O segredo do iogurte caseiro

A receita de iogurte caseiro está entre as mais visitadas desse blog. Publicada há  quase quatro anos, foi seguida dum breve relato familiar sobre a coalhada seca – o Lábane – e um muito mequetrefemente fotografado tutorial para fazer coalhada seca em casa.

De lá para cá, minha vogra fez 85 anos, trocou o golzinho pelo táxi e deu um tempo na pintura de quadros, mas continua fazendo tricô para “os velhinhos” (muitos deles cronologicamente bem mais jovens que ela) e segue produzindo quase que semanalmente a melhor coalhada seca do mundo para a família toda ( – Fiiilha, fiz seis litros de halib, vai dar um lábane lindo, amanhã vou dividir os potinhos, não esquece de vir buscar!).

Encafifada que ultimamente meus iogurtes caseiros andaram resultando numa coisa meio  clara de ovo, fui ter com a velhinha. Comentei da minha suspeita, esses potes cheios de ingredientes espessantes, estabilizantes e quetais. De cenho franzido reclamava que estava difícil encontrar unzinho só que contivesse apenas o essencial (leite e fermento lácteo) quando ela contou o pulo do gato: – Usa coalhada, fiiiilha. E uma colher de sopa de leite em pó para cada litro de leite. E tem de ser daqueles de saquinho.

Pronto. Esqueçam a receita de quatro anos atrás. Busque um pote de coalhada (fica junto com os iogurtes e a embalagem é quase igual), leia os rótulos para garantir que não há gomas, amidos ou creme de leite na composição, agarre uns leites de saquinho, incremente com o leite em pó e siga o procedimento “de sempre”. Ah, e nada de desnatados ou semi, vá de leite integral que o iogurte fica muito mais gostoso.

Só tome cuidado e não faça como eu, que quase deixei escapar a vasilha da mão, salvei o iogurte a tempo mas não pude evitar um tsunami que espalhou um dos três litros pela porta da geladeira, por debaixo do fogão, nos cabelos, na janela, na parede recém-pintada, por detrás dos armários e por cima do tapete.



11 comentários em “O segredo do iogurte caseiro

  1. Rosalia Arosa

    Dadivosa,
    Faço sempre o seu iogurte….vou usar coalhada agora, claro…mas…eu nunca mais vi leite de saquinho……e agora????

    Oi, Rosalia. Já fiz com leite de caixinha também, embora ache que o leite de saquinho é bem melhor. Às vezes encontro em supermercados. Um beijo

    Responder
  2. weno

    a receita mais fácil que eu achei num livro de receita macrobiótica era:

    1. ferver 1 l. de leite.
    2. deixar esfriar um pouco
    3. se você conseguir manter o mindinho por 20 seg., está na temperatura certa 🙂
    4. misture 1 copo de iogurte e o leite num vidro com tampa.
    5. mantenha em ambiente aquecido (eu abafo com panos de prato) por umas 8hs.
    6. geladeira. e pronto!!

    Responder
    1. Dadivosa Post author

      Oi, Amanda
      Quanto mais gordura tiver o leite, mais cremoso o iogurte ficará. Você pode experimentar colocar mais leite em pó também e, depois de pronto, deixar escorrer um pouco sobre uma peneira coberta com um pano limpo.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail