Meus Dez Utensílios Indispensáveis: 1 – Microplane

Meu ralador preferido, em três poses

Inauguro minha lista de dez mais queridos utensílios com o Ralador Microplane que vive pendurado acima da pia, companheiro de muitos anos, viagens e mudanças.  Chegamos a morar por três meses num hotel que só tinha microondas, onde aqueci água pro café, assei batatas e aprendi a cozinhar macarrão como se fosse na panela. E um macarrãozinho com manteiga boa e queijo ralado na hora sabe reconfortar, aquece a barriga e acalma os nervos.

O queijo sai em fitas delicadas, botem reparo

Com ele ralo queijos, temperos (canela, gengibre, noz-moscada…) e faço raspas de frutas cítricas para receitas doces e salgadas. É uma mão na roda… e às vezes um naco de mão, dedo e unha a menos. O bicho é afiado e competente, mas é preciso cuidado: nada de se debruçar sobre o cabo, pressionar demais o alimento ou apoiar a lâmina com muita força. Com o costume, percebi que me machuco muito menos com ele do que com aqueles raladores grandalhões de quatro lados…

Nos Estados Unidos, um grater/zester Microplane vale pouco mais de 10 dólares, lembrancinha batuta e fácil de trazer/pedir para os amigos. Ao avistar um exemplar desses no Brasil, o Leitor e a Leitora devem segurar a periquita do consumo e avaliar se vale mesmo a pena: por essas bandas, chegam a custar sete vezes mais.

 

Publicado por Dadivosa em


2 comentários em “Meus Dez Utensílios Indispensáveis: 1 – Microplane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail