Aquisição Culinária do Ano


(foto: divulgação)

Dia desses me agarrou a vó Dinah. Tive ímpetos não de bater um bolinho, mas sim de fazer massa. Nunca havia me aventurado no amassa-estica-estica-estica-estica, muito embora soubesse que não era complicado, porque as maiores delícias são assim: simples.

Simples, porém trabalhosas, como comida de vó. Via de regra, essas receitas-tesouro têm meia dúzia de ingredientes, duas frases de instruções de preparo e algumas horas de labuta. É o caso das rosquinhas de polvilho da bisa Lina, da sobremesa de banana da vó Nair, dos charutinhos e esfihas da Vogra…

… e do macarrão da vó Dinah.

Macarrão esse que exige só farinha de trigo, ovos, pitada de sal e uma trabalheira danada para esticar a bolinha de massa. Uma trabalheira que não combinava com os trinta e tantos graus acusados pelo termômetro da rua, mas não me deixei desanimar! Minha intrepidez se fez consumo e adquiri uma maravilhosa e reluzente máquina de macarrão. Tudo para mais rapidamente dar vazão a essa vontade que não cabe em mim.

O Leitor e a Leitora hão de ver por aqui uma série de massas frescas e caseiras, recém-cozidas na água e sal e macias, porém al dente. A primeira leva transformou-se em três:

  1. a que passou pela máquina para fins de limpeza e preparação que foi descartada após gritinhos de felicidade quando notei que havia logrado meu intento,
  2. a que foi cozida sob meus olhos encantados e degustada só com azeite e parmesão para melhor sentir o gosto da receita cumprida,
  3. e a terceira que foi guardada feito jóia no freezer.

A receita de como fazer macarrão caseiro, com o passo-a-passo, as mancadas e o relato da tremenda bagunça na cozinha virão nos próximos dias, com sorte acompanhadas de fotos. Por ora, posso dizer que a satisfação de preparar a própria massa rendeu à engenhoca o título de “Aquisição Culinária do Ano”. ;)

Publicado por Dadivosa em


23 comentários em “Aquisição Culinária do Ano

  1. Leilah

    Parabéns pela aquisição Dadi!!
    Também estou louca pra ter a minha, mas vou deixar
    pro ano que vem pq tenho outras prioridades culinárias!!

    Adoro massa caseira, pra mim nada se compara!
    Vou esperar ansiosa por suas receitas!

    Beijos!

    Responder
  2. Luciana

    maravilha!
    eu mei dei de presente essa mesma máquina no último natal, e confesso que só a usei uma vez. ultimamente tenho tido vontade de voltar a (tentar) usá-la, e sei que vc vai me inspirar muito com suas receitas!
    bjs

    Responder
  3. Conceição Coelho

    Eu ando a namorar uma dessas, já há algum tempo, mas como o tempo é sempre pouco, e acho que fazer massa é preciso tempo, vou adiando .
    Um dia destes decido-me, talvez seja a minha prenda de natal.

    Estou á espera do resultado desta sua aventura.

    Beijinhos

    Responder
  4. Ana Elisa

    Ah! Você vai se divertir muito com isso! Ganhei a minha de minha mãe, quando casei. Toda vez que uso meu marido se anima para querer sovar a massa e girar a manivela, como uma criança! Hoje uso pouco para massas comuns, mas bastante para as recheadas! Quero só ver as experiências que virão…
    : )

    Responder
  5. Márcia

    Ai, Dadi, eu morro de vontade de comprar uma, mas sei q não usaria muito, e ficaria lááá no cantinho…
    Por enqto, vou me deliciando com as suas delííícias!!!
    Bjos e parabéns pela aquisição!

    Responder
  6. laila

    é bom memso ter uma…quebra um belo galho!!! ganheiuma do meu pai q encontrou num brecho…me pergunto como alguem se desfaz de uma preciosidade dessas? vou esperar as maravilhas frutos dessa engenhoca! bjos

    Responder
  7. Vicki

    Gatinha, eu faço massa seeeeeeeeeeeeeempre, quase toda a semana. Eu abria no muque, no rolo mesmo, mas esse ano também comprei uma maquininha, porém manual. Meu tio tem essa elétrica, que é uma maravilha, mas eu gosto de ficar girando a manivela… :) Um beijo e parabéns!!! beijos,

    Responder
  8. Marcelo

    Oie Fefe!

    Vi a referencia da Mdm. Aubergine aqui no seu site, vou fazer um curso de culinária com a Ju lá! Patrocinado aqui pela empresa! Legal né?

    Bjs
    Marcelo

    PS: Parabens pelo blog/site!

    Responder
  9. brisa

    Dadi,

    Eu ganhei a minha depois de falar e falar..Ganhei pra fazer massa de pastel. Foi um fiasco TAO grande, que a raiva e trauma ainda nao passaram. :)) A maquininha eh massa!! Qdo passar tudo, vou tentar (de novo) pastel e (1a vez) pasta, e terei voce em mente. Se voce nao esmorecer, serah que pode mesmo ( e please!!) colocar o passo a passo e as fotos??:-D

    Obrigada:)) e parabens!!

    Bri

    Responder
  10. carlos renato de carvalho leal

    Comprei esta maquina para fazer massa mas gostaria de saber como armazenar para quantidades maiores.Desde já agradeço Carlos Renato.

    Responder
  11. andrea almeida

    Dadi, eu faço massas com esta maquina tambem. Voce já experimentou guardá-la pra ver quantos dias dura em geladeira ou outra forma, seca em varal por exemplo? estou procurando uma resposta pra esta questão na internet e se voce tiver por favor me manda a dica. abraço, Andrea

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail