 col sopa manteiga;1 col. sopa óleo. 2 ovos; 2 xíc chá farinha de trigo.
    Bata os ingredientes no liquid., menos a farinha. Coloque a farinha num bowl e joque o creme do liquid. Sove até formar bolhas. Deixe crescer 20 min.
    Faça os brioches e coloque-os nas forminhas. Deixe crescer novamente. Pincele com ovo e….forno!!!
    beijo de boa semana!

    Responder
  2. Fer Guimaraes Rosa

    Fer, admiro muito a sua persistencia e dedicacao. So a palavra brioche ja me faz sair correndo [em direcao a padaria e bem longe do meu forno]. Quem sabe um dia eu me arrisco. Voce continue firme, pois esses brioches da foto me pareceram muito bons! beijao,

    Responder
  3. Marina

    Ah, queria tanto poder te ajudar com uma receitinha; já que você sempre nos presenteia com receitonas deliciosas,mas eu vou ficar te devendo.
    Curiosidade, vc é de SPaulo capital?
    Bjs
    Mari

    Responder
  4. Neile

    Querida Dadi…

    “Estive fora uns dias…numa onda diferente”..rs…Eu sumi, reconheço…enquanto trabalhava (no começo de dezembro) ainda vinha meter meu bedelho aqui….mas, entrei em férias como há muito não fazia..férias do micro também, veja só!
    Agora estou de volta e atualizando-me de seu blog (leia-se: sorvendo gotas de delicias e ternura). Desejo-lhe mais sucesso ainda neste 2007.

    Beijos carinhosos…

    Neile.

    ps.: Nunca comi ou fiz brioches…mas, deve ser gostoso! Também como voce tenho problema com pães..rs…até para come-los (não me apetecem muito)…+ bjs

    Responder
  5. Leilah

    Dadi, querida.

    Seus brioches ficaram tão lindinhos….parecem florzinhas! Eu não faço pães, por pura preguiça, pq sou cercada de 3 padarias excelentes, mas às vezes tenho vontade de tentar…meu pai, q é cozinheiro de mão cheia, faz pães divinos, é inspirador vê-lo preparando a massa e td mais….um dia me arrisco! rs
    Beijos! =)

    Responder
  6. julio

    sabe que eu assisti ao filme da sofia coppola… e no filme ela fala “bolo”, mas talvez seja algo da traduçao, nao prestei atençao.

    o filme é bem duvidoso, btw.

    bjo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail